III Seminário Institucional do Pibid
Atualizado em 12 de junho de 2017 às 16:51 horas | Publicado em 12 de junho de 2017 às 16:51 horas

Nos dias 08 e 09 de junho aconteceu no campus Senhor do Bonfim, o III Seminário do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com os alunos dos cursos de Licenciatura em Ciências da Computação e Ciências Agrárias. Na ocasião os alunos puderam apresentar as pesquisas científicas realizadas, sob a orientação dos docentes do campus.

Marcos Oliveira e Renata Passos, ambos alunos do Curso de Ciências Agrárias e bolsistas do Pibid, apresentaram o seu trabalho sobre redução de desperdício de alimentos, onde procuraram desenvolver uma prática educativa no Colégio Estadual de Senhor do Bonfim. Para tanto, os discentes fizeram um levantamento do que era jogado ao lixo pelo colégio na produção da merenda escolar e posteriormente, realizaram uma pesquisa de receitas culinárias que aproveitassem ao máximo o que era desperdiçado. Feito isso, os bolsistas lançaram a proposta de realizar uma oficina de aproveitamento das sobras desses alimentos que eram desperdiçados.

A ideia foi bem recebida pela instituição, sendo a  oficina realizado posteriormente na cozinha da instituição de ensino com ampla participação dos discentes, docentes e diretoria. Foram utilizados na confecção das receitas as sobras de casca de frutas, talos de verduras e legumes.

A realização da oficina permitiu aos bolsistas, identificar um problema dentro da escola e apresentarem soluções com base nos seus conhecimentos adquiridos na sua formação. A oficina também foi de fundamental importância para o desenvolvimento dos bolsistas, pois permitiu uma melhor relação dos mesmos com a comunidade escolar, propiciando a troca de experiências e conhecimentos.

O Pibid é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que tem por finalidade  fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Senhor do Bonfim

Estrada da Igara, s/n - Zona Rural, Senhor do Bonfim - Bahia, CEP: 48970-000

Contatos: