Projeto de extensão “Manejo nutricional da bovinocultura leiteira de Serra do Ramalho (BA): Diagnóstico e ações corretivas”
Atualizado em 26 de setembro de 2019 às 15:03 horas | Publicado em 26 de setembro de 2019 às 9:18 horas

O projeto de extensão “Manejo nutricional da bovinocultura leiteira de Serra do Ramalho (BA): Diagnóstico e ações corretivas”, vinculado à Chamada Proex 04/2019, está sendo realizado em conjunto com os produtores de leite do município e com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura de Serra do Ramalho (SEAGRI). O projeto tem como objetivo promover o conhecimento sobre as técnicas de manejo nutricional e utilização racional de alimentos para bovinos leiteiros, a partir das demandas dos produtores, fortalecendo a referida cadeia produtiva.

A equipe executora é composta pelo professor Kleverton Ribeiro dos Santos e pelos estudantes: Anderson Novaes, Gisele Gonçalves, Rainne Dourado, Júlio César dos Santos, Emanuele Felipe Alves e Ermílio Eduardo Souza, vinculados ao curso de Engenharia Agronômica.

O projeto teve que ser ajustado para atender inicialmente a dez agrovilas, com etapas executivas em três locais. Por questões de logística e proximidade, os encontros serão realizados nas agrovilas 9, 13 e 18. Apesar disso, todos os produtores, de qualquer agrovila, interessados em participar da proposta, serão bem-vindos.

A apresentação oficial da proposta às lideranças ocorreu em reunião na Agrovila 9 no dia 18/08/2019. Para subsidiar o planejamento da etapa de formação, a equipe executora do projeto realizou 3 visitas diagnósticas, nos dias 30/08, 07/09 e 14/09, nas Agrovilas 13, 09 e 18, respectivamente. Essas atividades envolveram produtores de leite de outras comunidades do município, com o objetivo de mapear as demandas no que concerne ao manejo nutricional dos rebanhos. Buscou-se compreender as dificuldades enfrentadas e levantar contribuições para a organização da etapa final do projeto, que será constituída de momentos formativos para disseminar informações sobre tipos de alimentos alternativas adaptados a região, para proporcionar melhores condições durante todo período produtivo dos animais em lactação.

Durante as ações já empreendidas, visualizou-se forte inclinação dos produtores em participar da proposta, considerando as possibilidades de melhoria das condições de produção e aumento da produtividade. Para atender às expectativas levantadas, a equipe está produzindo o material técnico que será utilizado nos eventos formativos, cujas datas de realização ainda estão sendo definidas.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Bom Jesus da Lapa
BR 349, Km 14 - Zona Rural, Bom Jesus da Lapa - Bahia, CEP: 47600-000

Telefones: (77) 2102-9545 / (77) 2102-9501