IF Baiano participa da Festa do Leite de Quicé
Atualizado em 24 de novembro de 2011 às 9:58 horas | Publicado em 23 de novembro de 2011 às 7:59 horas

Com torneio leiteiro, workshop, leilão e shows musicais, a 8ª Festa do Leite e Feira de Animais de Quicé atendeu as expectativas dos organizadores e participantes do evento. Com o tema “Oportunidades e Possibilidades da Bovinocultura Leiteira no Semiárido”, a festa que aconteceu durante os dias 18, 19 e  20 de novembro, teve a participação efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – campus Senhor do Bonfim.

Esse ano o Instituto levou Geléia Palma, vaca que chega a produzir 39 kg de leite por dia, para concorrer o torneio leiteiro, e armou um stand com animais e amostras de produtos fabricados pelos alunos para degustação.

De acordo com o diretor geral do Instituto, Aécio José, o IF Baiano participa do evento desde o primeiro ano de realização, em 2001. “Participar da festa do leite oportuniza também aos alunos um momento de aprendizagem fora do campus” enfatiza ele.

Jadson Silva, aluno do 3º ano do curso Técnico em Agropecuária, vê a importância que a participação na festa tem para formação dele. “O evento possibilita para nós alunos, um maior aprendizado, principalmente com o manejo de animais”, diz Jadson.

A Festa

A Festa do Leite de Quicé tem o intuito de abrir oportunidades para os produtores rurais, e garantir avanços e melhorias na produção leiteira na região.

De acordo com o Secretário de Agricultura do Municipio, Raimundo Freitas,  durante essas oito edições do evento, a produção leiteira teve um grande crescimento, apesar da dificuldade em se produzir leite na região, o distrito de Quicé mudou durante esses anos a concepção de como produzir leite na caatinga e hoje é referência na Bahia “Na edição desse ano nós já temos números consideráveis, como o workshop que teve um público de mais de 250 pessoas de várias cidades baianas, como Irecê, Monte Santo e Cansanção”, disse ele.

Para Valdeci Alves, um dos organizadores do evento, e membro da Associação dos Produtores de Leite de Quicé, a satisfação é muito grande por ver o sucesso que a Feira vem fazendo durante esses anos. “A média de produções leiteiras, a visitação do público, o número de shows apresentados, o de participações no torneio leiteiro, e o volume de negócios só tem aumentado a cada ano, só hoje o leilão de 47 lotes de animais movimentou 270 mil reais”, afirma ele. Segundo Valdecy, o leite é uma alternativa de sobrevivência do homem do campo, com ele o homem tem a oportunidade de melhorar sua qualidade de vida.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Senhor do Bonfim

Estrada da Igara, s/n - Zona Rural, Senhor do Bonfim - Bahia, CEP: 48970-000

Contatos: