Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano



Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Campus Valença abre inscrições para curso de Pós-Graduação Internacional
Atualizado em 10 de janeiro de 2023 às 8:26 horas | Publicado em 16 de setembro de 2022 às 16:22 horas

Inscrições iniciam nesta sexta-feira (16) e vão até o dia 24 de outubro para preenchimento de 40 vagas

A Pró-Reitora de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IF Baiano, torna público a seleção de estudantes para provimento de vagas no curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Conservação de Recursos Genéticos Animais e seus Sistemas de Produção (CRGA&SP), oferecido no Campus Valença em parceria com a Rede de Recursos Genéticos Animais do Nordeste (REDE RGA – NE) e com ingresso em 2023.

As inscrições serão realizadas, exclusivamente, no período de 16 de setembro a 24 de outubro de 2022, on-line por meio do preenchimento de formulário digital.

O curso não possui mensalidades, taxas de matrícula, nem taxa de inscrição. São ofertadas 40 (quarenta) vagas distribuídas da seguinte forma: 30 (trinta) vagas para ampla concorrência; 08 (oito) vagas para candidatos(as) pretos (as), pardos(as) e indígenas; e 02 (duas) vagas para candidatos(as) pessoa com deficiência.

O público-alvo do curso é constituído por profissionais graduados em qualquer área do conhecimento, com interesses na Conservação de Recursos Genéticos Animais (CRGA), desde que sejam portadores de diploma de nível superior, reconhecido pelo Ministério da Educação, registrado nos órgãos competentes, conforme previsto na Resolução CNE/CES nº 1, de 8 de junho de 2007, ou, quando estrangeiros (as), registrado/reconhecido em órgão competente pelo Aposlamento de Haia.

O curso tem como objetivo geral promover o aprimoramento teórico e prático de graduados(as), potencializando a qualificação de profissionais, visa a formação de especialistas na área de CRGA para atuar no resgate, preservação, conservação e valorização das raças locais como estratégia de resiliência nos agroecossistemas regionais, para uma agropecuária economicamente viável e sustentável.

A carga horária do curso é de 426 horas distribuídas ao longo de 18 meses e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), este não contabiliza carga horária. O curso, com sede no IF Baiano Campus Valença, tem formato EaD, no qual as aulas serão concentradas, preferencialmente, nas segundas-feiras à noite, terças-feiras (manhã e tarde), ocasionalmente finais de semana, podendo ser ajustados dias e horários, previamente, conforme disponibilidade dos(as) docentes. Ao todo serão ofertados 17 (dezessete) Componentes Curriculares, sendo 14 (quatorze) obrigatórios para a conclusão do curso, e 03 (três) opcionais.

Seleção

A seleção acontecerá em duas etapas: Análise da Proposta de Pesquisa de caráter eliminatório e classificatório (40 pontos); Análise do Currículo Lates ou similar de caráter apenas classificatório (60 pontos). O resultado final está previsto para sair no dia 07 de dezembro de 2022.

Acompanhe a seleção aqui.

Para maiores esclarecimentos e/ou dúvidas, os (as) interessados (as) poderão entrar em contato exclusivamente por e-mail: posgraduacaocrga@gmail.com.

Editais e Documentos

Retificação Cronograma – POS-CRGASP – Espanhol

Retificação Cronograma – POS-CRGASP

Resultado preliminar – POS-CRGASP – Espanhol

Resultado preliminar – POS-CRGASP

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Valença
Rua Glicério Tavares, S/N, Bate Quente, Valença-Ba, CEP: 45400-000

Tel.: (75) 3641-5270 / 3641-4686 / 3641-2053
Diretor: Geovane Lima Guimarães
E-mail: gabinete@valenca.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br