Treze trabalhos de estudantes do Campus Santa Inês serão apresentados no Congresso Brasileiro de Medicina Tropical, em Salvador
Atualizado em 6 de setembro de 2023 às 21:59 horas | Publicado em 6 de setembro de 2023 às 21:28 horas

Exposição realizada hoje, 6, durante o intervalo de almoço, na área externa do pavilhão pedagógico do IF baiano – Campus Santa Inês, mostrou, para a comunidade interna, os trabalhos que serão apresentados no Congresso Brasileiro de Medicina Tropical. O evento acontecerá na capital baiana, na próxima semana, no período de 10 a 13.

O Congresso Brasileiro de Medicina Tropical está em sua 58ª versão, neste ano de 2023. De acordo com o professor Fred Julião, um dos idealizadores dessa exposição, a estimativa de público esperada para esse congresso é de três mil pessoas. “Esses pesquisadores estarão discutindo e debatendo assuntos relacionados a problemas de saúde nos trópicos e o IF Baiano – Campus Santa Inês ocupará o espaço de instituição científica que contribui com a comunidade local onde está inserida”. Diz o professor.

Estudantes dos diversos níveis e cursos do campus, colaboradores, servidores, técnico-administrativos e professores, estiveram presentes e prestigiaram as apresentações feitas por cada estudante. Serão apresentados, no congresso, treze trabalhos de estudantes dos cursos superiores do campus. Sendo, dez de alunos do curso de Bacharelado em Zootecnia e três de estudantes da Licenciatura em Ciências Biológicas. Os trabalhos foram orientados pelos professores do campus, Fred Julião e Fábio Nunes.

O professor Fred Julião destaca que é importante divulgar esses trabalhos para todos, pois alguns deles, inclusive, são relatos de casos da comunidade de Santa Inês. Sobre a exposição, ele acredita que a oportunidade de os estudantes apresentarem para colegas e servidores do campus, ajuda na apresentação, no congresso. “A ideia dessa exposição é dar visibilidade, à comunidade do Campus, dos trabalhos que serão apresentados no congresso e, da mesma forma, fazer com que os estudantes [apresentadores] se sintam mais seguros com as respectivas apresentações no evento oficial”,

Segundo o professor Fred Julião os trabalhos realizados têm cooperações com a Agência de Defesa Agropecuária do Estado da Bahia (ADAB); Fundação Osvaldo Cruz, no Instituto Gonçalo Muniz, a Fiocruz de Salvador; Secretaria Municipal de Saúde de Santa Inês, bem como, pessoas da comunidade. “Quatro desses trabalhos vêm sendo desenvolvidos com barbeiros, que têm sido encontrados no município de Santa Inês. É um exemplo de resposta à comunidade”. Explica o professor.

Para Kaio Pinheiro, estudante do curso de Bacharelado em Zootecnia, “a exposição foi uma ótima oportunidade para treinamento e aprimoramento de técnicas para apresentação, além do amadurecimento dos apresentadores num contexto geral, em preparação para um grande congresso de parâmetros nacionais e internacionais”. Ele têm grandes expectativas para a viagem. “O congresso promete muitos aprendizados e experiências que podem auxiliar, não apenas na vida acadêmica, como no mundo de trabalho e vida pessoal”.

As expectativas também não são diferentes para Isabelly Braga, aluna do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. “Minhas expectativas são as melhores possíveis, pois vai estar nos auxiliando e fazendo com que aumente os nossos horizontes”.

Para Alec Barreto, estudante do curso de Bacharelado em Zootecnia, a exposição de hoje “foi uma ótima alternativa para concretizar e assimilar o assunto trabalhado e melhorar a desenvoltura do congressista, assim preparando para a apresentação”. Ele diz que espera, com esse congresso, “Absorver o máximo de conteúdo disponibilizado nas palestras que serão ofertadas no decorrer dos dias do evento”.

Lista de trabalhos que serão apresentados no congresso Brasileiro de Medicina Tropical e seus respectivos autores (estudantes):

Ord.Apresentador(a)Título do trabalho
1Alana Machado PintoPrimeiro Caso de Leishmaniose Visceral Canina no Município de Santa Inês-BA
2Bianca Oliveira NunesAversão a Gatos por Pessoa com Sequela por Toxoplasmose
3Alec Barreto Pires DiogensDispersão Geográfica do Vetor da Doença de Chagas
4Carlos Daniel Costa GellerLarva Migrans Cutânea em Santa Inês-BA: o que fazer para evitar?
5Isabelly Luane Souza BragaContribuição Acadêmica na Saúde Pública
6Jamile Oliveira de JesusUso de Ivermectina para Tratamento da COVID-19: Relato de Caso
7Juliana Ferreira de AlmeidaEm Santa Inês tem Doenças de Chagas?
8Kaio Willy Barros PinheiroUso de Fripronil® em Ferida de Equino
9Marcelo Felipe Nunes AmaralInfluência da Pluviometria e Saneamento Urbano na Disseminação do Zika Vírus em Santa Inês-BA
10Marília Almeida dos SantosOcorrência de Serpentes e Riscos à Comunidade do IF Baiano Campus Santa Inês
11Matheus de Almeida NunesCavalgada ou Cavaladas; o que acontece no Vale Jequiriçá?
12Rosiane Tetê RochaRiscos de Doenças de Chagas em Santa Inês – BA
13Weslei Vinicius Cezario da SilvaDoença de Chagas: Negligenciada ou Desconhecida?

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)
Diretora: Genilda de Souza Lima