Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




TBT! Aluna do IF Baiano – Campus Alagoinhas conquista medalha na Olimpíada Nacional de Nanociência e Nanotecnologia
Atualizado em 13 de novembro de 2025 às 15:51 horas | Publicado em 13 de novembro de 2025 às 15:48 horas


Alagoinhas, Bahia – Uma jornada marcada por dedicação, noites de estudo e superação culminou em um resultado memorável para Michele dos Santos da Silva, estudante do 2º ano do curso técnico integrado em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) – Campus Alagoinhas. Movida por sua paixão por olimpíadas científicas, Michele mergulhou no universo da nanociência e conquistou uma medalha na segunda edição da Olimpíada Nacional de Nanociência e Nanotecnologia (ONANO), o maior evento brasileiro de divulgação científica nessas áreas.

Discente Michele com a medalha numa mão e o livro introdução à nanotecnologia na outra. Ela sorri ao posar pra câmera.

Com mais de 12 mil inscritos em todo o país e apenas mil medalhas distribuídas, a competição foi extremamente acirrada. Michele relata que sua rotina de preparação foi intensa, aproveitando cada “tempinho livre” — inclusive as madrugadas — para se aprofundar no material disponibilizado pela organização da ONANO, que incluía videoaulas, e-books e simulados.
“Foi cansativo, mas, graças a Deus, extremamente recompensador!”, conta Michele, encantada pela proposta da olimpíada e pelo tema instigante da nanociência.
A emoção de ver seu nome na lista de medalhistas foi indescritível — uma mistura de alívio, alegria e gratidão. Michele lembra que, ao finalizar a prova em 1h40min, teve dúvidas em algumas questões e chegou a acreditar que não havia se saído bem. “Chorei achando que não tinha dado o meu máximo. Quando vi o resultado, foi simplesmente mágico”, relembra.
A aluna faz questão de ressaltar o papel fundamental do IF Baiano em sua trajetória. A mudança para Alagoinhas com a mãe, que sempre a apoiou incondicionalmente, foi, segundo ela, uma das melhores decisões que já tomou.
“Sempre via o slogan do IF, ‘um mundo de possibilidades’, mas só aqui dentro entendi, de fato, o verdadeiro significado”, afirma Michele. “As oportunidades que encontrei na instituição, aliadas ao meu esforço e vontade de crescer, me permitiram construir um currículo amplo e diversificado.”
Michele também destaca o incentivo constante do professor Saldanha, que a orientou em diversas competições científicas. “Essa já é a terceira olimpíada com a parceria dele!”, celebra a estudante.

A jovem expressa ainda sua gratidão à professora Acácia Monteiro, coordenadora da Coordenação de Assistência ao Educando (CAE), que acompanhou a aluna durante a cerimônia de premiação em São Paulo, representando o IF Baiano e oferecendo apoio em todo o processo. Michele também agradece ao reitor do IF Baiano, pelo incentivo ao protagonismo estudantil e à valorização das conquistas acadêmicas.

A cerimônia de premiação foi um momento inesquecível. Subir ao palco e ouvir seu nome ser chamado, confirmando a conquista, foi, para Michele, uma emoção indescritível. “Parecia um sonho”, resume.
Mais do que um marco acadêmico, a experiência da ONANO representou um aprendizado de vida. Michele reforça sua admiração pelo IF Baiano e lamenta que muitos estudantes não aproveitem as inúmeras oportunidades oferecidas pela instituição.
“Sempre serei extremamente grata! E sinto orgulho de dizer: #EuSouIFBaiano”, conclui a medalhista.

Fotos: Acervo pessoal / ONANO

IF Baiano – Campus Alagoinhas

Rua Manoel Romão de Souza, 152/166, Alagoinhas Velha – Alagoinhas/BA. CEP: 48007-656

Francisco de Assis dos Santos Silva (Diretor-Geral)
gabinete@alagoinhas.ifbaiano.edu.br
(75) 3422-6122
(75) 3421-4511

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br