Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Professores do IF Baiano, campus Senhor do Bonfim, realizam ação de extensão com Grupos de Mulheres de Empreendimentos Solidários
Atualizado em 12 de setembro de 2022 às 14:16 horas | Publicado em 12 de setembro de 2022 às 14:08 horas

No dia 30/08/2022 foi realizada a culminância da primeira parte do projeto intitulado “Gestão e Empreendedorismo Familiar Rural no Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru (TIPNI)” que visa implementar ferramentas de gestão nas associações rurais e desenvolver atitudes comportamentais empreendedoras em estudantes e em grupos de mulheres de empreendimentos solidários.

Participaram do encontro, o Professor Juracir Santos (Coordenador de Extensão), o Professor Silas Machado (Coordenador do Curso de Alimentos), a Professora Gleice Pacheco (Área de Alimentos), a Professora Lívia Froes (Ciências Sociais) e Wellington Dantas, Professor do Campus na área de Administração e Economia Rural e estudante do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Territorial (Doutorado Interdisciplinar) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). O projeto conta com o apoio voluntário dos estudantes Wilhams Andrade e Gilsivane Silva, ambos do Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias e Laianne Oliveira do Curso Técnico Subsequente de Alimentos.

A culminância proporcionou o intercâmbio com dois grupos de Mulheres. O grupo “União com a Natureza” que está localizado em Cazumba I produz bolos, sequilhos, beijus, doces e geleias para atender os consumidores locais, das feiras da agricultura familiar e da economia solidária, e os programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). E o grupo “Mulheres Empoderadas” da Comunidade do Quicé que está em formação e pretende desenvolver produtos oriundos da mandioca e demais matérias-primas nativas da região do Quicé.

Na oportunidade, o Coordenador Silas apresentou o Curso de Alimentos e o Professor Juracir falou sobre os projetos de extensão. Foi realizada uma roda de conversa em que foram abordados temas relacionados a gestão, boas práticas de produção, economia solidária, geração de trabalho e renda, empoderamento feminino, encontro para grupos de mulheres, relato de experiências dos participantes e apoio institucional por meio de projetos de extensão. Os grupos também visitaram a Agroindústria e demais instalações do Campus. Na parte da tarde foram realizadas visitas técnicas na Associação (Cozinha Comunitária) e na Agroindústria do Cazumba I, além da Casa de Farinha e Associação do Quicé. O projeto ainda realizará encontros com estudantes do campus, em novembro deste ano, para tratar do tema “Características Comportamentais Empreendedoras” durante e após a jornada acadêmica dos estudantes.

Desde a retomada das aulas do IFBaiano que é realizado o mapeamento de informações junto as comunidades do Quicé e Cazumba I e estudantes. Ao final do projeto, será ofertado um curso de formação em Gestão e Empreendedorismo Familiar Rural a partir do segundo semestre de 2023. O Curso será formatado com base na necessidade dos participantes das comunidades e dos estudantes, relato dos professores do campus e apoiadores institucionais de órgãos como o Centro de Economia Solidária (Cesol), Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf), Cactus Associação de Assistência Técnica, Centro Territorial de Educação Profissional do TIPNI (Cetep) de Jaguarari, Instituto de Desenvolvimento Social e Agrário do Semiárido (Idesa), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), dentre outras instituições do território.

PARTICIPANTES DA COMUNIDADE DO CAZUMBA I

Luciene Cardoso (Coordenadora)

Luzimeire Máximo

Lucelia Cardoso da Silva

Maria da Graça Araújo

Hozana Militao

Elizabete Pereira

Daniela Lima

Laércio Máximo (Presidente da Associação)

PARTICIPANTES DA COMUNIDADE DO QUICÉ:

Cleide Any Dias (Coordenadora)

Lucineide Dantas

Maria Elenilza Leite

Jonicelia Maria de Souza

Mayane Rodrigues

Maria Creuza Silva

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Senhor do Bonfim

Estrada da Igara, s/n - Zona Rural, Senhor do Bonfim - Bahia, CEP: 48970-000

Contatos:

Assuntos Administrativos | Fone | (74) 9 9100-0015
Assuntos Pedagógicos | Fone | (74) 9 9100-0297
Assuntos Secretaria Escolar | Fone | (74) 9 9100-0424


Diretor: João Luis Almeida Feitosa
E-mail: gabinete@bonfim.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br