IF Baiano leva ciência para praças em Senhor do Bonfim
Atualizado em 9 de junho de 2019 às 0:36 horas | Publicado em 9 de junho de 2019 às 0:23 horas

.

Já pensou em se deparar com o fazer científico em plena praça pública? No imaginário popular, o cientista é aquele profissional que passa o dia inteiro no laboratório, envolvido em suas pesquisas e cercado de equipamentos e reagentes químicos. Para desmistificar essa ideia de ciência, no entanto, um projeto de extensão levou, durante o mês de maio, o laboratório do campus do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) até as praças da cidade de Senhor do Bonfim, expondo uma série de experimentos, jogos e curiosidades.

As ações do Ciência na Praça retornam em agosto.

Para o idealizador do projeto Ciência na Praça, o professor de química Juracir Silva Santos, as ações têm surpreendido a população. “As pessoas acham que o cientista está naquele mundo fechado do laboratório, desenvolvendo coisas extremamente importantes e não percebem que a ciência está ao seu redor. Esse projeto busca mostrar para a população que a ciência pode ser realizada em casa ou em outros ambientes, que não só o laboratório”. As ações contam com um repertório de 20 experimentos e têm acontecido na Praça Nova do Congresso, mas serão itinerantes e passarão por outras praças da cidade.

Segundo o professor Juracir, o objetivo do projeto, que volta a acontecer em agosto, é aproximar as pessoas da ciência e tecnologia e também do IF Baiano, que fica localizado na zona rural, há 4 quilômetros do centro. “É preciso transpor as barreiras do Instituto, sair dos laboratórios e salas de aulas e tornar o conhecimento que produzimos acessível a toda população”, afirma o professor.

Pessoas de diferentes faixas etárias são atraídas pelos experimentos e a recepção do público tem sido a melhor possível, explica Juracir. “Uma senhora da zona rural nos agradeceu pela ação e disse que nunca tinha visto um experimento químico. Na apresentação mais recente, quando já estávamos desmontando a estrutura, um pai apareceu com duas crianças nos pedindo para fazer, pelo menos, um experimento, porque eles queriam muito ver”, conta o professor, satisfeito com a interação do público.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Senhor do Bonfim

Estrada da Igara, s/n - Zona Rural, Senhor do Bonfim - Bahia, CEP: 48970-000

Contatos: