Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Técnico em Agricultura Integrado
Última atualização: 10/07/2020 - 11:36 horas | Data de publicação: 02/03/2016 - 12:21 horas

Sobre o Curso em Agricultura Integrado

O Curso Técnico em Agricultura Integrado passou a ser oferecido no Campus no semestre 2016.1.


Informações Gerais: Trata-se de um curso voltado para atividades ligadas à agricultura, em que os profissionais formados podem atuar em empresas de produção e consultoria agrícola; Instituições de assistência técnica, extensão rural e pesquisa; comércio de equipamentos e produtos agrícolas; unidades de produção familiar; Cooperativas e associações de produção agrícola dentre outros. O curso buscará atender às demandas das populações rurais – produtores rurais, povos quilombolas, agricultores familiares, comunidades ribeirinhas, egressos do ensino fundamental de modo geral que tenham interesse em ampliar e qualificar o conhecimento teórico-prático vinculado ao setor de produção agrícola.


Identificação do Curso

É um curso voltado para o desenvolvimento de atividades ligadas à agricultura, em que os profissionais formados podem atuar em empresas de produção e consultoria agrícola; Instituições de assistência/assessoria técnica, extensão rural e pesquisa; Comércio de equipamentos e produtos agrícolas; Unidades de produção familiar; Cooperativas e associações de produção agrícola e também de forma autônoma.


Perfil do Curso

Trata-se de um curso voltado para atividades ligadas à agricultura, em que os profissionais formados podem atuar em empresas de produção e consultoria agrícola; Instituições de assistência/assessoria técnica, extensão rural e pesquisa; comércio de equipamentos e produtos agrícolas; unidades de produção familiar; cooperativas e associações de produção agrícola e de forma autônoma.
O curso buscará atender às demandas das populações rurais –produtores rurais, povos quilombolas, agricultores familiares, comunidades ribeirinhas, egressos do ensino fundamental de modo geral que tenham interesse em ampliar e qualificar o conhecimento teórico-prático vinculado ao setor de produção agrícola.
Segundo o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, instituído pelo MEC, Art. 29 da Resolução nº 06, de 22 de setembro de 2012/CEB/CNE (CNE, 2012), o curso deverá propiciar um contato com a tecnologia agropecuária e contribuir para que o egresso possa planejar, executar e monitorar etapas da produção agrícola; planejar e acompanhar a colheita e a pós-colheita das principais culturas; auxiliar na implantação e gerenciamento de sistemas de controle de qualidade na produção agrícola; identificar e aplicar técnicas mercadológicas para distribuição e comercialização de produtos; elaborar laudos, perícias, pareceres, relatórios e projeto; atuar em atividades de extensão e associativismo. O curso enfatizará, paralelamente à formação profissional específica, o desenvolvimento de todos os saberes e valores necessários ao profissional-cidadão, tais como o domínio da linguagem, o raciocínio lógico, relações interpessoais, responsabilidade, solidariedade e ética, entre outros.
Serão desenvolvidas ações planejadas em parcerias com empresas, produtores, entidades e Instituições ligadas ao setor primário, oportunizando aos estudantes o contato direto com o mundo do trabalho e a possibilidade de construção de conhecimento tecnológico, através de pesquisas e experiências desenvolvidas.
Os princípios pedagógicos, filosóficos e legais que subsidiam a organização pedagógica do curso são aqueles em que a relação teoria-prática é o princípio fundamental que associados à estrutura curricular do curso, conduzem a um fazer pedagógico no qual atividades como seminários, visitas técnicas, práticas laboratoriais e desenvolvimento de projetos, entre outros, estão presentes em todos os períodos letivos.
A integração entre a teoria e as práticas de trabalho ocorrerão durante toda a vida acadêmica do aluno e principalmente nos seguintes momentos: nas aulas realizadas nos laboratórios do curso; nas visitas a empresas agrícolas da região; na realização do estágio, quando o aluno vivenciará o trabalho do Técnico em Agricultura sob a orientação de um professor orientador; nas disciplinas dos núcleos temáticos, os quais são formas de trabalhar a teoria e a prática de modo mais veemente, uma vez que consolida o trabalho em equipe e a ampla discussão de problemas locais e regionais sob a ótica do pensar estratégico, do pensar para ação; na participação em eventos técnicos e científicos da área de agricultura; na participação em projetos de pesquisa e extensão.


Coordenador:Jefferson Oliveira de Sá

E-mail: jefferson.sa@ifbaiano.edu.br

E-mail do curso: integrado.agricultura@lapa.ifbaiano.edu.br;

Acesse aqui: Projeto Pedagógico do Curso 2020

Acesse aquiProjeto Pedagógico do Curso 2017

Acesse aqui: Resolução que aprovou o Curso

Acesse aqui: Organização Didática dos Cursos Técnicos Integrados 2019

Acesse aqui: Organização Didática dos Cursos Técnicos Integrados 2011

Acesse aqui: Matriz Curricular 2020

Acesse aqui: Matriz Curricular 2011


Listagem de docentes que lecionam no curso Técnico em Agricultura Integrado.

  1. Adevanucia Nere Santos
  2. Ákila Luz Fernandes
  3. Alex Leal de Oliveira
  4. Aline de Souza Monteiro
  5. Antônio Helder Rodrigues Sampaio
  6. Ariele Chagas Cruz
  7. Arionaldo Peixoto da Silva Hora
  8. Camilo Viana Oliveira
  9. Clélia Gomes dos Santos
  10. Dário Soares Silva
  11. Daniel Pinto Mororó
  12. Eberson Luís Mota Teixeira
  13. Ediênio Vieira Farias
  14. Eline Almeida Santos
  15. Elisa Eni Freitag
  16. Emerson Alves dos Santos
  17. Érico da Silva França
  18. Eurileny Lucas de Almeida
  19. Fabiana Santos da Silva
  20. Gabriela Oliveira Mota da Silva
  21. Heliselle Cristine Ramires da Rocha
  22. Jefferson Oliveira de Sá
  23. José Conceição Silva Araújo
  24. Ketchen Pâmela Gouveia Santos
  25. Kleverton Ribeiro da Silva
  26. Leandro Fernandes Andrade
  27. Leonardo Gomes Viana
  28. Marcelo Leite Pereira
  29. Marcos Aurélio da Silva
  30. Melinda Morschbacher
  31. Moisés Silva Mendes
  32. Nêmia Ribeiro Alves Lopes
  33. Patrícia Leite Cruz
  34. Rodrigo Gomes dos Santos
  35. Rogério Soares Cordeiro
  36. Samir Brune Ferraz de Moraes
  37. Silvana Nunes da Costa
  38. Valquíria Freitas de Vasconcelos Araújo
  39. Weslley Queiroz Santos

Horário de aulas 2020:

Fonte: Coordenação do Curso
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Bom Jesus da Lapa
BR 349, Km 14 - Zona Rural, Bom Jesus da Lapa - Bahia, CEP: 47600-000

Telefones: (77) 3481-2521 / (77) 3481-4513
Diretor: Geângelo de Matos Rosa
E-mail: gabinete@lapa.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br