Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
IF Baiano será o primeiro Instituto Federal no Brasil a ter um Atlas Digital
Atualizado em 26 de junho de 2012 às 13:10 horas | Publicado em 26 de junho de 2012 às 11:55 horas

O Projeto do Atlas Digital do IF Baiano será desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa do Atlas Digital – GRUPAL e a Universidade de São Paulo – USP, através de ações desenvolvidas por Teletrabalho.

 

 

Por ASCOM/ IF Baiano

 

O Projeto do Atlas Digital – Primeira Etapa

Mapeamento multifinalitário

 

 O IF Baiano será o primeiro Instituto Federal no Brasil a ter Atlas Digital dos seus campi e das suas regiões de localização e influência. O Projeto do Atlas Digital do IF Baiano será desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa do Atlas Digital – GRUPAL e a Universidade de São Paulo – USP, através de ações desenvolvidas por Teletrabalho. A ideia que norteia o trabalho é que todos os membros da comunidade acadêmica possam colaborar com a construção do atlas – alunos, professores e funcionários.

Esse Atlas conterá todas as informações de caráter fisiográfico dos campi – geologia, geomorfologia, clima, pedologia, hidrografia, relevo, classes de declividade, vegetação, uso atual e planejado do solo, além da infraestrutura das unidades. Estas informações serão disponibilizadas em 3D, através de maquetes digitais e por meio de mapas multifinalitários, vinculado a um mapeamento geral da região de influência onde os campi estão instalados.

O Atlas servirá como instrumento para o planejamento macro da instituição, contemplando três dimensões essenciais do planejamento: a gestão da direção para com seu campus; a gestão do instituto (reitoria) para com seus campi, e numa escala nacional, o processo de gestão nacional do MEC/SETEC para com todos os Institutos Federais do Brasil, se o Projeto for estendido em nível nacional.

O Projeto do Atlas Digital servirá também para a divulgação da instituição na sociedade, através da Internet, já que o Atlas estará disponível para as consultas mais variadas com relação aos campi do IF Baiano. No Atlas estarão incluídos tanto os elementos da geografia humana, quanto os da geografia física, dos diversos territórios no estado da Bahia onde o instituto está presente.

O Projeto do Atlas Digital do IF Baiano será estabelecido em três etapas: Na primeira etapa, que começará em agosto de 2012, serão efetuados o georreferenciamento das áreas totais dos campi, conforme a Lei 10.267/2001, e todo o mapeamento geral e temático destas áreas. Este mapeamento produzirá informações sobre os perímetros e a superfícies dos imóveis, altimetria, hidrografia, tipos de solos, cobertura vegetal, e, principalmente, dados sobre toda a infraestrutura e uso atual.

Para o mapeamento completo dos campi serão utilizadas diversas geotecnologias – Posicionamento por satélites GPS/GNSS, Sensoriamento Remoto (Imagens de satélite), Modelagem Digital do Terreno e Cartografia Digital, além de Sistemas de Automação Topográfica e softwares de pós-processamento de posicionamento por satélite.

 

Mapeamento dos campi do IF Baiano para o Atlas Digital será realizado utilizando um vant

O Colégio de Dirigentes do IF Baiano – fórum que congrega o reitor, os pró-reitores e todos os diretores gerais – aprovou, numa decisão unânime e inédita, a utilização de um VANT para executar os serviços de mapeamento multifinalitário dos 14 campi do IF Baiano. Os trabalhos serão iniciados na segunda quinzena de julho e os 1.500 hectares das áreas dos campi deverão estar mapeados em 45 dias.

Um Veículo Aéreo Não Tripulado – VANT é o termo usado para descrever todo e qualquer tipo de aeronave que não necessita de pilotos embarcados para ser guiada. Este tipo de aviões é controlado a distância, por meios eletrônicos e computacionais, sob a supervisão e governo humanos, ou sem a sua interveção, por meio de Controladores Lógicos Programáveis (PLC).

O Projeto do Atlas Digital – Segunda Etapa

Zoneamento Ambiental-Ecológico

Na segunda etapa do Projeto do Atlas Digital será produzido o Mapa de Uso Planejado, contendo o Zoneamento Ambiental-Ecológico de cada campi, com a definição – à luz da legislação vigente – das Áreas de Preservação Permanente (APP’s), das áreas de Reserva Legal (RL) e das áreas degradadas que precisam ser recuperadas. Nesta etapa também serão definidas e mapeadas as Zonas de Expansão, em todas as suas categorias: espaços destinados às áreas de edificações, lazer, aulas práticas de campo, laboratórios fechados, a céu aberto e, principalmente, os espaços destinados às atividades de pesquisa de campo.

A terceira etapa consistirá na elaboração do Atlas Digital, que funcionará através de uma tecnologia denominada Sistema de Informações Geográficas (SIG). Com o auxílio de um SIG e das possibilidades geradas pelo sistema de posicionamento por satélite (GPS/GNSS), será constituído um banco de dados georreferenciados, que em conjunto com a base cartográfica digital atualizada permitirá aos professores, pesquisadores, alunos e a comunidade em geral, acessar, via internet, toda essa gama de informações sobre o IF Baiano para a elaboração dos seus trabalhos acadêmicos, projetos de pesquisa ou extensão, bem como, se inteirar das ações do Instituto na comunidade onde o campus está instalado.

Esse banco de dados pode ser atualizado a qualquer tempo e, além disso, inúmeros dados ainda não previstos poderão ser acrescentados ao sistema, de acordo com a necessidade da gestão e do planejamento. O objetivo, nesse caso, é gerar informações ágeis e confiáveis, de modo a facilitar a tomada de decisões nos três níveis de gestão e planejamento já mencionados. As três dimensões do planejamento, gestão e sustentabilidade.

Para as atividades de gestão dos campi, utilizar um SIG, enquanto ferramenta de consulta e auxílio em tempo real aumenta consideravelmente as possibilidades de acertos nos posicionamentos gerenciais e, por conseguinte, proporciona mais sustentabilidade nas ações. Da mesma maneira, a partir do conhecimento das características – físicas e humanas – de cada campi, a reitoria poderá conhecer as demandas multi-escalares de cada unidade e planejar e gerir melhor os recursos aplicados. Ato contínuo, porém em ima escala nacional, o MEC/SETEC poderá proceder no que se refere aos Institutos em todo o território do Brasil.

 

O Grupo de Pesquisa

O Grupo de Pesquisa do Atlas Digital – GRUPAL – já está cadastrado no CNPQ e dele podem participar pesquisadores, estudantes e funcionários de qualquer um dos campi do IF Baiano. Para solicitar a inscrição basta enviar um email para vandemberg.salvador@ifbaiano.edu.br ou vandembergsalvador@hotmail.com

 

Ciclo de Palestras sobre o Atlas Digital

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propes) promove desde fevereiro de 2012, o ciclo de palestras sobre o Atlas Digital em todos os campi. O Projeto do Atlas Digital do IF Baiano já foi apresentado nos Campi Senhor do Bonfim, Bom Jesus da Lapa, Guanambi, Itapetinga, Catu, Uruçuca, Valença e Governador Mangabeira. O projeto do Atlas Digital do IF Baiano já foi apresentado na SETEC/MEC, em Brasília e está sob análise, aguardando o parecer final para receber incentivos financeiros visando o treinamento dos professores engajados no projeto e a aquisição de um kit de georreferenciamento para cada campi participante.

 

Resultados esperados

“Este projeto trará ganhos importantes, tanto para toda a comunidade acadêmica – professores, discentes e funcionários – que participará do projeto e dele se utilizará cotidianamente, quanto para aqueles que precisam gerenciar as tarefas e ações cotidianas no planejamento e na gestão dos Campi do IF Baiano, em todas as suas dimensões e instâncias administrativas”, segundo o pró-reitor de pesquisa, professor Dr.Vandemberg Salvador.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Senhor do Bonfim

Estrada da Igara, s/n - Zona Rural, Senhor do Bonfim - Bahia, CEP: 48970-000

Contatos:

Assuntos Administrativos | Fone | (74) 9 9100-0015
Assuntos Pedagógicos | Fone | (74) 9 9100-0297
Assuntos Secretaria Escolar | Fone | (74) 9 9100-0424


Diretor: João Luis Almeida Feitosa
E-mail: gabinete@bonfim.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br