Nova instalação da Biblioteca do Campus Senhor do Bonfim é inaugurada
Atualizado em 6 de setembro de 2019 às 3:03 horas | Publicado em 4 de setembro de 2019 às 4:23 horas

Evento foi comemorado com uma grande festa cultural.

A inauguração da nova instalação da Biblioteca do Campus Senhor do Bonfim, ocorrida no último dia 19, fecha com chave de ouro o projeto de extensão “Biblioteca Itinerante no campo e na cidade”, que promoveu a inclusão social e cultural nas diversas localidades do município de Senhor do Bonfim por meio de atividades socioeducativas envolvendo a leitura e a literatura.

Com a temática “Leituras de Mundo e Poéticas do Sertão”, o evento foi comemorado com uma grande festa cultural regada com muita poesia, música, mostra de fotografias e pinturas, roda de conversa sobre a literatura, além de apresentações culturais de estudantes e servidores.

A abertura aconteceu às 10 h, no pátio da Biblioteca. Na oportunidade, a bibliotecária Maria de Fátima S. de Lima ressaltou que a mudança nas instalações é um novo ciclo. Embora localizada no mesmo complexo, houve a necessidade de transferência para uma sala maior que oferecesse mais comodidade aos usuários, com uma boa ventilação e espaço para leitura.

Como ressalta a bibliotecária: “a proposta foi oferecer um local mais aconchegante, com acervo ampliado para o discente desenvolver suas pesquisas. A biblioteca é um setor de vital importância na instituição, porque ela cuida da pesquisa e da extensão”.

A professora Enaide Maciel Beserra Dias, coordenadora de Ensino, relatou um pouco da trajetória da Biblioteca. Antes da construção do complexo novo, o espaço da biblioteca era numa sala de aula do pavilhão que hoje funciona o curso superior. Tinha um acervo pequeno, mas atendia às necessidades dos 80 alunos do curso Técnico em Agropecuária.

Depois da construção do complexo, vários eventos foram realizados, a exemplo de reuniões de pais, solenidades de formatura, festa junina. “Com muita luta, o nosso campus vem se estruturando como espaço de conhecimento, de cultura. Nós tínhamos o projeto de leitura da professora Edna Ferreira que durou muito tempo. (…) Tinham os concursos.  Os alunos que lessem mais livros eram premiados também com livros. Esta história vem ao longo do tempo se renovando”, finaliza.

Logo após, o diretor Acadêmico, prof. Geraldo Caetano de Souza Filho, ressaltou a necessidade de o estudante ocupar a biblioteca para o seu desenvolvimento intelectual. Com o uso dos celulares e outros instrumentos tecnológicos, os jovens trocaram a leitura presencial por aquela realizada em dispositivos móveis, como smartphones ou tablets. “Nada substitui todo o conhecimento que vocês podem adquirir aqui com outros colegas, compartilhando informações que só conseguimos se estivermos corpo a corpo. Todo esse espaço foi pensado, arrumado em prol de vocês alunos, servidores, de todos. Precisa ser mais visto, mais visitado”, enfatiza Geraldo Caetano.

No momento cultural, a servidora Jigriola Duarte recita um poema de sua autoria que fez especialmente para o evento. A temática é Leitura e Poéticas do Sertão.

A professora Leonice Francisca de Souza, servidora do Campus Senhor do Bonfim, também abrilhantou o evento com a entrega de dois exemplares do livro “De casa em casa”, de sua autoria. A obra, resultado de sua Dissertação de Mestrado, é rica por promover um enfoque antropológico com detalhes históricos e identitários da cultura junina, especialmente, de Senhor do Bonfim. Conforme a pesquisadora: “Os personagens principais da festa são os sanfoneiros regionais, sobretudo, os de Senhor do Bonfim, aqueles que tradicionalmente tocam com os instrumentos zabumba, triângulo e a sanfona”.

A professora Silvana Carvalho também doou dois exemplares do livro “O breve voo da borboleta”, da escritora Vânia Melo. A obra tem um perspectiva inovadora do ponto de vista político, por se tratar de literatura negra, produzida por mulheres negras.

Ainda durante a manhã, aconteceu a Roda de Conversa: “A Leitura e o mundo”, com mediação dos professores José Radamés e Silvana Carvalho.

À tarde, os estudantes participaram de um Sarau Literário sobre Poéticas do Sertão, mediado pelos professores Juracy Lima e Silvana Carvalho. As atividades culturais também se estenderam no turno noturno.

A exposição de trabalhos e fotografias do “Projeto Biblioteca Itinerante no Campo e na Cidade” ficou aberta para visitação, no período de 19 a 31 de agosto.

De dezembro de 2018 a maio de 2019, a Biblioteca Itinerante beneficiou dezenas de crianças e jovens, oportunizando o acesso ao livro, à leitura e à literatura, em encontros quinzenais nas localidades Tijuaçu, Carrapichel, Alto do Cigano e Bonfim III.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Senhor do Bonfim

Estrada da Igara, s/n - Zona Rural, Senhor do Bonfim - Bahia, CEP: 48970-000

Contatos: