Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Campus Bom Jesus da Lapa na Campus Party Bahia 2018
Atualizado em 28 de maio de 2018 às 11:44 horas | Publicado em 28 de maio de 2018 às 11:44 horas

A feira tecnológica Campus Party é o maior evento de tecnologia do mundo para o público juvenil e empreendedores da área, e foi realizado pela segunda vez em Salvador, entre os dias 16 e 20 de maio desse ano. Assim como na edição anterior, a feira foi anunciada oficialmente pelo governador Rui Costa. Nessa edição, a Campus Party teve palestras dos chamados “papas da tecnologia moderna”, a exemplo do americano Richard Stallman, considerado o pai do software livre, e Daniel Silveira, o fundador e CEO do estúdio Bitten Toast Games no canadá, desenvolvedora de vários jogos de Realidade Virtual.

Além das palestras, o evento conta com Área Open, uma área democrática e gratuita aos visitantes da Campus Party com várias atrações de Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo; A Campus Future, um espaço para estudantes universitários darem visibilidade aos seus projetos acadêmicos voltados à tecnologia e inovação; Startups & Makers e Empreendedorismo, área destinada para 50 startups exporem seu negócio em uma área que conta com atividades de mentoria e networking; Palco para palestras e painéis voltados ao Empreendedorismo e às startups; Simuladores, contando vários simuladores high tech para os visitantes experimentarem; Espaços específicos para os alunos trocarem informações e aprenderem mais sobre essa tecnologia e suas aplicações; Campeonato Brasileiro de Drones, espaço em que pilotos profissionais mostram como guiar drones com agilidade e velocidade.

“Temos orgulho de alunos e professores do curso técnico em Informática do IF Baiano Campus Lapa terem participado do principal acontecimento tecnológico realizado no Brasil. Com o rápido avanço tecnológico, nós do campo da Informática necessitamos nos manter mais próximos dos eventos relacionados com a nossa área. Principalmente, por estarmos numa cidade do interior e que por consequência dificulta o contato com a tecnologia e com grandes profissionais do ramo. Assim, como a tecnologia não vem até nós, nós temos a obrigação de ir ao encontro dela. A participação em um evento de nível internacional, além de fazer com que os alunos tenham acesso a tecnologia de ponta, tem o objetivo de motivar o aluno com a sua área de estudos, gerar o espírito empreendedor e de descobrir e desenvolver novos talentos e habilidades nos estudantes”, disse Heverton Queiroz, professor do Curso Técnico em Informática.

Além da visita técnica para o evento da Campus Party, os alunos realizaram visitas ao Centro de Capacitação Tecnológica em Automação Industrial (CTAI) da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (UFBA), ao Laboratório de Sistemas Distribuídos (LASID) da UFBA e ao Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia (CIMATEC) vinculado ao SENAI. Os alunos da visita técnica foram acompanhados pelos professores Heverton Queiroz, Hudson Barros e Ricardo Melo.

Durante a visita ao CTAI, os alunos entraram em contato com Sensores e Atuadores, Kits Didáticos para Automação e Controle Aplicado na Indústria, Métodos de Elevação Artificial, Aspectos da Teoria de Controle e Automação Industrial Aplicadas na Engenharia de Petróleo, Reconhecimento de Padrões em Imagens, aplicações nas áreas de Sistemas de Transporte Inteligente, Cidades Inteligentes, Robótica etc.

Ao visitar o LASID, os alunos tiveram uma apresentação à respeito da história, dos pesquisadores, da estrutura do Laboratório e dos projetos desenvolvidos pelo mesmo nas áreas de Algoritmos Distribuídos, Sistemas de Tempo Real, Agentes Móveis, Computação Móvel, Rede de Sensores etc. Além disso, houve um bate papo científico com os experientes pesquisadores e professores Alirio Santos de Sá e Raimundo José de Araújo Macêdo, doutores em Ciência da Computação.

No SENAI CIMATEC, os alunos visitaram o Centro de Supercomputação para Inovação Industrial, onde conheceram o CIMATEC Yemoja, o 2º supercomputador mais rápido da América Latina e um dos mais velozes do mundo. Os alunos também foram recebidos por Ivan João de Queiroz Filho, Consultor da SENAI Cimatec, onde trataram temas como Automação, Acionamentos Elétricos, Desenvolvimento de Software, Realidade Aumentada, Realidade Virtual, Sistemas Especialistas, Visão Computacional, Microeletrônica e IHCs não convencionais. Dentro do CIMATEC, os alunos visitaram o Instituto SENAI de Inovação (ISI) em Automação que busca soluções para automação, integração e inteligência de sistemas industriais, dinamização e monitoramento dos processos produtivos das empresas. Visitaram o Instituto Brasileiro de Robótica, local onde foi abordado temas como Robótica Autônoma, Automação Industrial, Microeletrônica e Sistemas Inteligentes. Além disso, eles conheceram o FlatFish, robô autônomo submarino, financiado pela BG Brasil/Shell e EMBRAPII.

Segundo os professores do curso, essa visita possibilitou aos estudantes do curso Técnico em Informática o contato com novidades computacionais, diversidade cultural, pesquisadores da área, e assim, promovendo uma vivência no que há de mais atual no mundo da tecnologia, inovação, criação e entretenimento digital. Além de tornar a tecnologia mais acessível aos estudantes, a visita mostrou-lhes na prática as aplicações que até então foram abordadas apenas em conteúdos teóricos dentro da sala de aula.

Os professores responsáveis pela viagem, aproveitaram a oportunidade para agradecer a direção do IF Baiano Campus Lapa e à todos os profissionais que os receberam nos locais visitados.

 

 

Fonte: Prof. Heverton Queiroz

 

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Bom Jesus da Lapa
BR 349, Km 14 - Zona Rural, Bom Jesus da Lapa - Bahia, CEP: 47600-000

Telefones: (77) 2102-9545 / (77) 2102-9501
Diretor: Geângelo de Matos Rosa
E-mail: gabinete@lapa.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br