Pesquisadores de projetos de extensão participam de evento internacional
Atualizado em 5 de novembro de 2013 às 11:06 horas | Publicado em 5 de novembro de 2013 às 11:06 horas

Pesquisadores de projetos de extensão participam de evento internacional em Montevideo, Uruguai.

05.11.2013 às 11:06 hs

Na noite da última segunda-feira, 4 de novembro, uma equipe composta por doze pesquisadores (entre estudantes e professoras) embarcou no Aeroporto Internacional de Salvador – Deputado Luís Eduardo Magalhães, para participar do I Congreso de Extensión, que acontecerá entre os dias 6 e 8 de novembro, na Universidad de la República, em Montevideo, Uruguai. “É uma oportunidade de socializar conhecimento com outros países, outras pessoas, outras vivências, outros pensamentos educativos”, falou Joelson de Oliveira, estudante do 5semestre do curso de licenciatura em ciências da computação do Campus Senhor do Bonfim.

Joelson que realiza sua primeira viagem internacional comentou com muita felicitação a oportunidade de estar inserido nesse primeiro grupo do PIEX (Projeto de Internacionalização da Extensão). “Foi uma surpresa, apresentei um trabalho no ano passado no Rio de Janeiro (UERJ) e o trabalho foi escolhido esse ano”, explicou. Através do Projeto “Redes Sociais e Literatura: diálogo entre o impresso e o digital”, sob orientação do professor Osvaldo Barreto, ele proporcionou aos estudantes do ensino médio o contato com livros literários e estimulou que eles socializassem informações pelo Facebook. “Tenho desejo de ser professor. Quero aprender para que eu possa ser um bom professor algum dia”, reforçou durante a conversa.

Para Alef Santos, estudante do 2ano do curso técnico em agropecuária do Campus Teixeira de Freitas, ter sido escolhido pelo Projeto “Acordes: oficinas musicais como meio de socialização e aprendizagem”, sob orientação da professora Flora Alves, foi uma surpresa. Contente e ansioso pela sua primeira viagem internacional, ele disse que a orientadora Flora o incentivou bastante, apoiando desde o início, e essa dedicação dele ao projeto trouxe resultados significativos. “Espero aprender muito com a viagem”, pontuou. Ele foi bolsista do projeto em 2012 até fevereiro deste ano, mas, como deseja continuar, na segunda etapa, disse que irá ser voluntário.

O PIEX tem por finalidade promover a participação de servidores e discentes da comunidade do Instituto Federal Baiano – IF Baiano em eventos internacionais de extensão, por meio do financiamento de passagens, diárias, bolsas, pagamentos de inscrições e outros. Iniciado há oito meses, esse projeto-piloto teve uma parceria da Proex (Pró-Reitoria de Extensão) com os campi para viabilizar a viagem dos estudantes selecionados e das coordenadoras de extensão Renata Reis (Campus Uruçuca) e Alexandra Pereira (Campus Itapetinga) ao evento.

Segundo Cristiane Brito, coordenadora do projeto de internacionalização da extensão, há um desejo de “valorizar a coordenação de extensão do campus; divulgar o IF Baiano em âmbito internacional; contribuir para trocas de experiências entre discentes e professores com grupos que trabalham com extensão em outro país; proporcionar a participação dos estudantes bolsistas do PBIEX (Programa de Bolsas de Iniciação em Extensão) em evento internacional”, reforçou ao destacar a importância da Internacionalização da Extensão no IF Baiano. “Muito feliz, muito satisfeita, é uma experiência nova, principalmente para o aluno”, comentou.

A professora de turismo e coordenadora de extensão no Campus Uruçuca, Renata Reis, explicou que, apesar de o grupo não ir apresentar formalmente um trabalho acadêmico, essa viagem irá possibilitar para o grupo uma oportunidade de trocar experiências para mostrar depois aos campi do Instituto. “Vamos ver como eles estão trabalhando e pretendemos socializar essa vivência na volta. “Uma outra ótica, outra maneira de ver se estamos no caminho certo, o que tem de diferente, o que tem de igual”, falou. No caso do Campus Uruçuca, o Projeto escolhido foi “Vitrine da Mata Atlântica” do estudante Daniel Ramos, curso técnico de agrimensura, com orientação do professor Diogo Queiroz.

Renata, que vivencia uma experiência pessoal de internacionalização (sua filha está há dois meses num intercâmbio cultural na Alemanha e, em contrapartida, uma adolescente alemã de 15 anos está em sua casa), pôde falar com propriedade o impacto que essa troca de vivências com outras culturas possibilita. “Amplia muito os horizontes para os estudantes, eles vão chegar lá e ver outros projetos, vai enriquecer e muito a bagagem cultural deles”, afirmou.

Equipe:

Servidoras – Cristiane Brito (Reitoria); Renata Reis (Uruçuca); Alexandra Pereira (Itapetinga);

Estudantes – Florisvaldo Pereira (Governador Mangabeira); Osvaldo Moreira (Santa Inês); Dhiônatan de Souza (Itapetinga); Joubert Santos (Catu); Maria Lima (Bom Jesus da Lapa); Vanderleia Rodrigues (Valença); Alef Santos (Teixeira de Freitas); Joelson de Oliveira (Senhor do Bonfim); Daniel Ramos (Uruçuca).

Ascom/Reitoria

Fotografia: Edson Machado (Prodin)

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Senhor do Bonfim

Estrada da Igara, s/n - Zona Rural, Senhor do Bonfim - Bahia, CEP: 48970-000