Sobre o Curso em Agricultura Integrado
O Curso Técnico em Agricultura Integrado passou a ser oferecido no Campus no semestre 2016.1.
Informações Gerais: Trata-se de um curso voltado para atividades ligadas à agricultura, em que os profissionais formados podem atuar em empresas de produção e consultoria agrícola; Instituições de assistência técnica, extensão rural e pesquisa; comércio de equipamentos e produtos agrícolas; unidades de produção familiar; Cooperativas e associações de produção agrícola dentre outros. O curso buscará atender às demandas das populações rurais – produtores rurais, povos quilombolas, agricultores familiares, comunidades ribeirinhas, egressos do ensino fundamental de modo geral que tenham interesse em ampliar e qualificar o conhecimento teórico-prático vinculado ao setor de produção agrícola.
Identificação do Curso
É um curso voltado para o desenvolvimento de atividades ligadas à agricultura, em que os profissionais formados podem atuar em empresas de produção e consultoria agrícola; Instituições de assistência/assessoria técnica, extensão rural e pesquisa; Comércio de equipamentos e produtos agrícolas; Unidades de produção familiar; Cooperativas e associações de produção agrícola e também de forma autônoma.
Perfil do Curso
Trata-se de um curso voltado para atividades ligadas à agricultura, em que os profissionais formados podem atuar em empresas de produção e consultoria agrícola; Instituições de assistência/assessoria técnica, extensão rural e pesquisa; comércio de equipamentos e produtos agrícolas; unidades de produção familiar; cooperativas e associações de produção agrícola e de forma autônoma.
O curso buscará atender às demandas das populações rurais –produtores rurais, povos quilombolas, agricultores familiares, comunidades ribeirinhas, egressos do ensino fundamental de modo geral que tenham interesse em ampliar e qualificar o conhecimento teórico-prático vinculado ao setor de produção agrícola.
Segundo o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, instituído pelo MEC, Art. 29 da Resolução nº 06, de 22 de setembro de 2012/CEB/CNE (CNE, 2012), o curso deverá propiciar um contato com a tecnologia agropecuária e contribuir para que o egresso possa planejar, executar e
monitorar etapas da produção agrícola; planejar e acompanhar a colheita e a pós-colheita das principais culturas; auxiliar na implantação e gerenciamento de sistemas de controle de qualidade na produção agrícola; identificar e aplicar técnicas mercadológicas para distribuição e
comercialização de produtos; elaborar laudos, perícias, pareceres, relatórios e projeto; atuar em atividades de extensão e associativismo.
O curso enfatizará, paralelamente à formação profissional específica, o desenvolvimento de todos os saberes e valores necessários ao profissional-cidadão, tais como o domínio da linguagem, o raciocínio lógico, relações interpessoais, responsabilidade, solidariedade e ética, entre outros.
Serão desenvolvidas ações planejadas em parcerias com empresas, produtores, entidades e Instituições ligadas ao setor primário, oportunizando aos estudantes o contato direto com o mundo do trabalho e a possibilidade de construção de conhecimento tecnológico, através de pesquisas e experiências desenvolvidas.
Os princípios pedagógicos, filosóficos e legais que subsidiam a organização pedagógica do curso são aqueles em que a relação teoria-prática é o princípio fundamental que associados à estrutura curricular do curso, conduzem a um fazer pedagógico no qual atividades como seminários, visitas técnicas, práticas laboratoriais e desenvolvimento de projetos, entre outros, estão presentes em todos os períodos letivos.
A integração entre a teoria e as práticas de trabalho ocorrerão durante toda a vida acadêmica do aluno e principalmente nos seguintes momentos: nas aulas realizadas nos laboratórios do curso; nas visitas a empresas agrícolas da região; na realização do estágio, quando o aluno
vivenciará o trabalho do Técnico em Agricultura sob a orientação de um professor orientador; nas disciplinas dos núcleos temáticos, os quais são formas de trabalhar a teoria e a prática de modo mais veemente, uma vez que consolida o trabalho em equipe e a ampla discussão de problemas locais e regionais sob a ótica do pensar estratégico, do pensar para ação; na participação em eventos técnicos e científicos da área de agricultura; na participação em projetos de pesquisa e extensão.
Coordenadora:Heliselle Cristine Ramires da Rocha
E-mail: heliselle.rocha@ifbaiano.edu.br
E-mail do curso: integrado.agricultura@lapa.ifbaiano.edu.br;
Acesse aqui: Projeto Pedagógico do Curso Alterado-2020 (documento pdf, abre em nova aba)
Acesse aqui: Projeto Pedagógico do Curso 2020
Acesse aqui: Projeto Pedagógico do Curso 2017
Acesse aqui: Resolução que aprovou o Curso
Acesse aqui: Organização Didática dos Cursos Técnicos Integrados 2019
Acesse aqui: Organização Didática dos Cursos Técnicos Integrados 2011
Acesse aqui: Matriz Curricular 2020
Acesse aqui: Matriz Curricular 2011
Acesse aqui: Portaria do Núcleo de Assessoria Pedagógica do Curso (documento pdf, abre em nova aba)
Acesse aqui: Portaria do Conselho do Curso (documento pdf, abre em nova aba)
Listagem de docentes que lecionam no curso Técnico em Agricultura Integrado.
Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br