Segundo dia de Workshop supera as expectativas e é sucesso de público.
Atualizado em 14 de novembro de 2012 às 9:46 horas | Publicado em 14 de novembro de 2012 às 9:39 horas

O último dia do workshop iniciou com grande disposição por parte dos participantes e também dos palestrantes. Foi aberto às 8:00 da manhã , com a palestrante Mariana Morais, da Universidade Federal da Bahia, que apresentou : As Ciências, suas histórias e implicações para o ensino no Brasil . Para  Mariana, o evento fez com que todos pudessem conhecer o ensino das Ciências no Brasil, o que foi um exercício de gratificação para ela, que se aproximou o  máximo possível da temática do evento e confirma: “foi um aprendizado mútuo, tanto para mim como palestrante quanto para aqueles que assistiram as palestras.”

Após o intervalo para o lanche a palavra ficou com o engenheiro Marco Guadalinni, da empresa Alezi Teodolini, do estado de São Paulo. Ele explicou aos presentes, em sua palestra “O Estado da Arte em Geotecnologias no Brasil”, a quantas anda o processo geotecnologico no país, e contou com a grande participação dos alunos e convidados  que faziam perguntas e algumas proposições, que também foram  trazidas para a próxima palestra, ministrada pelo engenheiro agrimensor Weber Neves, também da empresa Alezi Teodolini, grande parceira do IF neste evento. Neves explicou as novas oportunidades e tecnologias de trabalho com os star fire /Navcom (rastreamento), receptor de até 66 canais, uma tecnologia da empresa em que trabalha.

Logo após o almoço a palestra ainda ficou por conta do Engenheiro Weber Neves, com a temática: Sistemas de Automação Topográfica – Datageosis, ele trouxe para os alunos os novos métodos topográficos e novos recursos a serem utilizados pelo engenheiro agrimensor na criação dos seus trabalhos. Finalizando o dia de  palestras, Marcos Guandalinni, apresentou as máquinas, implementos esistemas de Posicionamento para Agricultura de Precisão. Os dois últimos palestrantes , presentearam o evento com uma demonstração de campo, na qual instruíram na prática tudo aquilo que vinham passado durante todo o workshop.

Ainda neste dia foram sorteados GPS’s para os presentes, dois dos vencedores foram : Vanessa  Moreira e Daniel dos Santos, ambos alunos do IF Baiano, do Campus de Uruçuca, e que estavam em Senhor do Bonfim afim apreender mais conhecimentos e agregar ao seu curso de Agrimensura. Este mesmo curso será aberto no Campus Senhor do Bonfim, e o Workshop sobre geotecnologias e sustentabilidade foi um ponto de partida para apresenta-lo a comunidade de toda a região.

O evento foi encerrado pelo pró –reitor de pesquisa e inovação, Vanderberg Salvador, que agradeceu a presença de todos, bem como dos palestrantes e dos convidados presentes, entre eles o vice prefeito da cidade de Petrolina, Domingos Sávio Guimarães, o vice prefeito de Senhor do Bonfim, Aurélio Soares.

Ascom/ Campus Senhor do Bonfim

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Senhor do Bonfim

Estrada da Igara, s/n - Zona Rural, Senhor do Bonfim - Bahia, CEP: 48970-000

Contatos: