Programa Conca: Sistema de Produção do Licuri: Sustentabilidade, sabores e prazeres da Caatinga.
Atualizado em 19 de novembro de 2012 às 23:42 horas | Publicado em 18 de setembro de 2012 às 13:18 horas

O programa pretende envolver professores e alunos bolsistas.

Professores, pesquisadores, estudiosos do Instituto Federal e convidados, discutem junto com a direção-geral  do Campus a implementação do programa Conca. Utilizando o Licuri (Syagrus coronata) como objeto de estudo, o programa é multidisciplinar e visa complementar, apoiar e realizar pesquisas sobre a espécie nativa que há muito tempo faz parte da cadeia produtiva e econômica de várias cidades no interior baiano. De forma natural, em todo o mundo, o Licuri existe apenas no norte de Minas Gerais, em Pernambuco, Bahia e Sergipe.

O programa que tem caráter de pesquisa e extensão pretende envolver professores e 12  alunos bolsistas, que poderão extrair dados a partir da realidade e interagir com toda a população, in loco, inicialmente nas cidades de Quixabeira, Serrolândia, Capim Grosso e Caldeirão Grande. Já foram deliberados, por meio do Proext/MEC, recursos para a implementação do projeto que também envolverá associações, redes de cooperativas e universidades parceiras do IF.

O programa será realizado em quatro dimensões. Na ambiental, visando dimensionar o grau de impacto antrópico sobre os licurizais; na fitotécnica, avaliando suas variedades ou acessos existentes, os insetos e doenças que acometem os licuris, na dimensão de produtos e sub-produtos, que visa  à construção e ao aperfeiçoamento  de maquinarias para a extração do fruto; e nas políticas públicas, um âmbito que tende a se comprometer com a conservação, bem como o impacto nos licurizais, agindo sobre os conselhos municipais e outros órgãos representativos.

A fim de demonstrar as capacidades produtivas do licuri, a convidada Joseneide Alves, representante da Coopes, Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina, contou a história da cooperativa e trouxe produtos feitos a partir da extração do fruto como, barras de cereal, granola, licuri salgado e caramelado, e biscoitos. “São ao todo 37 produtos já experimentados, os quais carregam bastante valor nutricional, além do artesanato e a valorização da cultura local.” Ela afirma.

O coordenador do programa, Aurélio Carvalho, explica que o projeto já conta com 125 mil reais para a sua realização e um terço deste capital será investido em alunos bolsistas para a sua imersão e estudos neste campo.  Segundo ele o importante do programa será “devolver para as comunidades, tudo o que será estudado e produzido pela academia”.

O diretor-geral do If em Senhor do Bonfim, Aécio José Passos,  afirmou seu compromisso em relação ao programa, disponibilizando a equipe de trabalho, especialmente, no campo da aquisição dos materiais. Ressaltando, a relevância para o Campus no âmbito da pesquisa e extensão. “o espaço está aberto e tende a crescer cada vez mais”. Assegura o diretor.

Maiores informações, o e-mail: programa_conca@hotmail.com já está disponível.

Ascom/ IF Baiano – Campus Senhor do Bonfim

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Senhor do Bonfim

Estrada da Igara, s/n - Zona Rural, Senhor do Bonfim - Bahia, CEP: 48970-000

Contatos: