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Criando redes sociais
Última atualização: 20/04/2020 - 18:12 horas | Data de publicação: 20/04/2020 - 18:09 horas

As redes e plataformas sociais são canais de contato, comunicação e relacionamento estratégicos do IF Baiano com seus diversos públicos. Dessa maneira, a comunicação nas redes sociais deve seguir as determinações legais vigentes para a comunicação e devem ser respeitados os padrões de conteúdo e identidade visual aplicados à comunicação digital da Rede Federal e do Instituto.

No âmbito do IF Baiano, essa atribuição cabe à Coordenação de Comunicação Social e aos Núcleos de Comunicação e Eventos (NCE) formalizados em cada Campus, que gerenciam a comunicação digital institucional e tem os conhecimentos técnicos e de legislação necessários a esse trabalho. Estes setores têm a responsabilidade de se posicionar como fonte oficial do Instituto, inclusive na eventualidade de crises de imagem. Por isso, a criação de perfis institucionais é apenas recomendada, nos documentos oficiais, quando há agente ou setor capacitado para gerenciá-las de forma profissional.

Dentro das orientações atualmente vigentes na comunicação institucional do IF Baiano, estão previstos os perfis de redes sociais do Instituto Federal, gerenciadas pela Coordenação de Comunicação Social; bem como a possibilidade de criação de perfis de redes sociais institucionais para cada campus, gerenciados pelos núcleos de comunicação sob supervisão da Coordenação. Dessa forma, os comunicados mais relevantes de cada setor e núcleo de cada campus devem ser centralizados nas redes sociais do mesmo.

Perfis adicionais pulverizam a atenção dos públicos e tornam mais difícil a gestão e monitoramento das redes sociais, atendimento à totalidade de demandas e a reversão de eventuais crises.

Para criar um perfil institucional, sejam estes ligados a núcleos, coordenações, direções ou projetos, é necessário consultar o NCE, informando seus/suas:
– objetivos gerais e específicos, que devem coincidir com os objetivos do Instituto Federal Baiano ;
– justificativas;
– públicos-alvo, que devem coincidir com o público-alvo direto ou indireto do IF Baiano;
– administradores/as (nome dos/as servidores/as, matrícula SIAPE e números de celulares que operam o canal);
– email e senha, para serem moderados pelo NCE.

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