Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano



Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
IF Baiano, campus Valença, implanta sistema ecológico de tratamento de esgotos em cozinha comunitária rural
Atualizado em 11 de dezembro de 2023 às 18:45 horas | Publicado em 11 de dezembro de 2023 às 18:35 horas

Mutirão aconteceu na comunidade do Tucumirim, na Derradeira, zona rural de Valença, no último dia 09 de dezembro

Estudantes, egressos(as), pós-graduandos(as) e professores dos cursos Técnico Subsequente em Meio Ambiente, Licenciatura em Ciências Biológicas e Especialização em Meio Ambiente e Agroecologia implantaram, na cozinha coletiva da comunidade do Tucumirim, um sistema ecológico de tratamento de esgotos do tipo BET – Bacia de Evapotranspiração.

Com o objetivo de apresentar novas tecnologias e ações de saneamento ecológico em comunidades rurais, a instalação da BET foi mais um passo para fortalecer o tema do saneamento rural na formação técnica-profissional, visando a popularização e difusão de tecnologias sociais em saneamento. A ação – que contou com a participação da coordenadora de Defesa Civil do município, a engenheira civil Eunice Pereira – faz parte do Projeto “Expedição Territorial pela Bacia do Rio Piau/Una” em parceira com o NUGEA (Núcleo Local de Gestão de Resíduos Sólidos e Educação Ambiental) do IF Baiano.

Os professores Eduardo Barcelos, Cleidiene Fiúza e Perimar Moura, coordenadores do curso de Meio Ambiente, destacaram que esta tecnologia é adaptada para diferentes contextos ambientais e sanitários e pode garantir melhores condições de vida no campo. “Precisamos revolucionar o Baixo Sul com inovação tecnológica e implementação de técnicas de baixo custo e alta eficiência. É preciso comemorarmos muito esta iniciativa, pois é um legado que os cursos deixam para nosso Território”, comenta Perimar Moura.

A motivação para a instalação da BET veio da própria comunidade. Segundo Eduardo Barcelos, este sistema de saneamento foi uma reivindicação das mulheres organizadas pela COOMAFES (Cooperativa Feminina da Agricultura Familiar e Economia Solidária) que trabalham na cozinha comunitária produzindo doces, bolos, beijus, sequilhos entre outros alimentos. A cozinha, que conta com um banheiro, não tinha sistema de esgotamento sanitário construído. “Recebemos com muita alegria e desafio este chamado das mulheres agricultoras e sintonizamos esta demanda com a formação profissional no campo do saneamento e da saúde do campo.

Cozinha comunitária da COOMAFES

A iniciativa, embora pontual, abre boas perspectivas para o enfrentamento da situação sanitária no campo, das iniquidades em saúde e dos processos de adoecimento. Avançar no saneamento é fortalecer a saúde coletiva e os direitos humanos”. Segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), em 2021, apenas 44% da população rural de Valença tem acesso a algum tipo de sistema de esgotamento sanitário. Esta realidade é um reflexo de décadas de precarização das políticas sanitárias e de omissões históricas do poder público, embora o município já tenha elaborado o plano e a política municipal de saneamento.

O que são BET – Bacias de Evapotranspiração?

Também conhecida como fossa verde, ecofossa ou fossa de bananeiras, a BET é um sistema ecológico de tratamento para águas de vaso sanitário que faz o aproveitamento da água e dos nutrientes presentes no esgoto a partir do metabolismo de plantas e de camadas filtrantes.

Difundida por permacultores de diferentes países, a BET é construída a partir de restos de entulho, brita e areia e com um compartimento central feito de pneus, por onde o esgoto é “digerido” por bactérias.

É uma solução tecnológica em saneamento recomendada para comunidades rurais, moradias e propriedades isoladas dos sistemas públicos de esgotamento sanitário. O sistema consiste em um tanque (reator) impermeabilizado com lona ou estrutura de alvenaria, preenchida com camadas de substrato e plantado com espécies vegetais de crescimento rápido e com alta demanda por água (bananeiras, taiobas). A entrada do esgoto no sistema é feita através de uma tubulação conectada a uma “câmara de digestão” feita de pneus, por onde ocorre processos naturais de degradação microbiana da matéria orgânica, mineralização de nutrientes, e a consequente absorção e evapotranspiração da água residual pelas plantas. Trata-se de um sistema de ciclagem de água e nutrientes que trata os esgotos de forma limpa e eficiente.

Estudos mostram que os alimentos e folhas que crescem na BET (bananas e taioba) não ficam contaminados por bactérias e outros microorganismos e, portanto, são seguros para o consumo humano. No entanto, não é recomendado o consumo de raízes (ex: inhame ou gengibre) ou frutos colhidos do chão.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Valença
Rua Glicério Tavares, S/N, Bate Quente, Valença-Ba, CEP: 45400-000

Tel.: (75) 3641-5270 / 3641-4686 / 3641-2053
Diretor: Geovane Lima Guimarães
E-mail: gabinete@valenca.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br