Senhor do Bonfim terá a 3ª estação ativa de sinal de satélite do IF Baiano
Atualizado em 21 de agosto de 2012 às 8:13 horas | Publicado em 21 de agosto de 2012 às 8:13 horas

Dando prosseguimento às atividades do Projeto do Atlas Digital e a construção da Rede Ativa de Rastreamento de Sinais de Satélites do IF Baiano, será implantada a terceira Estação Ativa de Sinal de Satélite do IF Baiano no Campus Senhor do Bonfim. Dois campi do instituto já possuem Estação Ativa de Sinal de Satélite: o primeiro a inaugurar foi o Campus Uruçuca e em seguida foi inaugurada Estação Ativa do Campus Catu. Estes três campi disponibilizam para os seus respectivos territórios cursos de Agrimensura e Agropecuária.

A Estação atenderá, principalmente, aos alunos do recém-criado curso de Agrimensura, mas será utilizada também pelos alunos do curso Técnico em Agropecuária durante as aulas práticas de topografia.

Os dados gerados pela Estação Ativa de Sinal de Satélite do IF Baiano poderão ser acessados por todos os profissionais e empresas de topografia e georreferenciamento da região, pois serão disponibilizados gratuitamente na internet.

As Estações de Referência Ativa coletam as observações dos satélites GNSS (GPS + GLONASS) continuamente por 24 horas e fornecem as coordenadas precisas. Isso possibilita a qualquer usuário, com apenas um receptor realizar o posicionamento por satélite relativo.

“A inserção dos técnicos egressos da nossa instituição no mercado das geotecnologias – principalmente no setor primário – nas áreas de Georreferenciamento de Imóveis Rurais, Planejamento Ambiental e Agricultura de Precisão é uma das nossas metas”. Com a obrigatoriedade do georreferenciamento dos imóveis rurais, um imenso campo de trabalho se abriu para tecnólogos em agrimensura, topógrafos, geomensores, cartógrafos e técnicos de nível médio em agrimensura”, segundo Vandemberg Salvador, Pró-reitor de Pesquisa e Inovação.

Propes / IF Baiano

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Senhor do Bonfim

Estrada da Igara, s/n - Zona Rural, Senhor do Bonfim - Bahia, CEP: 48970-000

Contatos: