A semana Nacional do Meio Ambiente é comemorada na primeira semana do mês de junho, por compor o Dia Nacional da Educação Ambiental (3) e o Dia Mundial da Ecologia, Dia Mundial do Meio Ambiente e Dia Nacional da Reciclagem, todos comemorados no dia 5 de junho. Pensando nisso, o IF Baiano – Campus Santa Inês, vem realizando diversas atividades.
Ontem (5) as ações foram realizadas em parceria com a Cooperativa de Reciclagem – Reciclare e a Prefeitura municipal de Cravolândia. Hoje (6) a ação foi feita em parceria com a Prefeitura municipal de Santa Inês, Rede SOS Jiquiriçá e Embasa, como intuito de conscientização da população sobre a importância de um meio ambiente sustentável e sobre a importância de proteger o nosso rio Jiquiriçá.
O IF Baiano – Campus Santa Inês, montou, na praça da Bíblia, em frente à rodoviária da cidade de Santa Inês, dois stands dos Grupos de Estudos em Manejo e Qualidade do Solo – “GEMS” e “Reflorestar”, para visitação da comunidade . Nos stands, estudantes dos cursos Técnicos de nível médio do IF Baiano – Campus Santa Inês, apresentaram uma dinâmica utilizada para consolidar a comunicação e o protagonismo, elementos fundamentais no processo de formação dos estudantes.
No estande do Reflorestar foram exibidas diversas mudas de espécies nativas que são produzidas pelo grupo, no viveiro, do campus. O grupo tem uma atuação efetiva dentro e fora do IF Baiano, em prol da preservação ambiental e sustentabilidade ecológica. “O intuito do nosso estande é mostrar para população a diversidade de nossa flora nativa, incentivar a coleta de sementes, o cultivo e replantio.” destacou o professor Jovan de Jesus, orientador do grupo.
No stand do GEMS os estudantes apresentaram maquetes e experimentos contextualizando a importância da preservação ambiental e principalmente as Áreas de Preservação Permanentes – APPs, que são fundamentais para o equilíbrio e preservação ambiental. Os estudantes do GEMS, apresentaram uma maquete que lembra a ressente tragédia que acometeu os diversos municípios do território Vale do Jiquiriçá, as enchentes! O professor André Leonardo, orientador do GEMS, ressalta que “o intuito dessa ação é informar a população a importância da cobertura vegetal para promover o equilíbrio ambiental, principalmente, a mata ciliar (florestas, ou outros tipos de cobertura vegetal nativa, que ficam às margens de rios, igarapés, lagos, olhos d´água e represas), que se existissem ao longo do rio Jiquiriçá poderia ter evitado muitos prejuízos”. Afirmou. Os estudantes também realizaram experimento com o simulador de erosão, demonstrando, na prática, como ocorrem os assoreamentos dos rios e como esse fenômeno contribui para as enchentes, iguais a realidade vivenciada, em 2021, pela população local.
Por fim, foram plantadas, pelos visitantes e expositores, cerca de 30 mudas, às margens do rio Jiquiriçá, que passa por dentro da cidade de Santa Inês, essa ação foi coordenada pela Secretaria de Agricultura e as mudas foram doadas pela Embasa.
Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br