O curso Técnico em Informática formará profissionais aptos para atuarem em instituições públicas, privadas e do terceiro setor, assim como em parques tecnológicos que demandem sistemas computacionais, manutenção de software e hardware, gerenciamento de infraestruturas de redes e suporte aos usuários, inclusive em setores de ajuda ao usuário (help desk).
Preparar profissionais proativos e empreendedores com competências e habilidades para atuar crítica e reflexivamente na sociedade, no mundo do trabalho e nas diversas áreas de computação, capazes de implementar sistemas computacionais e realizar manutenção e suporte de computadores e em infraestruturas de redes.
O referido curso segue o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. O Técnico em Informática desenvolve programas de computador, seguindo as especificações e paradigmas de programação; utiliza ambientes de desenvolvimento, sistemas operacionais e banco de dados; realiza testes de programas de computador, mantendo registros que possibilitem análises e refinamento dos resultados; executa manutenção de programas (softwares), em equipamentos e máquinas (hardwares), gerencia redes de pequeno porte e dá suporte aos seus usuários.
Partindo da perspectiva de que trabalho, cultura, ciência e tecnologia são categorias indissociáveis da organização curricular deste curso, além dos conhecimentos proporcionados pela formação específica, o Técnico em Informática terá uma sólida formação humana que lhe permita posicionar-se, de forma crítica e responsável, frente aos grandes temas da contemporaneidade, como sobre: as transformações operadas no mundo do trabalho, as demandas socioeconômicas, socioambientais e socioculturais da sociedade, relacionando-as às especificidades locais.
O egresso do curso Técnico em Informática deverá ainda ter disposições relacionais, que lhe permita integrar equipes multidisciplinares, auxiliar na elaboração, acompanhamento e execução de programas e projetos que envolvam a pesquisa e a extensão.
A formação no curso de Técnico em Informática possibilitará ao profissional a continuidade de seus estudos ou o imediato ingresso no mundo do trabalho. Mais especificamente, espera-se do egresso deste curso:
A carga horária do curso é de 1200 horas e os componentes curriculares estão distribuídos em 3 semestres, podendo o curso ser concluído em 1 ano e 6 meses. Há também a necessidade de realização da prática profissional, com carga horária mínima de 200 horas.
Matutino: das 07:30h às 11:30h
Atendendo ao que dispõe a legislação vigente no País e nas normas internas da Instituição, o acesso ao curso Técnico em Informática na forma Subsequente, no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Senhor do Bonfim, dar-se-á por meio de:
Prof. MSc. Ártus Bolzanni
Conheça mais o curso e tire suas dúvidas aqui, no Guia do Estudante
Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br