Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Técnico em Agrimensura
Última atualização: 17/02/2024 - 12:40 horas | Data de publicação: 27/03/2014 - 12:20 horas

Técnico em Agrimensura

Perfil do curso

O Curso Técnico em Agrimensura habilita profissionais para trabalhar fundamentalmente com informação espacial, fornecendo suporte a diversas áreas que necessitam de dados georreferenciados, como: Construção Civil, Mineração, Agropecuária, Meio Ambiente, Transportes, Telecomunicações, Turismo, dentre outras. O Técnico em Agrimensura poderá trabalhar em levantamentos associados a loteamentos rurais e urbanos, cadastro de imóveis rurais e urbanos, implantação de obras, redes de transmissão de energia, redes de abastecimento de água, projetos de saneamento, projetos viários e projetos de irrigação além de contribuir com seus conhecimentos em atividades de pesquisa e extensão.

Objetivo do curso

Formar profissionais de nível técnico em Agrimensura, capazes de realizar, através da aplicação de métodos e técnicas específicas, levantamentos e implantações topográficas e geodésicas; executar, por meio de técnicas de mensuração e automatização, a coleta de dados para Georreferenciamento de imóveis urbanos e rurais; interpretar fotografias aéreas e imagens de satélites; elaborar plantas, cartas e mapas georreferenciados; Participar do planejamento urbano e rural para a implementação adequada de políticas regionais, sociais e ambientais imprescindíveis ao ordenamento territorial e ao desenvolvimento socioambiental sustentável.

Perfil do Egresso

 O Técnico em Agrimensura diplomado neste Campus será capacitado para executar Georreferenciamento de imóveis rurais e urbanos, bem como para atuar na mineração moderna, na construção civil, na Agricultura de Precisão e, principalmente, no âmbito dos projetos de infraestrutura, ampliação, modernização e construção de ferrovias, rodovias, portos, metrôs e aeroportos, em todo território nacional. Este profissional será capaz de realizar levantamentos e implantações topográficas e geodésicas. Executar, por meio de técnicas de mensuração e automatização a coleta de dados para o Georreferenciamento de imóveis. Interpretar fotografias aéreas, imagens obtidas por satélites ou VANT’s. Elaborar plantas, cartas e mapas georreferenciados e participar, efetivamente do planejamento de loteamentos, desmembramentos e obras de engenharia em geral.

Organização curricular

A integração entre teoria e prática numa perspectiva interdisciplinar é fundante para os itinerários formativos dos estudantes do Curso Técnico em Agrimensura, sobretudo por tratar-se de profissionais que atuarão em instituições públicas, privadas e do terceiro setor, desenvolvendo atividades de mapeamento, cartografia, topografia, geodésia, acompanhamento de obras da construção civil e consultoria ambiental, entre outros trabalhos, em que as ações deverão ter como lastro os conhecimentos científicos e acadêmicos oportunizados ao longo do curso para tomadas de decisões de maneira competente e responsável. Desse modo, a visão dicotômica entre os trabalhos intelectual e manual será superada em prol da formação integral que visa a autonomia, a metacognição, a criatividade e o espírito de inovação dos estudantes.

O processo formativo pautado no princípio da interdisciplinaridade é essencial para o próprio ato de conhecer, pois a articulação dos diversos componentes curriculares do Curso de Agrimensura possibilitará a construção de conhecimentos sólidos e duradouros. A interdisciplinaridade ocorrerá através de atividades baseadas em problemas como metodologia de ensino, da pesquisa como princípio pedagógico, do estudo e do trabalho como princípios educativos. Desse modo, possibilitará a discussão de temáticas através de questionamentos, pesquisas e proposições para situações concretas relacionadas a fatos e fenômenos da área de atuação profissional e/ou problemáticas sociais direcionadas aos contextos local e regional da Agrimensura.

A apropriação dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais são essenciais nesta perspectiva interdisciplinar de formação acadêmica/profissional, e a contextualização poderá se materializar através de levantamentos e implantações topográficas e geodésicas, coleta de dados para o Georreferenciamento de imóveis rurais e urbanos, interpretação de fotografias aéreas ou imagens de satélites, elaboração de plantas, cartas e mapas georreferenciados, planejamento de loteamentos, desmembramentos e obras de engenharia e locação no âmbito do próprio Campus e/ou abrangência local e regional. A proposta curricular deste Projeto Pedagógico de Curso Técnico em Agrimensura está organizada em três semestres, tendo como referência as recomendações do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do eixo tecnológico Infraestrutura, que informa a carga horária mínima: 1.000 horas para curso na forma subsequente. Os temas essenciais a serem abordados na formação são: Topografia, Geodésia, Georreferenciamento, Geoprocessamento, Fotogrametria, Cartografia, Sensoriamento remoto, Geociências, Estradas, Parcelamento de solos, Legislação, Cadastro Técnico Multifinalitário.

Instalações

O Complexo de Laboratórios do Campus Senhor do Bonfim conta com as seguintes instalações dedicadas ao Curso Técnico em Agrimensura:

01 Laboratório de Topografia e Geodésia, com área de64,00 m²; mobiliado e com 24 computadores;

01 Laboratório de Aerofotogrametria e Sensoriamento Remoto, com área de 64,00m², mobiliado;

01 laboratório de Desenho, Cartografia e Geoprocessamento, com área de 52,56 m², mobiliado, com 24 computadores;

Corpo docente

Aldenice de Jesus Cardoso Almeida http://lattes.cnpq.br/6013275737095162

Diogo Pinho Santos Macedo http://lattes.cnpq.br/9020439466775004

José Dionísio Borges de Macedo http://lattes.cnpq.br/3234444271768652

Osvaldo Alves Aragão Filho http://lattes.cnpq.br/9378403033430126

Karina Viana dos Santos http://lattes.cnpq.br/1322434687931535

Luzia Barbosa de Oliveira http://lattes.cnpq.br/0276269065844962

Enaide Maciel Beserra Dias http://lattes.cnpq.br/1112128488532736

Vandemberg Salvador de Oliveira http://lattes.cnpq.br/0382412108590221

Eventos

O Geobonfim é o principal evento organizado pelo Curso Técnico em Agrimensura. Para maiores informações acesse o site https: www.geobonfim.com.br

Calendário

  1. Calendário acadêmico 2021
  2. Calendário acadêmico APNP 2020.2
  3. Calendário acadêmico 2020
  4. Calendário acadêmico 2019

Forma de Ingresso/ Requisito

Processo Seletivo/ Ensino Médio concluído ou equivalente

Projeto Pedagógico do curso

Arquivo 2015

Horário de Funcionamento

Matutino

Horário de Aulas do Curso Técnico em Agrimensura 

Horário Agrimensura 2024.1

Coordenação

Prof. Dr. Vandemberg Salvador de Oliveira

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Senhor do Bonfim

Estrada da Igara, s/n - Zona Rural, Senhor do Bonfim - Bahia, CEP: 48970-000

Contatos:

Assuntos Administrativos | Fone | (74) 9 9100-0015
Assuntos Pedagógicos | Fone | (74) 9 9100-0297
Assuntos Secretaria Escolar | Fone | (74) 9 9100-0424


Diretor: João Luis Almeida Feitosa
E-mail: gabinete@bonfim.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br