Programa Ciência Sem Fronteiras para Graduação Sanduíche inscreve até o dia 30 de abril
Atualizado em 22 de março de 2012 às 13:11 horas | Publicado em 22 de março de 2012 às 13:10 horas

Estudantes do IF Baiano podem concorrer na categoria Candidaturas Individuais.

O Programa Ciência sem Fronteiras seleciona estudantes brasileiros de cursos de graduação ligados às áreas de ciência e tecnologia que tenham interesse em bolsas de Graduação-Sanduíche no exterior para realizar estudos e estágios em instituições de países como Portugal, Espanha, Austrália, Bélgica, Canadá, Coréia do Sul e Holanda. As inscrições podem ser realizadas no período de 21 de março a 30 de abril de 2012.

A participação nessas chamadas dar-se-á mediante duas formas: Adesão das Instituições de  Ensino Superior (IES) ou Candidaturas Individuais. Para participar via Adesão, as Instituições de Ensino necessitam possuir pelo menos um curso de pós-graduação stricto senso reconhecido pela CAPES, no âmbito do Sistema Nacional de Pós-Graduação. Em decorrência desse requisito, os estudantes do IF Baiano só poderão concorrer na categoria Candidaturas Individuais.

Para participar do processo seletivo o estudante deve preencher os seguintes requisitos:

* Ser brasileiro e matriculado em curso de nível superior nas áreas e temas de interesse do Programa;

* Ter domínio da língua do país selecionado;

* Ter cumprido no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo da graduação na data prevista para a viagem de estudos;

* Ter ingressado na IES por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni) ou do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) com nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) igual ou superior a 600 pontos e/ou ter sido premiado nas categorias dos Prêmios Jovem Cientista, Iniciação Científica e Olimpíadas da Matemática e/ou de Ciências ou ainda detentor de premiações de mérito acadêmico;

* Ter tido ou estar usufruindo de bolsa de iniciação científica do CNPq (PIBIC), de Fundações de Amparo ou PIBID da CAPES ;

*Possuir desempenho acadêmico satisfatório.

Para maiores informações os interessados devem acessar o site http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/graduacao1, onde obterão as chamadas e serão disponibilizados os formulários de inscrição a partir do dia 23 de março.

A Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRODIN) disponibiliza também o e-mail internacionalizacao@ifbaiano.edu.br para tirar as dúvidas dos interessados.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Senhor do Bonfim

Estrada da Igara, s/n - Zona Rural, Senhor do Bonfim - Bahia, CEP: 48970-000

Contatos: