Professores do IF Baiano, campus Senhor do Bonfim, participam do 18º Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED.
Atualizado em 26 de outubro de 2012 às 16:24 horas | Publicado em 22 de outubro de 2012 às 8:57 horas

O evento que aconteceu dos dias 23 a 26 de setembro, na cidade de São Luís, no Maranhão, contou com a presença dos professores, Marcos Cajaíba e Gleice Pacheco, do campus Senhor do Bonfim, que representaram o IF Baiano, em meio a participantes de 16 países e de representantes de todos os estados brasileiros.

O IF Baiano foi uma das duas instituições educacionais baianas presentes, e um dos três segmentos educativos que trabalham com o público da zona rural. Desta maneira, recebeu atenção especial dos palestrantes que veem o Brasil Rural como um foco urgente de ações a serem contempladas pela EAD.

“A troca de experiências junto às demais instituições coloca o IF Baiano/EAD num patamar de diferencial atuação uma vez que, em parceria com IFPR, vem desenvolvendo atividades específicas dando um formato diferencial quando, por exemplo, propõe ações que extrapolam as tele aulas.” Explica o professor Cajaíba.

Discussões acerca de metodologias, de materiais didáticos, do papel da tutoria, dentre outras, foram constantes, porém, a falta de reflexões acerca dos cursistas, de seus perfis, de suas necessidades, foram secundarizadas, tornando o evento importante para quem pensa a EAD  e suas conjunturas em nosso país.

Representantes de órgãos legais como o MEC, FNDE, também presentes no acontecimento, ratificaram os pontos que trazem a importância do Congresso. A troca cultural e de experiências agregou ainda mais as possibilidades de conhecimentos dos professores presentes que, aguardam o Congresso do próximo ano com possibilidades de acontecer na Bahia, abrindo assim para o IF Baiano, um leque de expectativas, planejamentos, discussões e ações.

Ascom / Campus Senhor do Bonfim

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Senhor do Bonfim

Estrada da Igara, s/n - Zona Rural, Senhor do Bonfim - Bahia, CEP: 48970-000

Contatos: