Curso Técnico EaD em Meio Ambiente promove evento em Distrito Quilombola
Atualizado em 23 de outubro de 2012 às 8:16 horas | Publicado em 8 de outubro de 2012 às 9:13 horas

O evento tem o objetivo de despertar a conscientização ambiental.

O curso técnico em Meio Ambiente, polo Senhor do Bonfim, realizou no domingo (30), no distrito quilombola de Tijuaçu, o evento: Educação Ambiental no Semiárido , conscientizando e Educando, preservando e economizando. Levando à comunidade os conhecimentos que adquiriram em mais de um ano de curso, os alunos foram bem recebidos pela população local que se envolveu e contribuiu de forma efetiva para o andamento do projeto.

Com o intuito de despertar a conscientização ambiental naquela localidade, a programação contou com palestras ministradas pelos próprios alunos do IF e convidados, oficinas ensinando o poder da utilização dos alimentos e da natureza nas artes, além do plantio de mudas de árvores nativas e adaptadas à caatinga, o qual se tornou o momento ápice de envolvimento entre o IF e a comunidade.

Com o apoio do Cras (Centro de referência da assistência Social) em Senhor do Bonfim, do Projovem, do Peti, e da própria comunidade escolar de Tijuaçu, a criançada pôde aprender um pouco mais sobre meio ambiente e como cuidar das árvores que eles mesmos plantaram, naquele momento.  O Diretor Geral do campus, Aécio Duarte, o Coordenador Geral de Assistência ao Estudante, Thales Mendes e o Coordenador Geral de Ensino, José Aurimar Angelim, estiveram presente e ratificaram o caráter de extensão do Instituto nas comunidades.

O evento que ofereceu diversão, aprendizado e também alimentação, terminou no fim da tarde, período em que os monitores convidaram as crianças para auxiliar na limpeza do ambiente e reforçaram o convite para cuidar das suas novas amigas: as árvores. Para o organizador do evento, o professor Marcos Cajaíba “A EAD em nosso campus tem sido um diferencial que, em curto tempo, tem despertado a comunidade do IF Baiano e as do seu entorno para a urgência da formação integral do indivíduo em qualquer tempo e lugar. Realizar um sonho de plantar uma árvore, para mim, foi, como para muitos, um momento mais que simbólico: inesquecível. E, mais do que nunca, a EAD vem se configurando como propulsora de momentos em que educação e cumplicidade geram cidadania, democracia, saberes e integração.”

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Senhor do Bonfim

Estrada da Igara, s/n - Zona Rural, Senhor do Bonfim - Bahia, CEP: 48970-000

Contatos: