III MIC/ II FECITEC
Atualizado em 30 de outubro de 2013 às 14:08 horas | Publicado em 25 de outubro de 2013 às 13:38 horas

25.10.2013 às 13:55 hs

Com um público de mais de 800 pessoas, realizou-se de 21 a 24 de outubro a terceira edição da Mostra de Iniciação Científica (MIC), e a segunda edição da Feira de Ciência e Tecnologia do município de Senhor do Bonfim e Território do Piemonte Norte do Itapicuru (FECITEC) no campus de Senhor do Bonfim.

Este ano, a MIC tem como temática “Ciência, sustentabilidade, tecnologia, saúde”, o evento é considerado um importante evento de divulgação do conhecimento científico e tecnológico produzido no IF Baiano.

A FECITEC “A ciência e a tecnologia em busca do desenvolvimento sustentável”, objetivou estimular os estudantes das escolas públicas e privadas do ensino fundamental, médio e técnico, a produção e divulgação de conhecimento científicos produzidos em sala de aula, no cotidiano de modo geral.

A MIC é promovida pelas Pró-reitorias de Pesquisa e Inovação (PROPES) e de Extensão (PROEX) do IF Baiano, e também todos os campi desta instituição.

A solenidade de abertura do evento que aconteceu na noite do dia 21, contou com a  presença de autoridades do IF Baiano, na figura do Reitor Profº Sebastião Edson Moura e representantes das Pró-reitorias, Profº Drº Vandemberg Salvador de Oliveira (Pró-reitor de Pesquisa) , Profª Rosângela Maria de Sales Mota (Pró-reitora de Ensino), Profª Mércia Ramos Xavier (Coordenadora de Programas e Projetos) bem como, autoridades locais, Profº Aécio José Passos Duarte (Diretor do IF Baiano campus Senhor do Bonfim), o Prefeito de Senhor do Bonfim em exercício Edivaldo Martins Correia, e o Coordenador Geral da III MIC/ II FECITEC Profº Juracir Santos, além das delegações dos campi do IF Baiano e os congressistas da região.

Foram proferidos pelos convidados da mesa,  discurso de agradecimento, coragem e boas vindas aos participantes. A cerimônia também foi marcada pelo ato cívico de uma plateia em coro, cantando o Hino Nacional Brasileiro, além da magnífica palestra “Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento do Estado da Bahia”, ministrada pelo Profº Drº Artur Caldas Brandão (Diretor de Inovação da FAPESB).

Nos dias 22 e 23,  ocorreram as apresentações de trabalhos da MIC e FECITEC, foram 153 trabalhos aprovados, 107 apresentações na MIC e 46 na FECITEC, com demosntrações e análises sensoriais, cerca de dez “stand’s” de exposição nas mais diversas áreas, um Laboratório Móvel  (MEC).

O evento também contou com muitas atrações culturais, apresentaram-se artistas da região como, a Cia de Dança Soul Dance, Chiquinho da Sanfona, Chora Moringueira e Serginho (Mimicáçio), além dos talentosos alunos desta instituição, foram eles: Banda FG² (alunos do Ensino Médio campus senhor do Bonfim), IF Dance (Alunos do Ensino superior do campus Senhor do Bonfim), o Grupo Teagro (Alunos do Ensino Médio e Superior do campus Guanambi), além de exposição de fotografia e artes-visuais (Alunos do Ensino Médio e Superior do campus Senhor do Bonfim e campus Valença).

O encerramento da MIC/FECITEC deu-se na última quinta-feira, com as premiações dos melhores trabalhos apresentados durante o evento, foram eles:

Para a MIC:

Considerado o trabalho com melhor apresentação oral

O Diamante Negro: Estudo sobre a Importância da Memória do Coronel Dias Coelho, no Contexto da Lei 10.639/2003
AUTORES: Pedro F. Avelino do E. Santos; Sandro Pandini Santana Júnior; Marcelo S. Oliveira.
CIDADE: Catu

1º lugar: Avaliação Ambiental Preliminar das Trilhas do Parque Municipal de Mucugê – Projeto Sempre Viva.
AUTORES: Márcia M. Ornelas; Priscila F. Viana; Sílvio de J. Cruz.
CIDADE: Valença

2º lugar: Diagnóstico da feira Livre de Guanambi – Bahia: Condições Sanitárias Ambientais no Comércio Livre.
AUTORES: Frederico L. Amorim; Tallis M. Cafieiro; Luan Victor R. Ledo; Cinara S. P. Cafieiro.
CIDADE: Guanambi

3º lugar: A Importância do Solo para a Sustentabilidade da Propriedade Rural.
AUTORES: Luciana Santos Fonseca; Jamile de Jesus Santos; Job Paulo dos Santos Filho; André Leonardo V. Souza.
CIDADE: Santa Inês

4º lugar: Perfil Socioeconômico de Apicultores da Microrregião de Senhor do Bonfim.
AUTORES: Bruno Silva; Marcos Sá; Amália Viana; Cássio Filho; Larissa Cerqueira; Poliana Hermógenes; Larissa Souza.
CIDADE: Sr. do Bonfim

5º lugar: Avaliação do Estado Nutricional e dos Hábitos Alimentares de Escolares do IF Baiano – Campus Senhor do Bonfim.
AUTORES: Fabiana França; Nátaly Cunha; Micaela Silva; Vanessa da Silva; Laissa Jesus; Laine Silva.

Para a FECITEC:
1º lugar: A Introdução de Experiências Químicas nas Séries Iniciais.
Autores: Marineide Cruz; Manuela Reis.
CIDADE: Campo Formoso

2º lugar: Extração de DNA Humano Simples.
Autores: Isadora Ribeiro Lima; Isaac da Silva; Gabriella Carvalho; Janaína Souza.
CIDADE: Sr. do Bonfim

3º lugar: Construção de Filtro Contendo Carvão: Atividade para Uso em Áreas de Cultivo de Hostaliças.
Autores: Everton Guirra; Gabriel Silva; Ítalo Silva; Nathan Oliveira; Valdirene Lima.
CIDADE: Antônio Gonçalves

4º lugar: Silo Ecotécnico para Armazenamento de Alimentos para Seca
Autores: Osmar Antônio Júnior; Eliana Cunha; Paulo Eduardo Santos; Perecles Batista; Mayara Andressa Sabedot.
CIDADE: Sr. do Bonfim

Foram quatro dias não só de palestras, minicursos, apresentação de trabalhos, e atrações culturais, foram dias de troca de conhecimentos, de socialização entre os campi do IF Baiano, e principalmente de muita alegria, e anseio para as próximas MIC’s e FECITEC’s.

Fotos: Maria de Fátima e Alaine Virgínia

Confira a galeria de fotos completa na  Fan page do evento!

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Senhor do Bonfim

Estrada da Igara, s/n - Zona Rural, Senhor do Bonfim - Bahia, CEP: 48970-000

Contatos: