IF Baiano – Campus Senhor do Bonfim celebra Dia do Surdo
Atualizado em 9 de janeiro de 2020 às 17:23 horas | Publicado em 1 de outubro de 2019 às 21:57 horas

Com a temática “A vida profissional do surdo”, o evento ocorreu no último dia 26, das 13h30 às 17h30 e das 19h às 21h30, no Salão de Eventos do Campus Senhor do Bonfim. Estiveram presentes estudantes do campus, pessoas com surdez, deficiência visual, entidades de apoio às pessoas com deficiência e profissionais de diversas áreas que atuam direta ou indiretamente na causa.

A programação envolveu apresentações artísticas, relatos de vida de profissionais surdos, palestra, oficina e exibição de filme sobre a inclusão.

À tarde, a abertura do evento foi mediada pela psicóloga do campus Senhor do Bonfim, Catarina Sakai. Em seguida, foi apresentada uma peça teatral sobre a vida profissional dos surdos, com a participação de estudantes surdos do Campus Senhor do Bonfim e egressos.

Logo após, o professor de Língua Portuguesa e Literatura, Radamés Benevides de Melo, apresentou o projeto de extensão “ensino de Português como 2ª língua para surdos”, que já está em vigência desde o mês de julho de 2019, com aulas às quintas-feiras.

Atualmente, 23 alunos surdos frequentam regularmente o curso. Os conteúdos versam sobre reflexão linguística, leitura e escrita, vocabulários, diálogo, substantivos, dentre outros.

A equipe de apoio é formada por 11 (onze) profissionais, entre eles, 02 (duas) docentes de Atendimento Educacional Especializado, professores e intérpretes de Libras. Um discente de Licenciatura em Letras com Libras pela UFRB também colaborou com sugestões sobre os assuntos mais adequados à realidade dos estudantes.

“A equipe acompanha o surdo nesse processo todo, formando um grande círculo de conversa e diálogo. Ninguém desempenha papel maior que o outro, nós desempenhamos papéis de mesma importância e pensamos sempre a aprendizagem do surdo o tempo inteiro. Então, o surdo é o centro de nosso trabalho”, ressalta o prof. Radamés Melo.

Os presentes puderam assistir também ao vídeo de um relato pessoal da professora surda Juliana Matos Macedo, da Uneb Campus IV, com tradução simultânea da intérprete de Libras, Enildes da Cruz Menezes de Freitas. Ainda à tarde, o estudante Matheus Anacleto fez um relato de sua trajetória no IF Baiano.

As atividades da tarde finalizaram com uma oficina direcionada aos surdos e Cine Debate para os demais convidados.

Na programação noturna, foi proferida a palestra “A vida profissional do surdo”. Houve mais relatos sobre a surdez e apresentação do site Mão Amiga.

Ao final, aconteceu uma comunicação oral sobre o projeto “Libras in code“, experiência exitosa dos alunos dos cursos de Ciências da Computação e Ciências Agrárias do Campus Senhor do Bonfim, sob a orientação do professor de Libras, Enos Figueiredo de Freitas.

Os discentes relataram suas experiências nas diversas etapas do projeto. Durante vários meses, reuniram material fotográfico, gravaram, editaram vídeos e produziram banners e um guia em PDF com informações sobre os espaços do campus. Esse conteúdo foi disponibilizado em códigos QR e afixados nos diversos setores. Para cada setor, há um vídeo diferente com informações das atividades desenvolvidas no local. A novidade é que o conteúdo é traduzido para a Língua Brasileira de Sinais – Libras, possibilitando, assim, a acessibilidade das pessoas com deficiências auditivas.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Senhor do Bonfim

Estrada da Igara, s/n - Zona Rural, Senhor do Bonfim - Bahia, CEP: 48970-000

Contatos: