I SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DO IF BAIANO, CAMPUS SENHOR DO BONFIM
Atualizado em 12 de novembro de 2021 às 8:24 horas | Publicado em 27 de outubro de 2020 às 12:24 horas

“OS DESAFIOS DA PESQUISA NA PÓS-GRADUAÇÃO NO CONTEXTO
DO SEMIÁRIDO”

O I Seminário de Pós-Graduação do IF Baiano, Campus Senhor do Bonfim é uma ação da coordenação de pesquisa do campus e das coordenações dos cursos de Especialização em Desenvolvimento Sustentável no Semiárido com Ênfase em Recursos Hídricos – DSSERH e em Ciência e Tecnologia de Alimentos – CTA, ambas sediadas no IF Baiano, Campus Senhor do Bonfim, como uma das medidas adotadas para garantir aos pesquisadores iniciantes, que integram os corpos discentes dos cursos, a construção de um percurso formativo de qualidade, pautado no rigor científico e no atendimento das exigências técnicas próprias à ciência. Como é um espaço de e sobre práticas acadêmicas desenvolvidas no e para o Semiárido, considerando suas mais variadas dimensões, o I Seminário de Pós-Graduação do IF Baiano, Campus Senhor do Bonfim constitui-se em lócus de grande importância para pensar-se e refletir-se sobre a pesquisa e a ciência no Semiárido e examiná-las, tanto em termos do que já se tem feito, quanto em termos de suas próprias condições de produção. Coerente com isso, o evento está aberto a todas e todos os que vivem o Semiárido, nele ou para ele, independente de sua área de formação.

O I Seminário de Pós-Graduação… acontecerá a partir do dia 27 de outubro e durante grande parte do mês de novembro, na modalidade on-line. Além de palestras e minicursos, o evento se voltará para as qualificações das pesquisas que estão em andamento no âmbito das Especializações em DSSERH e CTA, que, juntas, contam com os esforços de 29 discentes e de um grande conjunto de professores e professoras, pesquisadoras e pesquisadores empenhados na formação científica de qualidade dos(as) estudantes de pós-graduação.

Assim, o principal objetivo do evento é fomentar a pesquisa científica sobre o Semiárido Baiano, no âmbito dos cursos e do campus, por meio de palestras, mesas redondas, minicursos e sessões de qualificação e debate das pesquisas que têm sido executadas pelos discentes das turmas cujas atividades estão em andamento.

Faça sua inscrição clicando aqui

PROGRAMAÇÃO GERAL
DIA 27 DE OUTUBRO DE 2020 (TERÇA-FEIRA)
NOITE

Das 19h às 19h30min – Abertura oficial (Diretor-Geral, Diretor Acadêmico, Coordenações de Pesquisa, Extensão e Ensino, Coordenadores LICA e LCC);
Das 19h30min às 20h – Apresentação do I Seminário de Pesquisa e Pesquisadores do IF Baiano, Campus Senhor Do Bonfim (Coordenações dos cursos de Especialização do IF Baiano, Campus Senhor do Bonfim);
Das 20h às 21h30min – Mesa-Redonda de abertura: Agrobioculturalidade e convivência com o semiárido (Professores Marcio Harrison dos Santos Ferreira e Aurélio José Antunes de Carvalho);
21h30min – Encerramento e avisos.

DIA 29 DE OUTUBRO DE 2020 (QUINTA-FEIRA)
NOITE

Das 19h às 21h – Minicurso I: Plágio na escrita acadêmica (Professor José Radamés Benevides de Melo).

DIA 03 DE NOVEMBRO DE 2020 (TERÇA-FEIRA)
NOITE

Das 19h às 21h – Mesa-Redonda I: Pós-Graduação (lato sensu e stricto sensu):histórico e experiências do IF Baiano (Professores Alisson Jadavi e Delfran Batista).

DIA 04 DE NOVEMBRO DE 2020 (QUARTA-FEIRA)

Das 19h às 20h30min – Sessões de qualificação/debate das pesquisas em andamento
(DSSERH). Atividade que ocorrerá, simultaneamente, em 5 salas virtuais;

DIA 06 DE NOVEMBRO DE 2020 (SEXTA-FEIRA)
NOITE

Das 19h às 20h30min – Sessões de qualificação/debate das pesquisas em andamento (DSSERH) e dos projetos de pesquisa (Ciência e Tecnologia de Alimentos). Atividade que ocorrerá, simultaneamente, em 5 salas virtuais.

DIA 10 DE NOVEMBRO DE 2020 (TERÇA-FEIRA)
NOITE

Das 19h às 21h – Mesa-Redonda II: Inovações em embalagens para alimentos e produtos cárneos (Professores Karine Hojo e Silas Macedo)

DIA 11 DE NOVEMBRO DE 2020 (QUARTA-FEIRA)
NOITE

DIA 13 DE NOVEMBRO DE 2020 (SEXTA-FEIRA)
NOITE

Das 19h às 20h30min – Sessões de qualificação/debate das pesquisas em andamento(DSSERH) e dos projetos de pesquisa (Ciência e Tecnologia de Alimentos). Atividade que ocorrerá, simultaneamente, em 5 salas virtuais.

DIA 17 DE NOVEMBRO DE 2020 (TERÇA-FEIRA)
NOITE

Das 19h às 21h – Mesa-Redonda III: Caminhos da Pesquisa: relatos de constituição de objetos de estudo (Professoras Lilian Teixeira e Lívia Froes).

DIA 18 DE NOVEMBRO DE 2020 (QUARTA-FEIRA)
NOITE

DIA 19 DE NOVEMBRO DE 2020 (QUINTA-FEIRA)
NOITE

Das 19h às 21h – Minicurso II: Elaboração de projetos conforme os ditames dos editais das agências fomentadoras e/ou financiadoras (Professores Alisson Jadavi e Delfran Batista dos Santos).

DIA 20 DE NOVEMBRO DE 2020 (SEXTA-FEIRA)
NOITE

DIA 24 DE NOVEMBRO DE 2020 (TERÇA-FEIRA)
NOITE

Das19h às 21h – Mesa Redona IV: As especializações em Ensino de Química e Física e em Atividade Física Relacionada à Saúde do IF Baiano, Campus Senhor do Bonfim: histórico, contexto atual e perspectivas (Professores Juracir Santos e Jadson Lima);

21h – Encerramento das atividades do I Seminário de Pesquisa e Pesquisadores do IF Baiano, Campus Senhor do Bonfim.

Link da mesa-redonda de abertura do evento

Transmissão do Evento:
Acesse o canal do IF Baiano Campus Senhor do Bonfim no Youtube

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Senhor do Bonfim

Estrada da Igara, s/n - Zona Rural, Senhor do Bonfim - Bahia, CEP: 48970-000

Contatos: