Primeiro dia de Workshop é sucesso de público no Campus Senhor do Bonfim
Atualizado em 30 de outubro de 2012 às 11:57 horas | Publicado em 30 de outubro de 2012 às 11:52 horas

O II Woprkshop sobre geotecnologias e sustentabilidades superou as expectativas do IF Baiano, Campus Senhor do Bonfim. Com a presença de 500 participantes, além dos palestrantes, convidados e autoridades como o Reitor, Edson Moura, o Pró Reitor de pesquisa e inovação, Vandemberg Salvador, o diretor do Campus, José Aécio, o diretor de administração e planejamento, João Batista, e o vice- prefeito da cidade de Senhor do Bonfim, Aurélio Soares, que trouxeram palavras de incentivo à pesquisa e falaram da importância de um grande acontecimento como este para a cidade e também para o campus.

Assim que chegaram ao IF, na terça-feira (16), os inscritos foram recebidos pelos servidores e funcionários e puderam fazer, de maneira organizada, o credenciamento, recebendo gratuitamente um kit para o uso diário no Workshop. A primeira palestra ficou a cargo do arquiteto Fernando Silveira Lima, que trouxe, de São Paulo, para os presentes, a temática de Autodesk, o provedor mundial de softwares de desenhos avançados em 2D e 3D, e apresentou as soluções educacionais para o ensino técnico e tecnológico no país, seu tema pesquisa. Logo após os presentes tiveram um intervalo para o lanche, onde degustaram os alimentos produzidos no próprio instituto, como queijos e iogurtes.

A segunda palestra deste dia foi a mais esperada em todo o evento, e ficou por conta do Engenheiro Giovani Amianti, da XMOBOTS. A empresa que construiu o tão mencionado VANT (Veículo Aéreo não tripulado) que ficou exposto no Centro de Convivência do Instituto, durante todo o evento.  Giovani explicou o uso deste veículo para o mapeamento, focando no Instituto Federal Baiano, tirando dúvidas e solucionando questões sobre o aparelho recém-chegado.

“Você utiliza as mesmas técnicas da Cartografia, só que a ferramenta de captura de imagem é o VANT, e com essa ferramenta você consegue tanto reduzir o risco da operação, como também reduzir custos, aumentar a confiabilidade, conseguir operar em condições de tempo mais severas. O VANT oferece essa nova possibilidade de monitoramento e mapeamento aplicada a geotecnologia, que por sua vez captura essas informações para gerar novas informações” Explica  Amianti.

Após o almoço, oferecido gratuitamente pelo IF, os participantes voltaram ao Centro de Convivência para assistir o terceiro palestrante do dia, o professor Roberto Tadeu, que veio diretamente do INCRA, de São Paulo, apresentar as novas metodologias para georreferenciamento de Imóveis Rurais, a partir da Lei 10.267/2011, que explica que todas as especificações e mudanças ocorridas nos Imóveis, devem ser comunicadas ao órgão do governo.

A última palestra do dia aconteceu após um breve intervalo para o lanche, assim como pela manhã, e foi ministrada pelo professor doutorando, Danilo Melo, da Universidade federal da Bahia. Ele explicou os sistemas de Informação geográfica, a partir da Gestão integrada de soluções, partindo ainda mais para a área de geografia e agrimensura, o que permeou todos os acontecimentos do workshop.

Por fim, o primeiro dia do evento foi encerrado com um momento cultural, onde todos puderam confraternizar e se conhecer ao som de música e um delicioso coquetel. Para o estudante de Engenharia, Carlos Eduardo, “esta é uma experiência única e inesquecível. Uma oportunidade imensa de aprendizado e conhecimento que nunca aconteceu na região de Senhor do Bonfim, portanto deve ser abraçada por todos aqueles que querem crescer profissionalmente.” Afirma o estudante que veio de Salvador para participar do workshop e ampliar seus conhecimentos na sua área.

Ascom / Campus Senhor do Bonfim

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Senhor do Bonfim

Estrada da Igara, s/n - Zona Rural, Senhor do Bonfim - Bahia, CEP: 48970-000

Contatos: