LaPPRuDes realiza primeiro curso de Cooperativismo em Serra do Ramalho
Atualizado em 21 de agosto de 2014 às 22:58 horas | Publicado em 21 de agosto de 2014 às 22:56 horas

Evento marcou o início das atividades atreladas ao aprendizado cooperativista.

O Laboratório de Políticas Públicas, Ruralidades e Desenvolvimento Territorial – LaPPRuDes, realizou no último sábado, dia 16 de agosto de 2014, o primeiro curso de Cooperativismo em Serra do Ramalho. Esta formação surgiu da demanda do grupo que constituirá a Cooperativa de Agricultores Familiares de Serra do Ramalho – Serra da Ramalho, como foco na produção agrícola e caprinocultura.

Nesta primeira atividade foram discutidos os princípios do cooperativismo, caminhos para o acesso e busca de informações e capacitações e ficou acordado um novo encontro no próximo dia 30 de agosto para a formalização da Cooperativa, com redação da ata de criação, votação e aprovação do Estatuto e composição do primeiro grupo gestor. Ao final da atividade, o grupo nos presenteou com um almoço coletivo, reunindo professores, futuros cooperados e estagiários do LaPPRuDes, que inclusive, colaboraram com parte da formação, realizando uma reflexão sobre os símbolos históricos do Cooperativismo.

O LaPPRuDes vem desenvolvendo atividades de formação acerca do Associativismo. Esta foi a primeira atividade atrelada ao aprendizado Cooperativista. Estas ações contemplam o escopo do Projeto de Incubação de Organizações Cooperativas e Associativas, chamado projeto ECOA, que conta com a Coordenação dos professores Heron Ferreira Souza e Davi Silva da Costa e os estagiários do curso técnico subseqüente em Agricultura Vitório Antônio de Souza, Selma Ana Ferreira e Tassiane de Almeida.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Bom Jesus da Lapa
BR 349, Km 14 - Zona Rural, Bom Jesus da Lapa - Bahia, CEP: 47600-000

Telefones: (77) 2102-9545 / (77) 2102-9501