Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio
Última atualização: 04/03/2024 - 8:58 horas | Data de publicação: 07/11/2022 - 10:55 horas

Perfil do curso

Diante da constante transformação causada pelas TDIC e a Computação, o Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, do IF Baiano Campus Senhor do Bonfim, busca proporcionar uma formação profissional articulada aos três eixos temáticos da Computação apresentados pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC): Pensamento Computacional, Mundo Digital e Cultura Digital (SBC, 2019). A oferta do curso Técnico em Informática integrado ao ensino médio busca proporcionar ao estudante um percurso formativo, no qual ele consiga estabelecer as relações da Computação e o mundo do trabalho, articular os saberes inerentes `a formação profissional e contribuir com o desenvolvimento econômico da região.

NOME DO CURSOTÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
EIXO TECNOLÓGICOInformação em Comunicação
MODALIDADE DE OFERTAPresencial
HABILITAÇÃOTécnico em Informática
FORMA DE DESENVOLVIMENTO DO
CURSO
Integrado ao Ensino Médio
NÍVELMédio Profissionalizante
REGIME ACADÊMICOSéries anuais
LOCAL DE OFERTAIF Baiano Campus Senhor do Bonfim
TURNO DE FUNCIONAMENTODiurno (Matutino e Vespertino)
N° DE VAGASMáximo 30 vagas
PERIODICIDADE DE OFERTAAnual
CARGA HORÁRIA TOTALMínimo 3.310 horas
Máximo 3.470 horas
DURAÇÃO MÍNIMA DO CURSO3 anos

Objetivo do curso

Oportunizar a formação de Técnicos em Informática, visando suprir a demanda do mundo do trabalho por profissionais qualificados nas diversas áreas da computação, através de uma educação emancipatória e empreendedora, capazes de realizar manutenção e suporte de computadores e sistemas, instalar e gerenciar redes de computadores, desenvolver software, gerenciar bases de dados, programar dispositivos computacionais, além de proporcionar condições de prosseguimento aos estudos.

Perfil do Egresso e Atuação Profissional

De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (BRASIL, 2020) o Técnico em Informática está apto: a usufruir de possibilidades de verticalização para cursos de graduação no itinerário formativo; realizar modelagem, desenvolvimento, testes, implementação e manutenção de sistemas computacionais; executar montagem, instalação e configuração de equipamentos de informática; modelar, construir e realizar manutenção de banco de dados; executar montagem, instalação e configuração de equipamentos de informática; instalar e configurar sistemas operacionais e aplicativos em equipamentos computacionais; realizar manutenção preventiva e corretiva de equipamentos de informática; instalar e configurar dispositivos de acesso `a rede e realizar testes de conectividade; realizar atendimento ao usuário (help desk); operar, instalar, configurar e realizar manutenção em redes de computadores.

Estrutura do curso

O curso tem a duração de três (03) anos, incluindo o estágio supervisionado externo, com 160 horas. A organização curricular do curso está fundamentada na Resolução nº 06/2012 da CNE/CBE, a qual determina a organização curricular por eixos tecnológicos definidores de um projeto pedagógico que contemple as trajetórias dos itinerários formativos e estabeleça exigências profissionais que direcionem a ação educativa das instituições e dos sistemas de ensino na oferta da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, conforme a estrutura apresentada na tabela a seguir.

Componentes CurricularesCarga horária (h)
Base Comum Curricular1.800
Núcleo Diversificado Integrador200
Eixo Tecnológico1200
Estágio Supervisionado150
Total3.350
Núcleo Diversificado Eletivo160
Total3.510

Horário de funcionamento

O funcionamento do curso ocorre semanalmente nos turnos diurnos, das 7:30h às 11:30h e das 13:30h às 17:30h, durante os duzentos dias letivos, conforme calendário letivo.

Horário das Aulas Presenciais

Horário das aulas da 1ª e 2ª séries – 2024

Calendário (Minuta)

Ano 2024

Como ingressar?

Para que o(a) discente tenha acesso ao curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, exige-se a conclusão do Ensino Fundamental ou equivalente. Conforme capítulo IV da Organização Didática dos Cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, o ingresso ao curso será por meio de: processo seletivo institucional; transferência compulsória; transferência interna ou externa, atendendo ao que dispõe a legislação vigente do País e as normas internas da Instituição, conforme disposto na Organização Didática do IF Baiano; através de convênio, de intercâmbio ou de acordo cultural.

Resolução 275/2023 – Ratifica a aprovação de implantação e funcionamento, e o  Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio

Organização Didática dos Cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio do IF Baiano

Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio

Resolução de criação do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio

E-mail


integrado.informatica@bonfim.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Senhor do Bonfim

Estrada da Igara, s/n - Zona Rural, Senhor do Bonfim - Bahia, CEP: 48970-000

Contatos:

Assuntos Administrativos | Fone | (74) 9 9100-0015
Assuntos Pedagógicos | Fone | (74) 9 9100-0297
Assuntos Secretaria Escolar | Fone | (74) 9 9100-0424


Diretor: João Luis Almeida Feitosa
E-mail: gabinete@bonfim.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br