Última atualização: 31/03/2020 - 18:25 horas | Data de publicação: 14/02/2017 - 13:52 horas

Apresentação

O curso de Especialização em Desenvolvimento Sustentável no Semiárido com Ênfase em Recursos Hídricos – DSSERH é promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus de Senhor do Bonfim, com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do IF Baiano.

Imerso no cenário do semiárido baiano, o presente curso é um investimento público colocado à disposição dos Territórios de Identidade onde o cenário da escassez de água, da gestão dos recursos hídricos, do combate à desertificação, da conservação ambiental, especialmente, do bioma caatinga, vem se tornando num dos principais temas dos estudos referentes às questões ambientais.

Tendo como pontos de partida a capacitação contextualizada e a pesquisa enquanto princípio educativo, esse curso tem como objetivo qualificar profissionais graduados, possibilitando uma inserção crítica, dialógica e prática que viabilize mudanças de hábitos, valores e atitudes acerca da temática indissociável: homem-água-semiárido, atendendo as demandas do desenvolvimento, sob bases sustentáveis. .

Esse curso tem como objetivo qualificar educadores, possibilitando a estes uma inserção crítica, dialógica e prática que viabilize mudanças de hábitos, valores e atitudes acerca da temática indissociável: homem-água-semiárido, atendendo a demandas do desenvolvimento, sob bases sustentáveis.

Público-alvo

A proposta destina-se a educadores, extensionistas, técnicos e lideranças de movimentos sociais, nas mais diversas áreas de conhecimento, desde que sejam portadores de diploma de nível superior devidamente reconhecido e registrado nos órgãos competentes. Também serão aceitos alunos devidamente matriculados e cursando o último semestre/período acadêmico com previsão de conclusão da graduação.

Como ingressar?

A seleção é realizada por edital emitido pelo IF Baiano. O processo seletivo ocorre, geralmente, no segundo semestre do ano em que se findam os trabalhos da turma vigente.

Corpo docente

1. Quadro docente (Turma 2019/2020)

Disciplinas e ementas

1. Disciplinas e ementas – 2019/2020