Projeto de Extensão do Campus Senhor do Bonfim é premiado no I Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão do IF Baiano
Atualizado em 14 de dezembro de 2022 às 15:04 horas | Publicado em 14 de dezembro de 2022 às 14:23 horas

SOMANDO EXPERIÊNCIAS: QUALIFICAÇÃO E CAPACITAÇÃO AO GRUPO PRODUTIVO “MULHERES EM AÇÃO”, COMUNIDADE GAMELEIRA/JAGUARARI –BA

Integrantes: Profª. Livia Tavares Mendes Froes, Profª. Amanda Valente e as estudantes do curso Subsequente em Alimentos Erica Vanessa e Margaria Barbosa

2º lugar na categoria – Júnior

Resumo

O projeto teve como objetivo geral fortalecer o grupo produtivo ‘Mulheres em Ação’ do distrito rural Gameleira/Jaguarari, através da capacitação, na área de Alimentos, contemplando as temáticas das Boas Práticas de Fabricação (BPF), ficha técnica de preparação e rotulagem nutricional.  As ações foram executadas no período de dezembro de 2021 a outubro de 2022, na sede de produção do grupo.

QUÍMICA INCLUSIVA E CONTEXTUALIZADA: OFICINAS DE DESENHO UNIVERSAL DE APRENDIZAGEM PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO

Integrantes: Prof. Airam Oliveira Santos, Prof. Enos F. de Freitas, Profª. Tatiane da Silva Lima, Dayvid Fernando C. de Queiroz e a estudante Marcela Alves Magalhães

4º lugar na categoria – Superior

Resumo

O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) é uma metodologia de ensino que busca transformar salas de aulas em ambiente favorável à aprendizagem de todos os estudantes, tanto os diversos Públicos-alvo da Educação Especial (PAEE), quanto pessoas que não tem nenhuma deficiência podem ser beneficiadas. Com a mesma concepção da rampa de acessibilidade, onde pessoas com deficiência física ou de locomoção, e pessoas que não tem nenhuma deficiência podem utilizá-la (ZERBATO, 2018). O sucesso da inclusão está diretamente relacionado com a participação de todos os alunos no desenvolvimento das atividades em sala. E o método DUA, traz uma concepção inclusiva desde o planejamento, a abordagem do conteúdo e as adequações que deverão atender de forma universal o público discente.

O presente projeto foi desenvolvido por uma equipe interdisciplinar, envolvendo as áreas de química, libras, braile e um profissional de AEE. O trabalho foi desenvolvido através de 4 Palestras e 4 Oficinas com os seguintes temas: I – DUA e Química inclusiva; II – Deficiência Visual e o Documentos Eletrônicos Acessíveis aos Leitores de Tela; III – Estratégias Pedagógicas Visuais e Estudantes Deficiência Auditiva; IV – Transtornos, Distúrbios e Dificuldades de Aprendizagem. As oficinas foram momentos de reflexões, aprendizagem e sistematização de conhecimentos, onde a partir das trocas de experiências entre os participantes, estimulou-se aos professores buscarem estratégias a serem adotadas para alcançarem um aprendizado e uma adequação no âmbito da educação inclusiva cada vez melhor. Nas oficinas os participantes realizaram experimentos na concepção do DUA de conteúdos da química e ciências. As adequações foram feitas com materiais de baixo custo e explorando vários órgãos dos sentidos ao mesmo tempo. Possibilitando assim, executar e chegar ao resultado final das atividades utilizando apenas um ou mais tipos de experimentações, como o tato (toque e calor), olfato, visão, audição e movimento.

O projeto atingiu profissionais da educação de 4 cidades do território, proporcionando a todos os envolvidos uma troca de experiências compartilhando várias realidades diferentes. E também mostrando que é possível, através do Desenho Universal para a Aprendizagem DUA, atingir níveis satisfatórios de ensino, suplantando as dificuldades de aprendizagem, para que todos os estudantes compreendam os conteúdos abordados, sejam estes, conteúdos de química ou de outras disciplinas.

Patrícia Natália Ribeiro Soares –

1º Lugar no FESTIVAL DE ARTE E MÚSICA DO IF BAIANO (FAMIF) – Categoria Servidor – Formato: Dança. Título da apresentação: S- E-R Saúde, Experiência e Resiliência.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Senhor do Bonfim

Estrada da Igara, s/n - Zona Rural, Senhor do Bonfim - Bahia, CEP: 48970-000

Contatos: