IV Simpósio Sobre Educação Inclusiva do Território Velho Chico
Atualizado em 19 de setembro de 2022 às 11:46 horas | Publicado em 9 de setembro de 2022 às 15:28 horas

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – NAPNE/IF Baiano Campus Bom Jesus da Lapa, promove o IV Simpósio Sobre Educação Inclusiva do Território Velho Chico.
O evento tem o intuito de proporcionar aos participantes um espaço de formação acerca da inclusão de pessoas com deficiência, transtornos e/ou altas habilidades e super dotação, nesse sentido, oferecerá palestras, debates, oficinas e minicursos presenciais alinhados à temática-chave. Nessa concepção, busca-se superar os desafios históricos, tanto em termos teóricos e práticos, discutindo os desafios do contexto atual, com o objetivo de refletir e repensar práticas que favoreçam a inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência.

Ocorrerá nos dias 20 a 22 de setembro. Todo evento será realizado de forma presencial e gratuito.
As inscrições podem ser feitas por meio do link: https://suap.ifbaiano.edu.br/eventos/inscricao_publica/607/

Contamos com sua presença!

Programação do IV Simpósio Sobre Educação Inclusiva do Território Velho chico:

DIA 20/09 – MANHÃ:

Local: Auditório do Campus Bom Jesus da Lapa.

Mesa de abertura: 8h00.

Momento Napne: IF Baiano no contexto da Educação Inclusiva.

Apresentação Cultural: IF Dance.

Oficina – Primeiros socorros para profissionais da educação 09h30 – 11h00. Rodrigo Vasconcelos – Enfermeiro do IF Baiano. Local: Auditório.

DIA 20/09 – TARDE:

Mesa Redonda: Uma trajetória de desafios: Relatos de experiências da vida estudantil de pessoas com deficiência. Local: Auditório.

Oficina – Benefício da realização de alongamento/relaxamento durante o trabalho: uma abordagem prática 15h45 – 17h00. Tame Daniele – Assistente em Administração do IF Baiano (Graduada em Fisioterapia). Local: Auditório.

Minicurso – Evolução legislativa brasileira rumo à Inclusão das pessoas com deficiência como exercício do direito à dignidade humana 15h45 – 17h00. Junio Batista – Técnico em Assuntos Educacionais do IF Baiano. Local: Sala de Vídeo Conferência.

DIA 21/09 – MANHÃ:

Roda de Conversa TEA – Transtorno do espectro autista: Conhecer para intervir Local: Auditório do Campus Bom Jesus da Lapa 8h30 – 11h30 Izabela Magalhães – Fonoaudióloga convidada Mainara Pereira – Psicóloga convidada Adevanucia Nere – Professora de AEE do IF Baiano

DIA 21/09 – TARDE:

Oficina – TEA: Como incluir na sala de aula? Adevanucia Nere – Professora de AEE do IF Baiano 13h30 – 14h40 Local: Auditório.

Oficina – A importância da parceria entre escola e família no desenvolvimento escolar da criança autista Bárbara Silva – Representante da Associação de mães e pais de autistas lapenses (Ampal) 13h30 – 14h40 Local: Sala de Vídeo Conferência.

Oficina – Introdução ao Braille Wilson Avelino – Revisor de Texto Braille do IF Baiano 15h00 – 16h10 Local: Auditório.

Oficina – Contação de Histórias Simone Velame – Bibliotecária do IF Baiano 15h00 – 16h10 Local: Biblioteca.

Oficina – Acessibilidade na Web: Experiência de Usuários Cegos (BUX) – Thiago Nogueira – Professor do IF Baiano 15h00 – 16h10 Local: Sala de Vídeo Conferência.

DIA 22/09 – MANHÃ:

Mesa Debatedora Setembro Amarelo – prevenção do suicídio e valorização da vida. Local: Auditório do Campus Bom Jesus da Lapa 8h30 – 11h00. Aline Soares – Psicóloga do IF Baiano, Heloísa Cristina Chagas- Psicóloga Clínica convidada. Apresentação Cultural: Cantor Netinho 11h10 – 11h30.

Local: Auditório do Campus Bom Jesus da Lapa.

AUDIODESCRIÇÃO CARD DA PROGRAMAÇÃO DO IV SIMPÓSIO SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA DO TERRITÓRIO VELHO CHICO

Card no formato retangular, com plano de fundo em tons rosa e lilás.
No cabeçalho, à esquerda, logomarca do IF Baiano – Campus Bom Jesus da Lapa e símbolo colorido do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas – NAPNE.
Na parte superior, Título escrito em letras brancas dentro de um faixa verde: IV SIMPÓSIO SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA DO TERRITÓRIO VELHO CHICO. Logo abaixo, apresentação do Simpósio escrita em letras pretas dentro de faixa bege.
No centro, informação da programação do evento nos dias 20 e 21 se setembro, contendo datas escritas em letras brancas e abaixo de cada uma delas três quadrados, o primeiro de cor rosa e os demais de verde, e dentro informação da programação de cada dia separados por turnos escritas em letras pretas.
Na parte inferior do card, data escrita em letras brancas e logo abaixo quadrado contendo a programação do dia 22 de setembro. À esquerda, imagem da árvore da inclusão com mãos coloridas. Abaixo da imagem, informação do local de realização do evento: IF Baiano/Campus Bom Jesus da Lapa, BR 349, KM 14 – Zona Rural, Bom Jesus da Lapa – BA e e-mail para contato: napne@ifbaiano.edu.br
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Bom Jesus da Lapa
BR 349, Km 14 - Zona Rural, Bom Jesus da Lapa - Bahia, CEP: 47600-000

Telefones: (77) 2102-9545 / (77) 2102-9501