IFeira movimenta Campus Senhor do Bonfim
Atualizado em 9 de janeiro de 2020 às 17:33 horas | Publicado em 20 de fevereiro de 2019 às 19:43 horas

Centenas de pessoas visitaram os stands da “IFeira” Agropecuária promovida pelo IF Baiano – Campus Senhor do Bonfim, na manhã de 20 de fevereiro de 2019. O evento que fecha o semestre 2018 no campus, é a culminância de um conjunto de atividades práticas desenvolvidas pelos discentes dos cursos Técnicos em Agropecuária Integrado e Zootecnia, sob a orientação de professores da Instituição.

Discentes curso Tec. Zootecnia apresentando trabalhos científicos

Prof. Ms. Karina Viana e discentes curso Tec. Zootecnia apresentando trabalhos científicos

Houve palestras, exposições de animais de pequeno porte (bode, frango, codorna, coelhos, porco e porquinho da índia), apresentações de banners por discentes, manuseio de instrumentos e materiais de uso em apicultura e mostra de alimentos preparados no campus pelos estudantes e servidores.

Informações técnicas a trabalhadores da Agricultura Familiar da FETRAF

DSC_0054 (2)

DSC_0275 (2).editada

DSC_0141.editado

O público, formado por pequenos produtores da região, moradores de Senhor do Bonfim e representantes da FETRAF – Federação de Trabalhadores da Agricultura Familiar pôde conhecer técnicas de produção de doces e de derivados do leite, bem como de manejo e cultivo de plantas frutíferas e forrageiras.

DSC_0079.editado (2)

Frutas provindas do campus

DSC_0084.editado

Mudas de espécies frutíferas

O pais do discente Marcos Aurélio da Silva Araújo (3º ano Integrado) são pequenos produtores do município de Campo Formoso que vieram especialmente para a Feira.

DSC_0122.editadopaisefilho

Pais do discente Marcos Aurélio do curso Técnico em Agropecuária Integrado

Marcos Souza Araújo e Leila Kátia Silva de Araújo salientam que o filho já emprega em sua propriedade rural as técnicas aprendidas durante o curso Técnico em Agropecuária. Ambos afirmam ainda que o evento é importante para a formação do estudante.

Para a professora Ms. Karina Viana, uma das coordenadoras da Feira, a proposta é aprimorar este projeto que, a princípio, foi de cunho pedagógico e interdisciplinar, elaborado com a participação de professores e técnicos em agropecuária. Nas próximas edições, com sua vinculação à Coordenação de Extensão: “A ideia é fazer o IFeira trazendo os produtores, fazendo as parcerias, com o pessoal da FETRAF, da CAR e Prefeitura”, finaliza.

Utensílio utilizado em apicultura

Utensílio e demais acessórios utilizados em apicultura

DSC_0219.editado

Apicultura

DSC_0281.edit

Professora e discentes – Avicultura de postura

Biblioteca Itinerante

Ainda na “IFeira”, o Campus Senhor do Bonfim apresentou para a comunidade externa o projeto de extensão “Biblioteca Itinerante no Campo e na Cidade”, que já está em pleno funcionamento na sede e interior do município.

DSC_0264.editado

Livros doados para o projeto nas comunidades.

DSC_0256.editado

Equipe do projeto e estudantes

O objetivo “é levar às comunidades a informação e o incentivo à leitura, disponibilizando um acervo diversificado de títulos e serviços que contribui para o processo de formação de leitores”, explica a equipe do projeto.

Ascom – Campus Senhor do Bonfim

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Senhor do Bonfim

Estrada da Igara, s/n - Zona Rural, Senhor do Bonfim - Bahia, CEP: 48970-000

Contatos: