O curso de Licenciatura em Ciências Agrárias do IF Baiano está alicerçado pela demanda crescente de profissionais licenciados, com vistas a suprir principalmente o ensino agrário com professores capacitados que irão atuar no âmbito da Educação Básica e Superior.
O forte traço socioambiental na formação do licenciado em Ciências Agrárias comunga com as propostas de desenvolvimento local e territorial, emergindo anseios de desenvolvimento com sustentabilidade advinda de inúmeros fóruns de discussão da sociedade civil e dos governos. Portanto, tal profissional com o conhecimento pedagógico e em ciências agrárias poderá exercer suas atividades profissionais nos mais diversos espaços de educação, compondo equipes multidisciplinares de programas ambientais e de agroecologia, destinados especialmente a comunidades de agricultores familiares no semiárido baiano, desempenhando sua função educativa.
Formar docentes para atuar na Educação Básica e ou Superior, sobretudo em instituições que ofereçam a educação técnico-profissional, seja na rede pública, privada, ONGs e outros: EFA (Escola Família Agrícola), projetos de pesquisas, projetos e/ou programas de desenvolvimento sustentável, atuar em programas de educação ambiental, com vistas à valorização de saberes e da promoção do desenvolvimento regional.
O Licenciado em Ciências Agrárias deverá apresentar habilidades de ensino, pesquisa e extensão com ampla visão crítica, ética e criativa, que busquem novos conhecimentos para mediar processos didático-pedagógicos, de forma a agregar informações e inovações tecnológicas, com perfil pedagógico-científico, partindo do compromisso para com o desenvolvimento sustentável.
O docente em Ciências Agrárias será responsável pela sistematização e multiplicação de saberes, vinculados à Educação Profissional na área de Ciências Agrárias, atuando na educação formal e não formal.
Cabe ao profissional exercer o papel de agente de desenvolvimento com habilidade para trabalhar numa perspectiva reflexiva, que vise contribuir com o desenvolvimento do território no qual está inserido, desenvolvendo ações em torno do ensino, da pesquisa e da extensão.
Neste sentido, deverá desenvolver a capacidade para apropriar-se de saberes pedagógicos necessários à ação docente, tais como concepções epistemológicas que fundamentem e deem sentido à prática educativa.
O Licenciado em Ciências Agrárias poderá contar com diversos itinerários e campos de atuação profissional, tais como:
Docência nas Instituições de Ensino Fundamental, Médio e Profissional nas suas diversas modalidades, assim como no Ensino Superior;
Atuação junto à comunidade escolar na orientação de projetos de agricultura familiar e economia solidária;
Docência em escolas não profissionalizantes que ofereçam disciplinas de formação especial na área agrícola;
Atuação em Secretarias de Agricultura, Planejamento, Meio Ambiente, Assuntos Fundiários, Instituições de Pesquisas, Instituições de Assistência Técnica e Extensão Rural;
Criação, implementação e acompanhamento de projetos e Programas de desenvolvimento agrícola sustentável junto a instituições públicas, cooperativas, ONGs e outras instituições congêneres, especialmente, vinculadas a processos, ações e atividades educacionais;
Coordenação pedagógica em cursos da área agrícola ou afins;
O curso de Licenciatura em Ciências Agrárias do Instituto Federal Baiano Campus Senhor do Bonfim está a serviço da formação de professores.
A carga horária total do curso é de 3 235 (três mil duzentas e trinta e cinco) horas, estando os componentes curriculares distribuídos em oito semestres, podendo o curso ser concluído em, no mínimo, quatro anos. Os componentes curriculares de dimensão pedagógica equivalem a mais de 1/5 da carga horária total do curso.
Em cada semestre serão ofertados componentes curriculares de caráter pedagógico, de formação de professores e específicos da área de Ciências Agrárias. Convém salientar que além das disciplinas obrigatórias, são oferecidas disciplinas optativas, permitindo assim um leque maior de oportunidades para a formação profissional.
Os semestres do curso de Licenciatura em Ciências Agrárias do Campus Senhor do Bonfim estão organizados de forma a atender a legislação básica que dispõe sobre a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura e de graduação plena, a saber:
400 (quatrocentas) horas de pesquisa e práticas pedagógicas como componente curricular, vivenciadas ao longo do curso.
400 (quatrocentas) horas de estágio curricular supervisionado a partir do quinto semestre do curso.
2 235 (dois mil duzentas e trinta e cinco) horas de aulas para conteúdos curriculares de natureza científico-culturais.
200 (duzentas) horas para outras formas de atividades acadêmico-científico-culturais.
De segunda à sexta-feira das 07:30h às 11:30h, das 13:30h às 17:30h e aos sábados de 7:30h às 11:30h.
Observações:
O ingresso ao curso far-se-á via Sistema de Seleção unificada (SISU)
Coordenador: Prof° Dr. Antonio Sousa Silva
Colegiado: Relação de Professores — Portaria 42/2023
Núcleo Docente Estruturante: Portaria 8/2023
Estrada da Igara, s/n - Zona Rural, Senhor do Bonfim - Bahia, CEP: 48970-000
Contatos:
Assuntos Administrativos | Fone | (74) 9 9100-0015
Assuntos Pedagógicos | Fone | (74) 9 9100-0297
Assuntos Secretaria Escolar | Fone | (74) 9 9100-0424
Diretor: João Luis Almeida Feitosa
E-mail: gabinete@bonfim.ifbaiano.edu.br
Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br