Orientações sobre Utilização do Acervo
Última atualização: 17/05/2023 - 9:10 horas | Data de publicação: 27/09/2012 - 21:52 horas

Cadastramento

Sobre o cadastro
O cadastramento é gratuito e obrigatório para solicitar empréstimos na Biblioteca.

Quem pode solicitar o cadastro
Os alunos regularmente matriculados nos cursos ofertados pelo Instituto e os servidores ativos pertencentes ao quadro de pessoal (Professores, Professores Substitutos e Servidores Técnico-Administrativos).

Como se cadastrar
Necessário a apresentação do documento de identificação original, CPF e comprovante de residência.

Período do Cadastramento
Poderá ser realizado durante todo o período letivo.

*A senha criada no cadastramento é pessoal e intransferível e de total responsabilidade do usuário.

Empréstimo

O usuário poderá solicitar, por empréstimo domiciliar, qualquer publicação do acervo, exceto, os materiais considerados obras de referência: (periódicos, teses, dissertações, relatório de estágio e/ou trabalhos de conclusão de curso, atlas, dicionários, enciclopédias, bibliografias e guias, entre outros). O usuário não poderá solicitar empréstimo de 3 obras iguais. As obras emprestadas ficarão sob a responsabilidade dos usuários, tendo que responder por perdas e danos dos materiais informacionais, que porventura, venha a ocorrer, de acordo com o dispõe o Regulamento da Biblioteca.

Quantidades de Obras Emprestadas por Usuários

UsuárioLivrosPrazoRenovaçãoDVDPrazo
Alunos037 diasAté 3 vezes0202 dias
Professores037 diasAté 3 vezes0202 dias
Téc. Administrativos037 diasAté 3 vezes0202 dias

*Os DVDs não poderão ser renovados pelo sistema Meu Pergamum.

Renovação

O empréstimo poderá ser renovado, com a apresentação do material emprestado, por até 3 (três vezes consecutivas). Esse serviço só é possível, caso o usuário não tenha pendências na Biblioteca (Suspenso) e que não haja reserva do livro. A renovação poderá ser feita pela internet através do Sistema Pergamum http://pergamum.ifbaiano.edu.br. Após 3 renovações, será necessário dirigir-se à Biblioteca

Reserva de Livro

Os materiais bibliográficos na lista de espera ficará à disposição do usuário por um período de 24 horas após a disponibilidade do material; Caso o usuário não compareça na Biblioteca, neste prazo, o material ficará disponível para o próximo usuário da lista.

Consulta Local

Os materiais bibliográficos classificados como consulta local no espaço da Biblioteca, poderá ser emprestado por um período de 3 horas sem possibilidade de renovação.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Bom Jesus da Lapa
BR 349, Km 14 - Zona Rural, Bom Jesus da Lapa - Bahia, CEP: 47600-000

Telefones: (77) 2102-9545 / (77) 2102-9501