Última disciplina do Curso de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente acontece de forma presencial
Atualizado em 11 de dezembro de 2022 às 8:30 horas | Publicado em 10 de dezembro de 2022 às 21:54 horas

Estudantes do Curso de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (DRMA) do IF Baiano – Campus Santa Inês tiveram hoje, 10, seu primeiro encontro, de forma presencial, durante a oferta da disciplina Seminário Integrado de Pesquisa que tem como objetivo qualificar os Trabalhos de Conclusão de Curso a partir da apresentação, discussão e contribuições.

O encontro aconteceu no pavilhão dos cursos superiores e contou com a participação do coordenador do curso, professor Nelson Filho, de professores, dentre estes, a professora Genilda Lima, Diretora Geral do Campus, e estudantes do curso.

A disciplina Seminário Integrado é o último componente curricular do curso que tem um total de treze disciplinas. Destas, doze foram ofertadas de forma remota, devido a pandemia de Covid-19. O tempo de integralização do curso e de 24 meses, sendo finalizado em julho de 2023 após a defesa de TCC dos estudantes.

Para Jadson Rocha, professor do campus e primeiro coordenador da Pós-graduação, esse momento foi muito importante para socialização dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos estudantes em vias de finalização. “A vinda dos estudantes ao campus, neste dia, é um momento em que eles têm a oportunidade de socializar seus projetos tanto com professores quanto com colegas, além de um momento de confraternização com a oportunidade, inclusive, de conhecer o campus e a região”.

O atual coordenador do curso, professor Nelson Filho, avalia o encontro como um divisor de águas para a qualificação dos trabalhos produzidos pelos discentes do curso. Para o coordenador a atividade alcançou os seus objetivos uma vez que proporcionou a interação entre discentes e docentes do curso de forma a promover a reflexão sobre os trabalhos apresentados e a necessidade de melhoria.

Para o estudante Leandro Leal, Engenheiro Sanitarista e Ambiental e residente do município de Jiquiriçá “o curso foi muito importante por resgatar aspectos de territorialidade, desenvolvimento sustentável e discutir a problemática ambiental como uma situação espacial, cultural, social, econômica e sustentável”. E sobre o encontro de hoje, acrescenta que “este momento é importante para nos conhecermos e para estreitar as relações entre docentes e discentes”.

A estudante Taiane Meireles, mestranda em Geoquímica em Salvador, avalia com positividade sua primeira experiência, enquanto estudante do IF Baiano – Campus Santa Inês “o curso agregou bastante em meu conhecimento, principalmente em relação a esta etapa de apresentação dos trabalhos. Só tenho a agradecer”.

Após as apresentações dos trabalhos todos se reuniram no refeitório do campus para um almoço de confraternização onde a Diretora Geral, professora Genilda Lima parabenizou a todos pelo sucesso na condução dos trabalhos e fez um agradecimento a toda equipe. Agora, após finalização das disciplinas, os estudantes seguem em suas atividades de pesquisa.

Sobre o curso

O Curso de Pós-graduação Lato sensu em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente tem como objetivo central proporcionar a formação continuada de profissionais de áreas afins à temática Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, visando o aprofundamento teórico-metodológico nas áreas educacional, da pesquisa científica e prática profissional, de acordo com as especificações da Pós-graduação Lato Sensu.

O curso foi oficialmente iniciado em dezembro 2019 com a posse do primeiro coordenador e a criação do colegiado. Os trabalhos do colegiado foram se desenvolvendo a partir da construção do edital de seleção e ações administrativas para o funcionamento do curso. Com a pandemia de Covid-19, a seleção dos estudantes para a primeira turma foi postergada até início de 2021, quando foram selecionados, a partir de edital, 20 estudantes.

Trabalhos apresentados e respectivos estudantes:

1. Jogos educativos: Uma proposta para trabalhar Educação Ambiental na Escola. – Discente: Tânia de Santana Nunes.
  2. Educação Ambiental na escola: construindo conhecimentos sobre o uso de agrotóxicos e os cuidados com a saúde-Discente: Reinalda de Jesus Pedra
  3. Estudo de caso da Rede de Agroecologia Povos da Mata, Núcleo Recôncavo – Discente: Rian Alves da Silva.
  4. Plantas medicinais: utilização e potencialidades para o ensino interdisciplinar e socioambiental no Colégio Estadual de Santa Inês – BA – Discente: Ariany Fontana Ribas.
  5. Sustentabilidade e agricultura familiar: uma análise sobre o desenvolvimento da agricultura sustentável nas comunidades rurais do município de Santa Inês-BA – Discente: Carlos André S. Barreto.
  6. Delimitação da área e do uso e ocupação do solo da Bacia Hidrográfica do Riacho da Prata- Bahia – Discente: Leandro Santos Leal.
  7. Indicações geográficas enquanto ferramenta de gestão: territorial e Sustentabilidade no Vale do Jiquiriça – Discente: Giovanna Martins Sampaio.
  8. Gerenciamento de resíduos sólidos para o desenvolvimento sustentável: Formas de disposição final adequada – Discente: Fábio de Oliveira Borges.
  9. A Educação Ambiental como instrumento de recuperação da área de preservação permanente do rio Jiquiriça: Uma experiência no município de Santa Inês-BA – Discente: Adoniran Carvalho Ribeiro.
  10. Biodisponibilidade de metais em sedimentos superficiais em manguezais – Discente: Taiane Meireles da Silva.
  11. Frigorífico Popular Sustentável – Discente: Jucimara Queiroz de Oliveira.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)
Diretora: Genilda de Souza Lima