O curso apresenta um perfil de formação que leva os futuros docentes a utilizarem com consciência e crítica as TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), submetendo os diversos aparatos e mídias pertinentes à ação pedagógica. A questão tecnológica, dentro desse perfil profissional de formação, está diretamente atrelada ao fazer pedagógico, desenvolvido nas diversas áreas do conhecimento, contempladas no currículo escolar das diversas séries da Educação Básica, assim como em questões mais amplas que envolvam uma atitude investigativa na área da educação em seus diversos espaços. A formação profissional almejada busca atender às demandas, sobretudo das redes públicas de ensino, de uso das tecnologias da computação como instrumentos da ação pedagógica e como veículo de aprendizagem e aperfeiçoamento laboral contínuo.
Formar docentes com competências para a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação em contextos educacionais, sobretudo nos processos de ensino – aprendizagem em que o computador seja ferramenta de mediação e objeto de estudo, objetivando desenvolver um trabalho pedagógico inter e transdisciplinar em parceria com outros docentes das diferentes áreas do conhecimento, que poderão utilizar a computação no processo de aprendizado dos conteúdos das outras ciências, nos diferentes níveis e modalidade de ensino.
O curso visa formar docentes que possam atuar – articulando saberes sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação e, principalmente, sobre o computador – para prestar serviços de consultoria e construir, cooperativamente, uma cultura de uso dos aparatos tecnológicos como ferramentas educativas e pedagógicas, nos espaços institucionais e sociais de educação. O docente egresso deverá ser capaz de, utilizando os diversos recursos tecnológicos disponíveis no mundo contemporâneo, contribuir para a inclusão do computador no processo de ensino-aprendizagem, bem como desenvolver atividades e instrumentos (programas educativos, jogos, novas ferramentas de interação, etc.), que atendam tanto às questões tecnológicas quando pedagógicas em contextos educacionais formais e informais de nossa sociedade.
Professor de componentes curriculares da área de Ciências da Computação nos diferentes níveis de ensino da educação brasileira:
A carga horária do curso é de 3.005 horas, e os componentes curriculares estão distribuídos em 8 semestres, podendo o curso ser concluído em , no minimo 4 anos e no máximo, 8 anos.
De segunda à sexta-feira das 18:40h às 22:40h e aos sábados de 8:00h às 11:30h
O ingresso ao curso far-se-á via Sistema de Seleção unificada SISU
Prof. Dr. Jesse Nery Filho – Portaria 23/2023 de composição de colegiado e do Núcleo Docente Estruturante
Conheça mais o curso e tire suas dúvidas aqui, no Guia do Estudante
Manual da Coordenação de Assuntos Estudantis – 2023
Artigos e monografias dos TCCs dos alunos de LCC
Alunos egressos, respondam esse formulário de acompanhamento
Acesse o instagram do Centro Acadêmico aqui
Imagens: Maria de Fátima (imagem 01 retirada da internet).
Estrada da Igara, s/n - Zona Rural, Senhor do Bonfim - Bahia, CEP: 48970-000
Contatos:
Assuntos Gerais | Fone| (74) 9 7603-0811 Assuntos Administrativos | Fone | (74) 9 9100-0015
Assuntos Pedagógicos | Fone | (74) 9 9100-0297
Assuntos Secretaria Escolar | Fone | (74) 9 9100-0424
Processo Seletivo (WhatsApp) | Fone | (71) 9 9205-0114
Diretor: João Luis Almeida Feitosa
E-mail: gabinete@bonfim.ifbaiano.edu.br
Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br