Especialização Lato Sensu em Atividade Física Relacionada à Saúde
Última atualização: 07/07/2021 - 10:56 horas | Data de publicação: 20/11/2020 - 21:09 horas

Apresentação

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Atividade Física Relacionada à Saúde – ATFRS é promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IF BAIANO/Campus Senhor do Bonfim, com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do IF Baiano.

O curso de ATFRS surgiu da necessidade de aliar ensino, pesquisa e extensão no aperfeiçoamento e qualificação profissionais da área saúde, no que tange aos mais recentes aspectos que fundamentam as abordagens teórico-práticas que norteiam esta área de conhecimento. Desse modo, esse curso inova ao tornar-se o primeiro desta natureza a ser realizado no IF Baiano da Região do Piemonte Norte do Itapicuru, contribuindo com discussões recentes e a constante busca da formação continuada dos profissionais de saúde.

Com a premissa de poder qualificar profissionais na área da atividade física à saúde implica em contribuir com as práticas de ensino, prevenção da doença, promoção da saúde e de controle social, oportunizando a geração de conhecimentos para que esses profissionais possam lidar com eficiência de problemas complexos da sociedade atual. Portanto o curso é sustentado na formação continuada de egressos e demais profissionais da área, assim como na associação e consolidação da tríade ensino, pesquisa e extensão – objetivo de toda a instituição.

O curso tem como objetivo central qualificar e aprimorar profissionais da área de saúde para atender às demandas de mercado as áreas da educação e saúde.

Público-Alvo

O público-alvo do programa é constituído por profissionais da saúde, por licenciados, bacharéis e/ou tecnólogos em curso superior, profissionais das áreas/CAPES de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Multidisciplinar reconhecido pelo Ministério da Educação.

Forma de Ingresso

A seleção é realizada por edital emitido pelo IF Baiano. O processo seletivo ocorre, geralmente, no segundo semestre do ano em que se findam os trabalhos da turma vigente.

Número de Vagas

O curso ofertará 30 (trinta) vagas, atendendo à Portaria Normativa-MEC nº 13, de 11 de julho de 2016, Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012 e as orientações do Instituto Federal Baiano sobre ações e políticas afirmativas.

Colegiado

Portaria 44/2020 – SBF-GAB/SBF-DG/RET/IFBAIANO, de 18 de
setembro de 2020

Corpo Docente

1. Quadro docente – Turma 2020 – 2022

Disciplinas e Ementas

1. Disciplinas e ementas – 2020 – 2022

Horários dos Módulos

Quadro 1. Módulos I e II

Prof. Dr. Jadson de Oliveira Lima – Coordenador;

Prof. MSc. João Luís Almeida Feitosa;

Portaria N.º 521 de 28 de abril de 2020

Calendário-Acadêmico-2021.2

ERRATA-Calendário Acadêmico

Regimento