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SNCT 2023 chega ao fim com exposições em estandes e premiações de trabalhos
Atualizado em 19 de outubro de 2023 às 19:11 horas | Publicado em 19 de outubro de 2023 às 18:37 horas

O Campus Santa Inês encerrou ontem, 18, as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT 2023 que teve início na noite da última segunda-feira, 16, no auditório da biblioteca do campus. Foram três dias de programação e com a participação de cerca de 500 participantes da comunidade interna.

Logo no primeiro dia, 16, com a casa lotada, a Diretora-Geral, professora Genilda Lima, oficializou a abertura da 7ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no campus que contou, com apresentações culturais: músicas (voz e violão) e roda de capoeira as quais foram protagonizadas por estudantes do campus. Na oportunidade, uma singela homenagem foi feita ao senhor Moisés Lima Alves, funcionário que esteve presente e contribuiu com a instituição desde o início da sua construção e que teve sua vida ceifada, no dia 10 de outubro por uma tragédia automobilística. Finalizando esse primeiro momento, uma “mesa redonda” composta pela Sra. Damiana Martins dos Santos, Profa. Flora Souza Bacelar (UFBA) e pelo Prof. Lucas da Silva Maia conduzindo uma discussão cuja temática foi “Estratégias sustentáveis de desenvolvimento”.

Na terça-feira, 17, muitas atividades aconteceram durante todo o dia e em diferentes espaços do campus:

27 palestras sobre os mais variados temas como:

Nutrição animal;

– Ciência do solo;- Uso de agrotóxicos;

– Projetos de ensino.

14 minicursos e oficinas:

– O Desenvolvimento (In)Sustentável da Produção de Alimentos no Brasil;

 – Como Divulgar, atrair e vender usando o Instagram;

– Introdução ao Desenvolvimento de APPs Mobile com React Native;

– Aprendendo a elaborar mapas no QGIS;

– Produção de sabão caseiro: Uma proposta economicamente viável e ecologicamente amigável;

– Pensamento Freiriano e a vida sustentável;

– Introdução ao desenvolvimento de APPs Android com MIT1 APP;

– Transformações tecnológicas locais e ensino crítico – Dialógico;

– Oficina de Fuxico: Reconexão com uma costura ancestral;

– Citações e referências no estilo ABNT aplicadas a trabalhos acadêmicos;

– Justiça reprodutiva – direitos sexuais e reprodutivos;

– IF Mais Empreendedor e o método de ciclo PDCA para a melhoria de processos e resultados de micro e pequenas empresas;

– Photoshop para iniciantes;

– Aproveitamento integral dos alimentos.

27 apresentações de trabalhos de estudantes, sendo cinco destes premiados:

– Métodos de obtenção e fertilizantes nanoestruturados a partir do aproveitamento de resíduos agrícolas;

– Checksolo: kit portátil para análise química do solo;

– Análise da qualidade da água do rio Jiquiriçá da nascente até o munícipio de Laje-BA;

– Geografando os deputados federais baianos que produzem o espaço agrário no Brasil – PREMIADO;

– Questão agrária e BNCC: atravessamentos no ensino de geografia escolar – PREMIADO;

– Abordagens do modelo agrícola dependente de insumos químicos em livros didáticos;

– Influência de diferentes substratos orgânicos na germinação de gliricídia;

– Impactos causados pelo uso de agrotóxicos em Itaquara (BA) – – PREMIADO;

– Gestão ambiental municipal: um olhar para o vale do Jiquiriçá –BA – PREMIADO;

– Aplicação do PDCA na identificação de problemas existentes na produção de farinha no assentamento São Paulinho;

– A utilização dos agrotóxicos e os impactos na saúde humana;

– Uma abordagem sobre o uso de agrotóxicos na produção de alimentos no Vale do Jiquiriçá;

– Análise do perfil dos discentes do curso de zootecnia no IF Baiano Campus Santa Inês;

– Avaliação nutricional da produção de tenébrio molitor:

– A economia circular alinhada ao mercado pet food;

– Monitoramento das alterações fisiológicas de caprinos anglonubiana submetidos a ambientes com incidência solar direta e sombreamento;

– Ocorrência de barbeiros no IF Baiano Campus Santa Inês;

– Potencialidade do uso da farinha de ora pro nóbis (pereskia aculeata mill) na ração de codornas europeias;

– Potencial bromatológico da jaca (artocarpus heterophyllus lam.) e seus resíduos para alimentação alternativa de ruminantes – PREMIADO;

– Comparação entre a composição bromatológica das gramíneas forrageiras de tifton 85 e brachiaria brizantha cultivada na região semiárida da Bahia;

– Estratégias de ensino de anatomia e fisiologia humana na educação de jovens e adultos;

– Ponto sem retorno: desbravando a era da ebulição global;

– Territorialidade religiosa na comunidade rural do povoado de Lagoa Queimada/BA;

– Jogos Educativos: uma proposta para trabalhar Educação Ambiental na escola;

– A importância da mata ciliar do rio Mucuri no Município de Ubaíra – BA;

– O ensino (e aprendizagem) de botânica frente aos atravessamentos da BNCC: possibilidades para os anos finais do ensino fundamental;

– Influência da agropecuária sobre os parâmetros físico-químicos da água do rio Jiquiriçá.

Ontem, 18, último dia do evento, houve, na quadra poliesportiva do campus, variadas exposições nos estandes, onde foram apresentados trabalhos desenvolvidos no campus, nos eixos de Ensino, Pesquisa e Extensão:

– Mostra Parasitológica – com exposição de banners com trabalhos de estudantes dos cursos de Bacharelado em Zootecnia e Licenciatura em Ciências Biológicas;

 – A educação pós pandemia e os objetivos de desenvolvimento sustentável para o Brasil, foi o tema apresentado pelo 3º Ano C do Curso Técnico Integrado em Zootecnia;

Ações sustentáveis desenvolvidas no Centro de Educação Ambiental do Campus Santa Inês (CEA): Reciclagem de papel, reaproveitamento de óleo de fritura para produção de sabão artesanal (detergente líquido), produção de mudas e material orgânico;

Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade (Geni) – apresentou um estande relacionado as questões da comunidade LGBTQIAPN+ e projeto de extensão “Margaridas”, desenvolvido com mulheres do município de Santa Inês – BA;

No estande de química (aliado ao GEQUIM – Grupo de estudo de química) foi explicado o objetivo da divulgação e popularização do saber científico e suas ferramentas para essa divulgação (jogos lúdicos, experimentações, feiras).

Para a apresentação, os estudantes do estande utilizaram diversas experimentações que envolviam gases, explosões controladas, processo de combustão e outros;

O estande de Zootecnia apresentou o projeto de extensão “Tour da Zootecnia pelo Vale”, que objetiva divulgar o curso de Bacharelado em Zootecnia através de visitas itinerantes em escolas de ensino médio das cidades do Vale de Jiquiriçá-BA;

Biodiversidade do Vale, quanto Vale? O termo ‘Biodiversidade’ remete à uma vasta definição, o que o torna polissêmico. O objetivo do grupo é buscar as diversas faces e interfaces das representações da Biodiversidade, em um recorte específico, para o Vale do Jiquiriçá. Assim, os integrantes do grupo investigaram a temática no Vale e demonstraram, no estande, representações ecológicas e evolutivas (portanto, biológicas);

O estande do Grupo de Estudos em Manejo e Qualidade do Solo – GEMS apresentou diversos experimentos com solo. Os quais são utilizados para realizar oficinas com professores e estudantes do ensino fundamental nas escolas do Território Vale do Jiquiriçá;

O estande Ciência na Feira, que tem como objetivo a popularização científica em espaços de feira livre, apresentou experimentos de baixo custo, associando a ciência e tecnologia.

A finalização do evento se deu com a premiação dos trabalhos apresentados e agradecimento da comissão pela participação e colaboração de todos(as).

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