Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Técnico em Agroindústria Integrado ao Ensino Médio
Última atualização: 04/03/2024 - 8:55 horas | Data de publicação: 07/11/2022 - 10:19 horas

Perfil do curso

O Curso Técnico em Agroindústria Integrado ao Ensino Médio está pautado na articulação dos saberes teóricos e práticos. Objetivando a promoção para que o profissional deste curso desempenhe as atividades específicas de sua área formativa. Observando-se o perfil da indústria de alimentos e os investimentos previstos pelo setor, na Bahia, pode-se constatar, o enorme potencial de mercado que se abre aos profissionais qualificados com formação profissional técnica de nível médio em Agroindústria. O curso oportuniza qualificação profissional que será viabilizada por significativas, diversificadas e criativas estratégias metodológicas, mediante a exploração de diversas temáticas advindas dos projetos produtivos e dos serviços vivenciados nas Unidades Educativas de Produção do Campus Sr. do Bonfim, através de visitas técnicas;  e, do contexto virtual relativos ao cenário do mercado produtivo, pela operacionalização de projetos didáticos a partir da contextualização e interdisciplinarização.

NOME DO CURSOTÉCNICO EM AGROINDÚSTRIA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
EIXO TECNOLÓGICOProdução Alimentícia
MODALIDADE DE OFERTAPresencial
HABILITAÇÃOTécnico em Agroindústria
FORMA DE DESENVOLVIMENTO DO
CURSO
Integrado ao Ensino Médio
NÍVELMédio Profissionalizante
REGIME ACADÊMICOSéries anuais
LOCAL DE OFERTAIF Baiano Campus Senhor do Bonfim
TURNO DE FUNCIONAMENTODiurno (Matutino e Vespertino)
N° DE VAGASMáximo 30 vagas
PERIODICIDADE DE OFERTAAnual
CARGA HORÁRIA TOTALMínimo 3.310 horas
Máximo 3.470 horas
DURAÇÃO MÍNIMA DO CURSO3 anos

Objetivo do curso

Oportunizar a formação de profissionais técnicos de nível médio da área profissional de Agroindústria, com competências e habilidades direcionadas para a aplicação de tecnologias voltadas ao processamento, conservação e controle de qualidade de matérias-primas de origem vegetal e animal, aliado ao desenvolvimento do trabalho em equipe de forma crítica, ética, criativa, empreendedora e ambientalmente consciente, com formação humanística e cultural integrada à formação profissional e tecnológica, objetivando a segurança dos  alimentos e fortalecendo o desenvolvimento socioeconômico territorial.

Perfil do Egresso e Atuação Profissional

De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (2022), o Técnico em Agroindústria está apto para: aplicar tecnologias voltadas à conservação e ao processamento das matérias-primas de origem animal e vegetal nas agroindústrias e extensão rural; efetuar a implantação, a execução e a avaliação de programas preventivos de segurança do trabalho, de gestão de resíduos, de diminuição do impacto ambiental e de higienização e sanitização da produção agroindustrial; realizar análises laboratoriais de alimentos; desenvolver técnicas mercadológicas de produtos e insumos para a agroindústria e promover a inovação tecnológica. Sendo assim, os egressos serão beneficiados por adquirirem uma visão empreendedora, desenvolvendo capacidade de tomada de decisão, liderança, relacionamento humano, senso analítico e crítico.

Além disso, as oportunidades de atuação do Técnico em Agroindústria poderão surgir em agroindústrias e indústrias de alimentos e bebidas; laboratórios de análises de alimento; consultorias; órgãos de fiscalização higiênico-sanitárias; instituições de ensino e/ou de pesquisa; instituições pública; empresas rurais e extensão. Poderá atuar, ainda, como profissional liberal autônomo, empreendedor, desenvolvendo seu próprio negócio.

Estrutura do curso

O Curso Técnico em Agroindústria Integrado ao Ensino Médio tem a duração de 03 anos. A carga horária total é de 3160 horas com aulas de 60 minutos em todos os componentes curriculares.  A estrutura curricular está organizada com 3310 horas de componentes obrigatórios, 160 horas de componentes curriculares eletivos (não obrigatórios) e 150 horas de estágio curricular supervisionado.

Componentes CurricularesCarga horária (h)
Base Comum Curricular1.800
Núcleo Diversificado Integrador320
Eixo Tecnológico1.040
Estágio Curricular Obrigatório150
Total3.310
Núcleo Diversificado Eletivo160
Total3.470

Horário de funcionamento

O funcionamento do curso ocorre semanalmente nos turnos diurnos, das 7:30h às 11:30h e das 13:30h às 17:30h, durante os duzentos dias letivos, conforme calendário letivo.

Horário das Aulas Presenciais

Horário das Aulas do Curso Técnico em Agroindústria
Programação Sábados Letivos 

Calendário (Minuta)

Ano 2023

Como ingressar?

Para que o(a) discente tenha acesso ao curso Técnico em Agroindústria Integrado ao Ensino Médio, exige-se a conclusão do Ensino Fundamental ou equivalente. Conforme capítulo IV da Organização Didática dos Cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, o ingresso ao curso será por meio de: processo seletivo institucional; transferência compulsória; transferência interna ou externa, atendendo ao que dispõe a legislação vigente do País e as normas internas da Instituição, conforme disposto na Organização Didática do IF Baiano; através de convênio, de intercâmbio ou de acordo cultural.

Coordenação de Curso

Prof. MSc. Silas Machado
e-mail: silas.machado@ifbaiano.edu.br
Gabinete 08

E-mail

integrado.agroindustria@bonfim.ifbaiano.edu.br

Outros Documentos Acadêmicos

Modelo Fardamento Aulas Práticas Técnico em Agroindústria

Organização Didática dos Cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio do IF Baiano – OBSOLETA

Organização Didatica EPTNM – Resolução-291-2023 – Técnico em Agroindústria

Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Agroindústria Integrado ao Ensino Médio

Resolução de criação do Curso Técnico em Agroindústria ao Integrado ao Ensino Médio

Resolucão-267-2023_OS_CONSUP

Tutoria Acadêmica – Técnico em Agroindustria 2023


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Senhor do Bonfim

Estrada da Igara, s/n - Zona Rural, Senhor do Bonfim - Bahia, CEP: 48970-000

Contatos:

Assuntos Administrativos | Fone | (74) 9 9100-0015
Assuntos Pedagógicos | Fone | (74) 9 9100-0297
Assuntos Secretaria Escolar | Fone | (74) 9 9100-0424


Diretor: João Luis Almeida Feitosa
E-mail: gabinete@bonfim.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br