Abertura dos jogos agita a noite no Campus Senhor do Bonfim
Atualizado em 27 de setembro de 2022 às 8:09 horas | Publicado em 27 de setembro de 2022 às 8:09 horas

Bem antes da solenidade, os estudantes animam com gritos e batuques os ensaios das delegações dos campi o que aumenta a ansiedade dos atletas e a expectativa dos presentes pelo início do evento.

Sob os efeitos visuais em uma grande telão, inicia a solenidade com a apresentação formal da 7a edição dos Jogos Estudantis do Instituto Federal Baiano e o destaque para a importância do esporte na formação das pessoas, as delegações entram na quadra para representarem seus campi e, na sequência, alguns estudantes anfitriões com as bandeiras do Brasil, da Bahia e dos Jogos Estudantis, o que traz ainda mais empolgação à plateia.

Entre algumas autoridades presentes, o reitor Aécio José Duarte, o diretor-geral do Campus Senhor do Bonfim João Luís Almeida Feitosa, a estudante Rayane Santos de Almeida (representando os estudantes do IF Baiano), o pró-reitor de administração e planejamento Leonardo Lapa (representando os servidores do IF Baiano), o diretor-executivo Marcelito Almeida, o presidente da comissão de organização dos jogos Ricardo Rabelo e o vice-prefeito de Senhor do Bonfim Elizeu Rios destacam, em suas falas, a importância desse momento de retomada dos jogos após o período pandêmico.

No momento das homenagens, o ex-estudante Sérgio Dias entrega uma placa ao professor aposentado Sebastião Edson Moura, pelos anos dedicados ao IF Baiano e aos Jogos Esdudantis. Em seguida, a assessora processual Thaline Teixeira Carneiro, filha do professor João Batista Alves Novaes, recebe das mãos do reitor Aécio José Duarte uma placa em homenagem ao seu pai, falecido em 2019, e que dedicou quase meio século ao instituto. Os discursos foram tocantes, assim como os vídeos, exibidos no telão, sobre as histórias de vida dos educadores físicos.

Nos encaminhamentos finais, a exibição de um videoclipe esportivo, o juramento da atleta Maria Eduarda (representando os estudantes do IF Baiano) e do árbitro Ubirajara Ornelas, o revezamento da tocha e o acendimento da pira feitos pelos estudantes Cláudio Alves e Pablo Ferreira, as apresentações culturais do grupo de capoeira do mestre Carlos Matos e da banda Napolitanos e a explosão de fogos de artifício empolgam todo o público.

Depoimentos:

“Eu cheguei aqui e já fiquei sem voz, que minha voz não é assim. Eu não imaginava que ia ser desse jeito. Se eu saísse do jeito que está, eu saía feliz. Vai ser maravilhoso.” – Romário da Silva Magalhães, estudante de agroecologia e atleta nas modalidades basquete e atletismo do Campus Alagoinhas

“Para além do esporte, nós entendemos que o evento vai trazer aprendizagem, experiências e muitas boas amizades.” – Patrícia Soares, professora de Educação Física do Campus Senhor do Bonfim

“Recepcionar o JEIF é um momento que traz muita esperança, uma sensação de reconstrução, uma sensação real de que o retorno, a presencialidade, o contato, o intercâmbio e a interação entre os estudantes vai contribuindo para que nós venhamos nos fortalecer enquanto instituição de ensino,  educadores e estudantes.” – Lilian Teixeira, diretora acadêmica do Campus Senhor do Bonfim

“Nossa expectativa é enorme. Eu digo que essa semana todos os caminhos levam a Senhor do Bonfim. Tenho certeza de que, com o trabalho de cada um (servidores e terceirizados), vamos realizar um evento grandioso que vai marcar a história do IF Baiano por um longo tempo.” – João Luís Almeida Feitosa, diretor-geral do Campus Senhor do Bonfim

“O ambiente educacional é o espelho da sociedade. Nós não poderíamos deixar esse momento de retorno e da celebração do convívio e de estarmos presentes de novo com nossos alunos, fazendo educação presencial, sem realizar nossos eventos que significam muito para toda a comunidade, então os jogos, como todas as atividades que vamos fazer ainda esse ano, são um ato de resistência e acima de tudo celebrar a possibilidade de estar vivo. Há um significado e um apelo emocional que é singular e é fantástico poder viver isso nesse momento.” – Aécio José Duarte, reitor do IF Baiano

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Senhor do Bonfim

Estrada da Igara, s/n - Zona Rural, Senhor do Bonfim - Bahia, CEP: 48970-000

Contatos: