Programa de Prevenção e Assistência à Saúde – Pró-Saúde
Última atualização: 07/08/2018 - 15:08 horas | Data de publicação: 07/08/2018 - 15:04 horas
O PROGRAMA

O Programa de Prevenção e Assistência à Saúde – Pró- Saúde visa criar mecanismos para viabilizar a saúde preventiva do(a) estudante, por meio dos serviços de atendimento psicológico, de enfermagem, odontológico e nutricional.

O Pró – Saúde tem como objetivos:

I – desenvolver ações voltadas à prevenção de doenças e promoção da saúde dos(as) discentes, mediante;
a) incorporação e implementação de ações de prevenção de doenças e promoção da saúde;
b) prevenção de fatores determinantes e/ou condicionantes de doenças e agravos à saúde;
c) realização de orientação aos(as) discentes, visando promover hábitos saudáveis de saúde;
d) prestação de atendimento inicial a nível ambulatorial, curativo e encaminhamento, se necessário, à rede de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), conforme a complexidade.
II – articular as atividades de saúde do IF Baiano às de entidades civis e/ou governamentais, de forma a ampliar o alcance e o impacto das ações de promoção à saúde relativas aos(as) discentes e suas famílias, otimizando a utilização dos espaços, equipamentos e recursos disponíveis;
III – propiciar o estabelecimento de convênios com entidades civis e governamentais tais como: prefeituras, SUS, promotoria de justiça, polícia, dentre outros, de forma a colaborar no alcance dos objetivos especificados neste artigo.

EQUIPE

Rodrigo Vasconcelos Stolze da Conceição – Enfermeiro
Presidente da Comissão
E-MAIL: rodrigo.stolze@ifbaiano.edu.br
Luciana Souza Viana – Assistente de Aluno
E-MAIL: luciana.viana@lapa.ifbaiano.edu.br
Aline Soares de Lima – Psicóloga
E-MAIL: aline.soares@ifbaiano.edu.br
Janine Couto Cruz Macedo – Pedagoga
E-MAIL;janine.macedo@ifbaiano.edu.br
Willian Oliveira do Nascimento – Professor de Educação Física
Email : willian.nascimento@ifbaiano.edu.br

AÇÕES

a) Realização de atividades tais como: palestras, feiras de saúde, campanhas de vacinação, orientação nutricional, dentre outras que abordem a prevenção de doenças e outros temas relacionados a qualidade de vida.

b) Elaboração de cartilhas, folhetos e folder para difundir conhecimentos da área de saúde.

c) Realizações de avaliações para fins de identificação dos fatores de riscos e prevenção de doenças crônicas degenerativas.

Este ano, no primeiro semestre 2018.1, 200 discentes foram atendidos no ambulatório de enfermagem, realizados também procedimentos como curativos, nebulizações e encaminhamentos para Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Atividades realizadas objetivando promover a orientação e prevenção de doenças como:

– palestras sobre noções básicas de primeiros socorros;
– Curso de capacitação em suporte básico de vida;
– Atividade de prevenção de doenças infectocontagiosas (conjutivite) com confecção de cartaz para exposição no campus;
– prevenção e primeiros socorros em acidentes com animais peçonhentos.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Bom Jesus da Lapa
BR 349, Km 14 - Zona Rural, Bom Jesus da Lapa - Bahia, CEP: 47600-000

Telefones: (77) 2102-9545 / (77) 2102-9501