Alunas do Campus Itaberaba tem trabalho aceito no Encontro Brasileiro de Mulheres Matemáticas (EBMM)
Atualizado em 20 de junho de 2023 às 13:53 horas | Publicado em 25 de junho de 2019 às 13:10 horas

O Instituto Federal Baiano – Campus Itaberaba parabeniza as alunas Ellen Mendes e Lylia Freitas, estudantes do curso Técnico Integrado em Agroindústria, e a docente de Matemática, Marcella Feitosa, pelo trabalho “Superando questões de gênero através da produção em Matemática via Literatura de Cordel” que será apresentado no Encontro Brasileiro de Mulheres Matemáticas (EBMM), nos dias 27 e 28 de julho de 2019, no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), na cidade do Rio de Janeiro.

Contrariando o panorama de contextos e realidades de gênero, o trabalho em Literatura de Cordel, produzido pelas estudantes do IF Baiano, na cidade de Itaberaba, se mostra um verdadeiro exemplo de superação das dificuldades estruturais e materiais que lhes circundam e mostram a força das meninas sertanejas que sabem onde querem chegar.

O trabalho desenvolvido fez parte do projeto “Sala de Versos e Rimas”, com criações individuais de Cordéis pelos estudantes abordando temáticas estudadas nas disciplinas Sociologia, Geografia, Filosofia, História, Matemática e Língua Portuguesa, orientado e organizado pelo professor Elton Magalhães, docente de Língua Portuguesa, em parceria com demais docentes de outras disciplinas.

“No nosso Instituto, e certamente em diversas outras escolas, é consenso entre professoras e professores que a disciplina de Matemática recebe o desmerecido título de ser “muito difícil”. Daí é possível imaginar o tamanho da dificuldade que pensamos que teríamos para abrigar a intrusa “Matemática” em um projeto literário, que traz suas regras e dificuldades por si só. Desafio posto, surpresa! Com criações individuais, ter meninas optando por Matemática foi bastante animador, pois parece que “pré-conceito” dessa falsa dificuldade se mostrou superado. Mais ainda, a qualidade do que produziram Ellen Mendes ao abordar “Função Afim”, e Lylia Freitas ao abordar “Teoria de Conjuntos”, foi surpreendente. É preciso exaltar a clareza com que elas escreveram e exemplificaram tanto os conceitos mais abstratos, quanto os mais práticos.
          Salientamos a importante oportunidade de participação de nossas jovens estudantes num evento de abrangência nacional, protagonizado por mulheres da Matemática e que tem como objetivos: Estimular a inclusão e permanência das mulheres na carreira científica em matemática. Sabendo que a sub-representação de mulheres na área de Ciências Exatas, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CETEM) é um fenômeno mundial preocupante para a ciência, dado que a diversidade está no cerne da pesquisa e da inovação. É importante, portanto, uma reflexão sobre a discrepância de gênero em CETEM, em particular em matemática, suas causas, desafios e possíveis iniciativas para diminuí-la”.
Marcella Feitosa dos Santos, docente de Matemática.

Para saber mais informações sobre o Encontro Brasileiro de Mulheres Matemáticas acesse o endereço eletrônico:

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Itaberaba

Rodovia BA-233, Km 04, Itaberaba – BA, CEP 46880-000, Caixa Postal 22