Professores do IF Baiano, Campus Senhor do Bonfim, visitam instituições que realizam projetos no contexto da agricultura familiar e dialogam sobre novo curso de graduação
Atualizado em 21 de março de 2024 às 11:41 horas | Publicado em 21 de março de 2024 às 11:41 horas

Integrantes do Grupo de Trabalho constituído em 2023 para estudar a implantação de cursos que atendam às necessidades em torno dos Arranjos Produtivos Locais do Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru (TIPNI) visitaram órgãos importantes do setor produtivo voltado para o desenvolvimento sustentável da Agricultura Familiar. O grupo de trabalho vem realizando um estudo preliminar e há o indicativo para a implantação do Curso de Bacharelado em Administração, em horário noturno.

Em cumprimento à agenda de trabalhos da comissão, as visitas ocorreram no dia 19/03/2024 e foram realizadas na Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) – Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF) -, no Centro Público Popular de Economia Solidária (Cesol), além de diálogos realizados junto ao Colegiado Territorial de Desenvolvimento Sustentável (Codeter) durante o evento de Economia Solidária realizado no Cesol.

Para Nelson Santana, coordenador local do Pró-Semiárido na região de Senhor do Bonfim (CAR/Setaf), o curso pode contribuir significativamente com as cadeias produtivas da região, sobretudo com a gestão e o planejamento no contexto das agroindústrias e projetos agropecuários. Na visão de Ronaldo Nascimento, Coordenador Territorial do CODETER, é uma oportunidade oferecer um curso que vai atender, além do Território, outros municípios que não possuem o curso, pois, na visão do gestor, um Bacharelado em Administração, com ensino de qualidade, presencial e gratuito mais próximo está situado no município de Petrolina/PE.

Em continuidade a agenda do dia,durante uma Roda de Conversa realizada no Cesol, os Professores do IF Baiano ressaltaram o compromisso do Grupo de Trabalho em busca de um curso de Administração que atenda aos anseios da região, sobretudo valorizando as potencialidades socioeconômicas do Território. Nilo Ramos evidenciou o trabalho que o Cesol está realizando na região e apresentou diversos produtos desenvolvidos pela Agricultura Familiar, e comentou que o curso pode contribuir com o desenvolvimento dos territórios em que o Cesol atua. Nesse sentido, o grupo de trabalho pretende pautar a Economia Solidária no projeto do curso de Administração, podendo, desse modo, contribuir com a discussão e melhoria das atividades produtivas no âmbito da agricultura familiar e outros espaços segmentos econômicos da região.

Reunião do Colegiado Territorial

Um avanço importante na discussão do curso foi formalizado por meio do Colegiado Territorial (Codeter). O Codeter promove fóruns de discussão e de participação social, sendo constituídos por representantes do poder público e da sociedade civil com representatividade socioeconômica dos 9 (nove) municípios do TIPNI. Dessa forma, o GT de administração vai participar da reunião colegiada, contribuindo, dessa forma, com decisões importantes para o Planejamento do Colegiado Territorial, que mediante diálogo e decisão coletiva, acontecerá no IF Baiano, Campus Senhor do Bonfim, no dia 26/03/2024 às 9h. A reunião será aberta ao público geral e a comunidade acadêmica.

O GT aproveitou a oportunidade e visitou a imprensa local para iniciar o processo de divulgação dos trabalhos da comissão. Em breve matérias e vídeos serão divulgados em blogs, WebTV´s e sites institucionais.

Sobre o Grupo de Trabalho de Administração

O Grupo constituído por uma equipe multidisciplinar, composta por professores nas áreas de Administração, Sociologia, Educação Matemática, Matemática Financeira, Engenharia de Alimentos, Tecnologia da Informação e Pedagogia. O GT foi formalizado em 2023, e dentre os estudos realizados e reuniões publicizadas via sistema institucional, a comissão já iniciou os contatos com a comunidade interna e externa para audiência pública que tem data prevista para 17/04/2024. Em breve os convites oficiais serão lançados.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Senhor do Bonfim

Estrada da Igara, s/n - Zona Rural, Senhor do Bonfim - Bahia, CEP: 48970-000

Contatos: