O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) está avançando em sua missão de promover educação de qualidade no Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru. No último dia 30 de abril de 2024, terça-feira, a comunidade foi convidada para participar de uma Audiência Pública na Câmara de Vereadores de Senhor do Bonfim. O objetivo do encontro foi discutir a viabilidade da oferta do Curso de Bacharelado em Administração pelo IF Baiano, na modalidade presencial e em horário noturno.
O Grupo de Trabalho responsável pelo estudo e implantação do curso reuniu-se para apresentar a proposta e receber contribuições da comunidade, considerando o potencial transformador e de desenvolvimento territorial que a Administração como Ciência Social Aplicada pode trazer. Os membros do GT-ADM, Professores Wellington Dantas e Guilherme Mota, fizeram a apresentação da proposta do curso, ressaltando um projeto que pensa a partir do desenvolvimento do território. A audiência foi conduzida pelos Professores Aurimar Angelim e Leonice Souza, com o apoio do GT e equipe de trabalho. A plateia ocupou praticamente todos os espaços da Câmara Municipal.
Após a apresentação dos docentes, o Prefeito Laércio Júnior, no uso da palavra, destacou que o curso chega em um momento importante para o município e cidades circunvizinhas. Ele ressaltou que teve que fazer suas graduações (uma delas na área de Gestão) fora do município, o que não será mais uma dificuldade para os jovens a partir dessa oferta. O Prefeito ainda frisou que uma boa gestão dos recursos públicos passa por um Gestor com conhecimentos de Admimistração. Damiana Duarte, Pedagoga e representante da Sociedade Civil também relatou suas dificuldades e o sonho de ter cursado Administração, o que não foi possível em virtude de a família só poder proporcionar somente para sua irmã ir para outra cidade na oportunidade. A Secretária de Desenvolvimento Econômico, Ana Claudia Matos, afirmou que o curso vai ajudar a minimizar os índices de mortalidade das empresas, sobretudo na área de comércio e serviços. O presidente da Aciasb, Nelson Pinheiro, complementou informando que a proposta vai fortalecer a indústria e a área agrícola.
A representante do Colegiado Territorial (Codeter) e Cactus, Amanda dos Santos Monteiro, destacou a necessidade de agregar valor aos arranjos produtivos do território e fomentar as cadeias produtivas, bem como as cooperativas. Fala corroborada por Nilo Ramos que ainda destacou o papel do Cesol e sua relação com uma Administração que atenda aos anseios dos empreendimentos solidários. Cleiton Lin do Pró-Semiárido destacou os processos de gestão para que os empreendimentos familiares tenham sustentabilidade. O Coordenador do SETAF/CAR destacou a importância do Curso para fortalecer os agricultores familiares nos programas PNAE e PAA.
No núcleo educacional, as representantes do NTE e a Secretária de Educação, respectivamente, Ana Paula Castro e Lourinalva Correia Coelho, corroboraram a perspectiva do crescimento do polo universitário na região. Segundo o NTE existem cerca 800 estudantes de nível médio em Administração no Território, o que vai possibilitar aos discentes a continuidade em nível superior. Ademais, representando a Reitoria e a Direção do Campus, os Professores e Professoras ressaltaram a relevância do curso para o desenvolvimento institucional do IF Baiano e para o desenvolvimento do território em que está inserido. Ainda na Educação, o estudante Matheus juntamente com o Professor José Neto do CETEP PNI do Curso Técnico em Administração discursaram sobre a importância da continuidade dos estudos em nível superior, haja vista a possibilidade de verticalização desse curso no território.
A presença e contribuição dos membros da mesa e demais participantes foram fundamentais para a discussão sobre como o Curso Bacharelado em Administração pode contribuir com o desenvolvimeno do território em cada segmento representado. Participaram ainda da mesa e destacaram em suas falas o papel do Bacharelado em Administração como um importante marco para contribuir com o território e proporcionar aos jovens e demais interesssados um Curso tão importante para uma formação de gestão, planejamento e tomada de decisões, os seguintes profissionais:
A plateia teve participação ativa no processo de discussão e contribuiram significamente para o projeto em desenvolvimento. A Audiência Pública marcou um momento significativo na trajetória de implementação do Curso de Bacharelado em Administração, apontando para um futuro de oportunidades educacionais e crescimento socioeconômico no Território. Com a colaboração de diversos setores e o engajamento da comunidade, o IF Baiano reitera seu compromisso com a formação de profissionais qualificados e o fortalecimento das regiões em que atua.
Estrada da Igara, s/n - Zona Rural, Senhor do Bonfim - Bahia, CEP: 48970-000
Contatos:
Assuntos Administrativos | Fone | (74) 9 9100-0015
Assuntos Pedagógicos | Fone | (74) 9 9100-0297
Assuntos Secretaria Escolar | Fone | (74) 9 9100-0424
Diretor: João Luis Almeida Feitosa
E-mail: gabinete@bonfim.ifbaiano.edu.br
Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br