VISITA – Sistema Integrado de Produção de Alimentos – UNIVASF
Atualizado em 20 de março de 2024 às 11:45 horas | Publicado em 20 de março de 2024 às 11:45 horas

No dia 16/03, foi realizada visita ao Sistema Integrado de Produção de Alimentos (SISTEMINHA), implantado no Espaço Plural da UNIVASF, por um grupo de Secretários de Educação, Diretores, Coordenadores, Professores e Servidores de Escolas Municipais de oito municípios dos territórios de identidade: TI 25 – Piemonte Norte do Itapicuru, TI 16 – Piemonte da Diamantina e TI 04 – Sisal, articulada pelo Profs. Drs. Domingos Malta e René Cordeiro, do IF BAIANO – Campus Senhor do Bonfim e UNIVASF, respectivamente. O Prof. Dr. Domingos Malta coordena Projetos de Extensão e Pesquisa que irão instalar o Sisteminha em Escolas Municipais implantadas no Campo, no CETEP-PNI e no próprio IF BAIANO – Campus Senhor do Bonfim. No total serão 21 unidades demonstrativas do Sisteminha a serem implantadas e integradas ao Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas municipais, nos ensinos fundamental I e II, e ao Projeto Pedagógico do Curso (PPC) dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Estas unidades demonstrativas possuem a característica de serem mais compactas, para que possam caber nos espaços disponíveis das Escolas e também nos quintais dos que decidirem implantá-las em suas residências.

A implantação dos Sisteminhas nas Escolas Municipais tem como base a integração dos conteúdos estudados no fundamental I e II com práticas do manejo e cultivo integrados ao sisteminha, buscando intra e interdisciplinariedade. Busca-se assim, integrar os pais de discentes e comunidade do entorno das escolas à entenderem as práticas do manejo e gestão escalonado da produção de alimentos e, sobretudo, estimula-los a reproduzirem em suas áreas disponíveis módulos do sisteminha. O objetivo da vista no Espaço Plural UNIVASF foi conhecer as práticas de manejo do Sistema Integrado de Produção de Alimentos – Sisteminha e seu gerenciamento, partindo do viés da Agroecologia enquanto ciência e com visão do cuidado com a saúde e a integração entre conhecimentos científicos e saberes populares. A turma teve a oportunidade de observar de forma prática como é possível o cultivo de hortaliças, frutas, alimentos e animais a partir de um sistema integrado sem uso de agrotóxico, permitindo ao pequeno agricultor a garantia de sua sobrevivência, produzindo excedente e gerando renda. Foi possível também observar como o Sisteminha permite um olhar empreendedor e possibilita o uso de tecnologias sociais a serem aplicadas nos arranjos produtivos da agricultura familiar, tornando possível o acesso às tecnologias que contribuirão para um melhor desempenho nos processos produtivos e no gerenciamento da produção, distribuição e comercialização dos itens produzidos em suas propriedades, além de possibilitar a permanência dos jovens em suas localidades de origem, junto com suas famílias, produzindo e gerando renda para comunidade, bem como a manutenção da qualidade de vida. A escolha do Espaço Plural foi feita em virtude dessa unidade implementada ser uma das mais completas na região, permitindo uma compreensão abrangente dos módulos integrados pelos visitantes.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Senhor do Bonfim

Estrada da Igara, s/n - Zona Rural, Senhor do Bonfim - Bahia, CEP: 48970-000

Contatos: