Campus Senhor do Bonfim comemora o Dia Nacional do Surdo, no último dia 26.
Atualizado em 28 de setembro de 2016 às 10:50 horas | Publicado em 28 de setembro de 2016 às 9:32 horas

28/09/2016 às 09:32

Eles possuem a limitação auditiva, mas não deixam de acreditar em seus objetivos. A educação é o caminho que escolheram para romper a barreira do silêncio. São jovens que através da Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS, se encontram hoje nas salas de aulas do IF BAIANO exercendo sua cidadania, construindo o seu futuro.

Inclusão, esta é a palavra-chave para um sistema educacional capaz de acolher a todos, independente de suas limitações físicas. Os surdos, por muito tempo estiveram à margem das políticas educacionais, mas desde que o Brasil optou por um sistema educacional inclusivo ao concordar com a Declaração Mundial de Educação para Todos em Salamanca, na Espanha, em 1994, as instituições de ensino passaram a assumir essa responsabilidade. Todo avanço é significativo, mas ainda há muito a fazer.

O IF BAIANO, Campus Senhor do Bonfim fez questão de celebrar o Dia Nacional do Surdo, 26 de Setembro, com todos os alunos, professores e servidores, palestra feita pelo Prof. Isaac Freitas, da UNIVASF e apresentação dos alunos não-ouvintes. Esta data marca a inauguração do INES (Instituto Nacional de Educação de Surdo) em 1857, no Rio de Janeiro, que foi a primeira escola para surdos do Brasil.

Historicamente, a luta dos surdos têm sido pela afirmação de um sistema educacional capaz de atendê-los mediante a disseminação e valorização da língua brasileira de sinais no país, a qual desde 2002 é reconhecida como a segunda língua oficial do povo brasileiro. Para a servidora Sandra Oliveira, Tradutora e Intérprete de libras do campus, o Dia Nacional dos Surdos é representativo dos anos de luta dos deficientes auditivos para o seu reconhecimento pela sociedade. “Comemorar esta data é uma forma de empoderamento para mostrar às pessoas que eles são surdos mas também têm voz dentro da sociedade”, afirma Sandra.

Confira as imagens na nossa fan page

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Senhor do Bonfim

Estrada da Igara, s/n - Zona Rural, Senhor do Bonfim - Bahia, CEP: 48970-000

Contatos: