De Santiago para Senhor do Bonfim, por estudos em sistemas magnéticos
Atualizado em 13 de janeiro de 2020 às 8:54 horas | Publicado em 30 de janeiro de 2017 às 12:03 horas

Da esq. à dir. Prof.º Gabriel Elias e Prof.º Vagson

Eles pesquisam solitons magnéticos, skyrmions, vórtices, e algo mais que traz ao olhar humano o universo nanomagnético. Ou seja, o invisível, um outro mundo feito de átomos, moléculas e partículas subatômicas.

Seria difícil explicar, tão quanto é entender, mas o Prof.º do IF Baiano-Senhor do Bonfim, Vagson Luiz de Carvalho, elucida na sua mais modéstia e paciência intelectual: “nosso trabalho basicamente é estudar como a geometria influencia o comportamento magnético em escalas nanométricas”.

Para isso, ele e o Prof.º Gabriel Elias, que veio da Universidade de Santiago do Chile visitar o Campus do IF Baiano ocupam modelos teóricos para explicar a natureza dos imãs. Essa parceria entre os dois professores existe desde 2014, quando o Prof.° Vagson realizou o seu curso de Pós-doutorado na Universidade de Santiago. Já são 5 artigos publicados em revistas internacionais.

Focados nesse importante campo da Física na atualidade, os Estudos de Sistemas Magnéticos, as pesquisas avançam na área da computação, com aplicações sobre a gravação de dados de forma magnética em discos rígidos. Há ainda, estudos que pesquisam a possibilidade do tratamento do câncer com partículas nanomagnéticas.

O Prof.º Gabriel Elias pôde vir pela primeira vez ao Brasil, visitando Senhor do Bonfim para cooperação nos estudos com o  Prof.º Vagson com o apoio financeiro do CEDENNA (Centro para o Desenvolvimento da Nanociência e Nanotecnologia) da Universidade de Santiago do Chile, assim como o Prof.º Vagson conta com o aporte financeiro advindo do Edital 04/2016 da Propes/ IF Baiano, para também ir à Santiago contribuir com os estudos do Prof.º Gabriel.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Senhor do Bonfim

Estrada da Igara, s/n - Zona Rural, Senhor do Bonfim - Bahia, CEP: 48970-000

Contatos: