IF Lapa desenvolve o projeto ‘Velho Chico em VídeoArte’
Atualizado em 16 de abril de 2018 às 9:53 horas | Publicado em 16 de abril de 2018 às 9:40 horas

A presente proposta extensionista, aprovada pela Chamada Interna Proex nº 02/2017, busca produzir uma vídeoarte sobre as potencialidades artísticas e as vivências socioculturais do município de Bom Jesus da Lapa, capaz de socializar e fortalecer as ações dos agentes de cultura do Território de Identidade Velho Chico (TVC). O projeto se desenvolverá por meio de metodologia participativa, a fim de contribuir com o levantamento coletivo dos aspectos culturais da comunidade local. O desenvolvimento das ações do projeto contará com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultural de Bom Jesus da Lapa e alunos(as) do curso de Informática do IF Baiano/Campus Bom Jesus da Lapa. A partir das reflexões no campo das artes audiovisuais, a proposta terá como produto final a criação e socialização de uma vídeoarte abordando a diversidade cultural de Bom Jesus da Lapa e, consequentemente, do TVC.

Relação entre ensino, pesquisa e extensão:

Para o fortalecimento do ensino-pesquisa-extensão no IF Baiano e do aprimoramento da formação de estudantes-extensionistas, o projeto promoverá:

– o fortalecimento da relação do IF Baiano com instituição parceira e os agentes/grupos culturais do TVC;
– o reconhecimento e valorização das potencialidades artísticas e das vivências socioculturais do município de Bom Jesus da Lapa;
– o fortalecimento dos movimentos culturais, tendo em vista a sustentabilidade, a difusão artística e a preservação da memória e da cultura do território;
– a percepção da importância do Curso Técnico do Curso de Informática para o desenvolvimento e aprimoramento da arte contemporânea;

Contrapartida do Campus Bom Jesus da Lapa:

O IF Baiano/Campus Bom Jesus da Lapa dispõe de veículo institucional, equipamento de informática e serviço de internet para apoio nas atividades do projeto. Para ações específicas na área de tecnologia da comunicação e informação, conta com o serviço de apoio técnico de funcionários efetivos. As instalações físicas (salas e laboratórios de informática) que podem ser utilizadas para o aperfeiçoamento e capacitação técnica, além de contar com um auditório com capacidade de 150 pessoas para seminários e apresentações de cunho científico e cultural.

Coordenador geral do projeto: Ediênio Vieira Farias

Estudantes bolsistas: Givanilson Pereira de Jesus, Solange Ferreira dos Anjos (voluntária) e Warley César Oliveira dos Santos

Membros da equipe executora: Clélia Gomes dos Santos (IF Baiano), Michele Oliveira de Matos (SEMED) e Junio Batista Custódio (IF Baiano).

Produtos a serem gerados:

Item Tipo (artigos, pôsteres, cartilhas, revistas, etc.) Título do produto
01 Videoarte O Velho Chico em videoarte: a diversidade cultural imaginada pela linguagem poética audiovisual.
02 Pôster A diversidade cultural de Bom Jesus da Lapa: a realidade sociocultural autorrepresentada.
03 Artigo A produção da videoarte na escola como estratégia de investigação de realidades socioculturais.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Bom Jesus da Lapa
BR 349, Km 14 - Zona Rural, Bom Jesus da Lapa - Bahia, CEP: 47600-000

Telefones: (77) 2102-9545 / (77) 2102-9501